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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0253 - Clínica Integrada em Audiologia - Estágio Supervisionado
Integrated Audiology Clinic - Supervised Internship

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina, pautada na concepção da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), tem como objetivo geral propiciar ao aluno condições para o estabelecimento de relações entre os resultados do diagnóstico audiológico (características da deficiência auditiva), limitações de atividades e restrições de participação (handicap/incapacidade) como balizadores para a intervenção.
Para tal, ao final da disciplina os alunos estarão aptos a:
- Integrar conteúdos teórico-práticos relacionados à avaliação comportamental e eletrofisiológica da audição, frente a diferentes patologias do sistema auditivo nas diversas faixas etárias.
- Definir de protocolos relacionado ao diagnóstico audiológico, frente a diferentes sinais e sintomas auditivos a partir do princípio do cross-check.
- Analisar criticamente  os dados audiológicos e necessidades comunicativas do indivíduo para selecionar as características especiais dos AASIs (algoritmos digitais e diferentes esquemas de direcionalidade)  
- Contrastar os benefícios fornecidos ao usuário com a utilização de diferentes níveis de implementação de características especiais dos AASIs
- Avaliar as características especiais dos aparelhos de amplificação sonora individuais por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acoplador.
- Realizar e analisar os resultados do desempenho eletroacústico do AASI por meio do mapeamento de fala (speech mapping)
- Conduzir e analisar criticamente os dados de avaliações de resultados obtidos com o uso de tecnologias assistivas com vistas ao planejamento terapêutico. 
- Selecionar e avaliar sistemas auxiliares de audição e microfone remoto em indivíduos com deficiência auditiva. 
- Planejar e conduzir processo terapêutico voltado à audição e à linguagem oral de pessoas com deficiência auditiva. Possibilitar ao aluno a ampliação do seu repertório teórico e prático na área da reabilitação auditiva.
- Realizar aconselhamento informativo e de ajuste pessoal ao indivíduo com deficiência auditiva e seus familiares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52388 - Adriane Lima Mortari Moret
2501295 - Andréa Cintra Lopes
494263 - Deborah Viviane Ferrari
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob
5519498 - Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
3448798 - Natália Barreto Frederigue Lopes
1851311 - Regina Tangerino de Souza Jacob
2471560 - Wanderléia Quinhoneiro Blasca
 
Programa Resumido
Realização dos diferentes procedimentos no diagnóstico diferencial das patologias envolvendo o sistema auditivo, perdas condutivas, mistas e sensorioneurais cocleares, retrococleares e centrais.Testes de reconhecimento e percepção da fala. Programa de atendimento a pacientes candidatos ao implante coclear. Seleção, verificação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora de tecnologia avançada e outros sistemas auxiliares de audição, microfones remotos para indivíduos com deficiência auditiva. Reabilitação auditiva para indivíduos com deficiência auditiva que estejam inseridos em programas educacionais. Orientação fonoaudiológica. Estratégias de comunicação no adulto com deficiência auditiva. Atuação junto aos demais profissionais da área de saúde e da educação.Orientações sobre acessibilidade do estudante com deficiência auditiva na perspectiva da escola inclusiva. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Programa
1. Realização da bateria de avaliação audiológica convencional. 
2. Realização dos diferentes procedimentos no diagnóstico diferencial das patologias cocleares, retrococleares e centrais.
3. Seleção e verificação de microfones direcionais e sistemas digitais incluindo expansão, redução digital do ruído, supressão do feedback, estratégias de rebaixamento de frequência 
4. Seleção e avaliação de sistemas de conectividade nos aparelhos de amplificação sonora individuais. 
5. Medidas com microfone sonda: mapeamento de fala
6. Reabilitação auditiva para indivíduos com deficiência auditiva que estejam inseridos em programas educacionais;
7. Estratégias de comunicação no adulto deficiente auditivo.
8. Atuação junto aos demais profissionais das áreas da saúde e educação.
9. Tecnologia assistiva/acessibilidade acústica: 
10. Sistemas de implantes coclear: conceitos fundamentais, componentes interno e externo; critérios de indicação; procedimentos pré e pós-cirúrgicos.
11. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atendimento clínico supervisionado de indivíduos com suspeita de deficiência auditiva, assim como aqueles com deficiência auditiva confirmada. Discussão de casos clínicos. Discussão de vídeos e textos referentes às atividades práticas. As atividades práticas serão desenvolvidas na Clinica de Fonoaudiologia da FOB e nos campos de ensino relacionados à audiologia e às malformações craniofaciais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).
Critério
Avaliação de desempenho no atendimento clínico. Avaliação de desempenho na apresentação, na participação e na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos em supervisão. Avaliação escrita (provas) que privilegiem o raciocínio téorico-prático, trabalhos, exercícios ou seminários. Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Alvarenga KF, Jacob LCB. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2006 
ALMEIDA K; IORIO MCM. Próteses auditivas : fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2ª ed. São Paulo, Lovise, 2003.
Boèchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastasio ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014
Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005.
Bibliografia complementar
BENTO RF, LIMA LRP, TSUJI RK, GOMEZ MCSG, LIMA DVSP, BRITO RV. (Org.). Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. 1a.ed.Rio de Janeiro: Thieme Publicações Ltda., 2014.
DILLON H. Hearing aids. Sydney, Boomerang Press, 2001.
DUNCAN J et al. Auditory (Re)Habilitation for Adolescents with Hearing Loss: Theory and Practice. New York: Oxford University Press, 2015.
JOHNSON CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012. 
MUNHOZ, M. S. L. et al. Audiologia Clínica. São Paulo:Atheneu, 2003. Vol.2.
MUSIEK, F.E.; RINTELMANN, W.F. Perspectivas Atuais em Avaliação Auditiva., Ed Manole, 2001
SCHAUB A. Digital hearing aids. New York, Thieme, 2008.
SMALDINO JJ, FLEXER C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012.
Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014.
VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008.
VENEMA T. Compression for clinicians. New York, Thomson Delmar, 2006.
Websites:
1. American Academy of Audiology. www.audiology.org
2. American Speech-Languagem-Hearing Association. www.asha.org
3. http://www.who.int/pbd/deafness/en/
4. Academia Brasileira de Audiologia www.audiologiabrasil.org.br
5. Ministério da Saúde – Saúde Auditiva - http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848
http://www.saudeauditivabrasil.org.br
 

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