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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0255 - Clínica de Linguagem Infantil - Estágio Supervisionado
Child Language Clinic - Supervised Internship

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a (a) caracterizar as alterações da linguagem e fala em seus aspectos linguísticos, comportamentais e desenvolvimentais, (b) conceituar e analisar criticamente as principais linhas teóricas de base na área da linguagem, que subsidiam a compreensão das alterações da linguagem e fala infantil – tanto de ordem primária quanto as de secundária, assim como a compreensão de formas de avaliação e intervenção; (c) abordar as definições e causas das alterações de linguagem oral infantil de ordem primária e secundária, (d) abordar os procedimentos avaliativos e interventivos das alterações da linguagem oral infantil e avaliação x intervenção), (c) analisar e interpretar dados coletados em anamnese e avaliação fonoaudiológica dos distúrbios da linguagem oral infantil, para nortear condutas interventivas (encaminhamentos, realização de diagnóstico diferencial e definição de metas terapêuticas), (d) definir metas terapêuticas para a intervenção fonoaudiológica nas alterações da linguagem oral infantil com as crianças, pais, cuidadores e escola, assim como estabelecer estratégias terapêuticas e formas de aplica-las de forma a efetivas os objetivos e metas delineados, obedecendo os rigores da ética e da biossegurança inerentes à pratica clínica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1053099 - Luciana Paula Maximino
 
Programa Resumido
Parte teórico-prática: definição e caracterização das alterações da linguagem oral infantil de ordem primária (atraso de linguagem, distúrbio especifico de linguagem, distúrbio fonológico e apraxia de fala de ordem desenvolvimental) e secundária (transtornos do espectro do autismo, alterações de processamento da linguagem e de funções executivas, síndromes, deficiências em geral que possam ocasionar alterações da linguagem oral infantil; teorias que embasam a compreensão e estudo da origem e causa das alterações da linguagem oral infantil (citadas no item anterior); caracterização e sintomatologia das alterações da linguagem oral infantil; anamnese e avaliação fonoaudiológica da linguagem oral infantil e dos aspectos psicolinguísticos a ela relacionados; intervenção fonoaudiológica individual e em grupo nos distúrbios da linguagem oral em crianças na primeira infância, idade pré-escolar e primeiros anos da idade escolar; atuação junto a pais, familiares, cuidadores e escolas de crianças com alterações da linguagem oral infantil.
Parte prática: Realização de atendimento clínico fonoaudiológico em avaliação e intervenção relacionadas às alterações da linguagem oralinfantil; participação em supervisão quanto à discussão e aplicabilidade da literatura pertinente sobre as diferentes abordagens e estratégias terapêuticas; elaboração de planejamento terapêutico; realização de atuações diretas e/ou indiretas com a família e a escola de crianças com alterações de linguagem oral. 
Desenvolver atividades extensionistas junto à população envolvida.
 
 
 
Programa
Parte teórico-prática:
- Relações entre linguagem, comportamento e desenvolvimento.
- Definição das alterações da linguagem oral infantil: (a) de ordem primária  -atraso de linguagem, distúrbio especifico de linguagem, distúrbio fonológico e apraxia de fala de ordem desenvolvimental; (b) de ordem secundária - transtornos do espectro autistico, alterações de processamento da linguagem e de funções executivas, síndromes, deficiências em geral que possam ocasionar alterações da linguagem oral infantil. 
- Teorias que embasam a compreensão e estudo da origem e causa das alterações da linguagem oral infantil de ordem primaria e secundária:organicistas, neuropsicolinguísticas, comportamentais e funcionais.
- Caracterização, sintomatologia fonoaudiológica e diagnóstico diferencial das alterações dfa linguagem oral infantil 
- Anamnese fonoaudiológica nas alterações da linguagem oral infantil
- Avaliação fonoaudiológicanas alterações da linguagem oral infantil
- Intervenção fonoaudiológicanas alterações da linguagem oral infantil: individual, em grupo e atuação com pais, familiares, cuidadores e educadores/escola.
Parte prática:
- Realizar atendimentos clínicos de avaliação e intervenção com crianças com alterações da linguagem oral (casos a serem definidos para atendimento em supervisão pelas professoras responsáveis/supervisoras).
- Elaboração e aplicação dos procedimentos de avaliação fonoaudiológicanas alterações da linguagem oral infantil, com apresentação de relatórios de anamnese e de avaliação do caso a ser selecionado pela supervisora do período (parte 1 ou 2 do estagio).
- Realizar discussão de casos clínicos, com levantamento bibliográfico necessário ao estudo dos casos clínicos, assim como  discussão das diferentes possibilidades de abordagens terapêuticas fonoaudiológicas e discussão e preparação de estratégias terapêuticas para intervenção fonoaudiológica do caso a ser atendido pelo aluno.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas. - Estudo dos textos indicados em supervisão. - Aula Expositiva Dialogada - Estudo de texto - Problematização - Estudo de caso clínico - Atendimentos clínicos supervisionados - Supervisões clinicas com discussão de casos - Discussões de casos clínicos - Provas e arguições orais e/ou escritas a critério do supervisor.
Critério
- Participação nas atividades propostas - Embasamento teórico-prático, a ser verificado a critério do supervisor, com argüições durante o atendimento ou supervisão e/ou provas orais e/ou escritas. - Pontualidade - Assiduidade - Capacidade de resolução de problemas - Elaboração de fichas, relatórios e planejamentos solicitados - Participação em supervisão - Capacidade de atuar em equipe interdisciplinar
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
LAMÔNICA DAC, BRITTO DBO. Tratado de Linguagem: Perspectivas contemporâneas. Editora BookToy, Ribeirão Preto, 2017.
AZONI CAS, DE LIRA JO,  LAMÔNICA  DAC, Britto DBO. TRATADO DE LINGUAGEM,  Editora BookToy, Ribeirão Preto, 2ª  EDICAO, 2022.
LAMPRECHT, R. et al. Aquisição Fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. São Paulo: Artmed, 2004
YAVAS, M.; HERNANDORENA, C.L.M.; LAMPRECHT, R.R.  Avaliação Fonológica da Criança: reeducação e terapia. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
 

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