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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0254 - Clínica de Diagnóstico Fonoaudiológico nos Distúrbios Neurológicos e Genéticos - Estágio Supervisionado
Clinic of Speech-Language Pathology and Audiology Diagnosis in Neurological and Genetic Disorders - Supervised Internship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer conhecimento teórico-práticos sobre diagnóstico fonoaudiológico de pacientes com distúrbios neurológicos e genéticos; Capacitar o aluno para avaliar e diagnosticar alterações Fonoaudiológicas de origem neurológicas e genéticas; Propiciar subsídios para o atendimento de pacientes com múltiplas deficiências. Desenvolver habilidades para atendimento multidisciplinar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92810 - Dionisia Aparecida Cusin Lamonica
 
Programa Resumido
Procedimentos de avaliação fonoaudiológica. Atendimento e discussão de casos clínicos com equipe multidisciplinar. - Anamnese - Avaliação fonoaudiológica - Exames complementares - Orientação familiar. Manejo do paciente com distúrbios neurológicos e/ou genéticos.
 
 
 
Programa
Bases anatomofisiológicas das lesões cerebrais. Sinais Fenotípicos no reconhecimento das Síndromes Genéticas. Etiologia dos distúrbios da comunicação.Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico e em equipe. Atendimento e discussão de casos clínicos de indivíduos com distúrbios neurológicos e/ou genéticos ou múltiplas deficiências. Anamnese. Avaliação fonoaudiológica com foco na linguagem e comunicação. Indicação de avaliações de outros profissionais. Orientação familiar. Parecer diagnóstico. Interface com as demais áreas da reabilitação (psicologia, fisioterapia, neurologia, escola e outras) e da Fonoaudiologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atuação teórico-prática: Os alunos serão avaliados em relação as competências e habilidades técnicas na aplicação dos instrumentos de avaliação, raciocínio clínico, participação nas discussões dos casos clínicos, desempenho com o paciente e princípios éticos.
Critério
- Participação nas atividades propostas - Embasamento teórico prático - Pontualidade - Resolução de problemas - Elaboração de relatórios - Participação em equipe multidisciplinar
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: Genaro KF, LamônicaDAC, BevilacquaMC. O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. Campos do Jordão: Pulso; 2006 Lamônica DAC. Estimulação da linguagem: Aspectos teóricos e práticos. São José do Rio Preto: Editora Pulso, 2008. Lamônica DAC, Britto DD. Tratado de Linguagem: Perspectivas contemporâneas. Editora BookToy, Ribeirão Preto, 2017. Marchesan IQ, Tomé MC, Silva HJ. Tratado das especialidades em Fonoaudiologia. Editora Roca, 2014. Bibliografia Complementar: Allanson JE, Biesecker LG, Carey JC, Hennekam RC. Elements of morphology: introduction.Am J Med Genet A. 2009;149A(1):2-5 Andrade CRF, Befi-Lopes DM, Fernandes FDM, WertznerHF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono, 2004. Barty E, Caynes K, Johnston LM. Development and reliability of the Functional Communication Classification System for children with cerebral palsy.DevMedChildNeurol. 2016 Oct;58(10):1036-41. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério Da Saúde, 2016. 184 P.: Il. ISBN 978-85-334-2434-0 Coplan J. The Early language Milestone Scale. Tulsa: Modern Education Corporation, 1982. FrankenburgWK, DoodsJ, Archer P, BresnickB, MaschkaP, Edelman N et al. Denver II Training Manual. Denver: Denver DevelopmentalMaterials; 1992. Devanna P, Chen XS, Ho J, Gajewski D, Smith SD, Gialluisi A, Francks Cet al., Next-gen sequencing identifies non-coding variation disrupting miRNA-bindin sites in neurological disorders. Mol Psychiatry. 2017 [Epub ahead of print]. D'Souza H, Karmiloff-Smith A. Neurodevelopmental disorders.Wiley Interdiscip Rev Cogn Sci. 2017 Jan;8 (1-2). Knoblock, PassamanickeJ. Gesell e Amatruda diagnóstico do desenvolvimento: avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e da criança pequena, o normal e o patológico. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2000 Krägeloh-Mann I, Lidzba K, Pavlova MA, Wilke M, Staudt M. Plasticity during EarlyBrainDevelopmentIs Determined by Ontogenetic Potential.Neuropediatrics. 2017 Apr;48(2):66-71. Krishnan S, Watkins KE, Bishop DV. Neurobiological Basis ofLanguageLearning Difficulties.Trends Cogn Sci. 2016 Sep;20(9):701-14. Marrus N, Hall L. Intellectual Disability and Language Disorder.Child AdolescPsychiatrClin N Am. 2017 Jul;26(3):539-554. Martinez-Jimenez CP, Sandoval J. Epigenetic crosstalk: a molecularlanguagein human metabolic disorders.Front Biosci (Schol Ed). 2015 Jun 1;7:46-57 Menezes, ML. Avaliação do desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Maria Lúcia N. Menezes, 2004. Pereira AM. Autismo Infantil: tradução e validade da CARS (childhoodautism rating scale) para uso no Brasil. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina, 2007 São Paulo (SP). Secretaria Municipal da Saúde. Coordenação de Epidemiologia e Informação – CEInfo. Declaração de Nascido Vivo - Manual de Anomalias Congênitas. 2ª ed. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2012. 97p. Vihman MM. Learning words and learning sounds: Advances in language development.Br J Psychol. 2017 Feb;108(1):1-27. Williams, L.C.A.; Aiello, A.L.R. O Inventário Portage Operacionalizado: intervenção com famílias. São Paulo: memnon, 2001. Yenkoyan K, Grigoryan A, Fereshetyan K, Yepremyan D. Advances in understanding the pathophysiology of autism spectrumdisorders.Behav Brain Res. 2017;10;331:92-101.
 

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