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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0256 - Clínica de Linguagem e Fala em Adulto e Idoso - Estágio Supervisionado
Clinic of Language and Speech in Adult and Elderly - Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 120 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Conhecer as diferentes alterações neurológicas da linguagem oral, escrita e fala em adultos e/ou idosos. Ter subsídios teóricos para discutir sobre o processo de avaliação fonoaudiológica, o diagnóstico diferencial e eleger a abordagem terapêutica para o processo de reabilitação nas alterações de linguagem pós lesão neurológica, dentro dos éticos da prática profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1609484 - Magali de Lourdes Caldana
 
Programa Resumido
Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos; caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral; afasias e demências; apraxia e disartria; distúrbios neurológicos associados às síndromes afásicas e ao traumatismo cranioencefálico; abordagens terapêuticas, aconselhamento familiar. Atendimento e discussão de casos clínicos. Anamnese semi dirigida. Avaliação fonoaudiológica. Indicação de avaliações de outros profissionais. Terapia fonoaudiológica intensiva. Orientação. Parecer diagnóstico.
 
 
 
Programa
Teórico - Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos - Caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral - Classificação das afasias - Distúrbios neurológicos associados às síndormes afásicas - Distúrbios da linguagem associado ao traumatismo cranioencefálico - Distúrbios da linguagem nas demências - Apraxia - Disartria - Abordagens terapêuticas e aplicabilidade clínica.Discussão de casos clínicos - Aconselhamento familiar nos distúrbios da linguagem em adultos pós lesão cerebral e processo demencial. 
Quanto a atuação do aluno: a) Realizar diagnóstico dos distúrbios da comunicação oral e escrita: - Anamnese - avaliação fonoaudiológica - exames complementares ( encaminhamentos/ acompanhamentos) - realizar os procedimentos terapêuticos - discutir abordagens terapêutica - aconselhamento familiar - discussão de casos 
Quanto as habilidades do aluno em supervisão - realizar a discussão do caso atendido, quanto ao diagnósticos e abordagens terapêuticas; - discussão do planejamento terapêutico; - discussão e preparação de estratégias terapêuticas; - realizar o processo de terapia fonoaudiólogica; - discussões interdisciplinares dos casos- psicologia, neurologia e fonoaudiologia.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- discussão de casos clínicos - supervisão de atendimento clínico individual - provas teóricas
Critério
- participação nas atividades propostas - embasamento teórico prático - pontualidade - resolução de problemas - elaboração de planos diários e relatórios - participação em equipe multidisciplinar - avaliação de trabalhos
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
JAKUBOVICZ R, CUPELLO R. Introdução à afasia: Diagnóstico e terapia. 7. Ed. Revinter: Rio de Janeiro, 2005. 264p
MAC-KAY APMG, ASSENCIO-FERREIRA VJ, FERRI-FERREIRA TMS. Afasias e demências: Avaliação e tratamento fonoaudiológico. São Paulo: Santos, 2003. 102p.
ORTIZ KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Barueri: Manole; 2010. 484p.
Bibliografia complementar
BARROS JEF. Acidente Vascular Cerebral. In: NITRINI R; BACHESCHI LA. A neurologia que todo médico deve saber 2ª Ed. São Paulo: Atheneu; 2005. P. 133-147.
IZQUIERDO, I. Memória.Porto Alegre: Artmed, 2002. 95p.
JAKUBOVICZ R, BARROS, CM. Exercícios práticos para habilitação e reabilitação da linguagem. Revinter: Rio de Janeiro, 1999. 140p.
JUNQUÉ C, BRUNA O, MATARÓ M. Traumatismos crioencefálicos: Uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. Santos: São Paulo, 2001. 111p.
MORATO EM. A semiologia das afasias: perspectivas linguísticas. São Paulo: Cortez, 2010. 280p.
ORTIZ KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: fala e deglutição. Barueri: Manole; 2010. 387p.
PEÑA-CASANOVA J, PEREZ PAMIES M. Reabilitação das afasias e transtornos associados. Barueri: Manole, 2005. 283p.
RUSSO, I. P. Intervenção fonoaudiológica na terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 136p.
 

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