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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0256 - Clínica de Linguagem e Fala em Adulto e Idoso - Estágio Supervisionado
Clinic of Language and Speech in Adult and Elderly - Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 120 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecer as diferentes alterações neurológicas da linguagem oral, escrita e fala em adultos e/ou idosos. Ter subsídios teóricos para discutir sobre o processo de avaliação fonoaudiológica, o diagnóstico diferencial e eleger a abordagem terapêutica para o processo de reabilitação nas alterações de linguagem pós lesão neurológica, dentro dos éticos da prática profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1609484 - Magali de Lourdes Caldana
 
Programa Resumido
Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos; caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral; afasias e demências; apraxia e disartria; distúrbios neurológicos associados às síndromes afásicas e ao traumatismo cranioencefálico; abordagens terapêuticas, aconselhamento familiar. Atendimento e discussão de casos clínicos. Anamnese semi dirigida. Avaliação fonoaudiológica. Indicação de avaliações de outros profissionais. Terapia fonoaudiológica intensiva. Orientação. Parecer diagnóstico.
 
 
 
Programa
Teórico - Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos - Caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral - Classificação das afasias - Distúrbios neurológicos associados às síndormes afásicas - Distúrbios da linguagem associado ao traumatismo cranioencefálico - Distúrbios da linguagem nas demências - Apraxia - Disartria - Abordagens terapêuticas e aplicabilidade clínica.Discussão de casos clínicos - Aconselhamento familiar nos distúrbios da linguagem em adultos pós lesão cerebral e processo demencial. 
Quanto a atuação do aluno: a) Realizar diagnóstico dos distúrbios da comunicação oral e escrita: - Anamnese - avaliação fonoaudiológica - exames complementares ( encaminhamentos/ acompanhamentos) - realizar os procedimentos terapêuticos - discutir abordagens terapêutica - aconselhamento familiar - discussão de casos 
Quanto as habilidades do aluno em supervisão - realizar a discussão do caso atendido, quanto ao diagnósticos e abordagens terapêuticas; - discussão do planejamento terapêutico; - discussão e preparação de estratégias terapêuticas; - realizar o processo de terapia fonoaudiólogica; - discussões interdisciplinares dos casos- psicologia, neurologia e fonoaudiologia.
Desenvolver atividades extensionistas junto à população envolvida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- discussão de casos clínicos - supervisão de atendimento clínico individual - provas teóricas
Critério
- participação nas atividades propostas - embasamento teórico prático - pontualidade - resolução de problemas - elaboração de planos diários e relatórios - participação em equipe multidisciplinar - avaliação de trabalhos
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
JAKUBOVICZ R, CUPELLO R. Introdução à afasia: Diagnóstico e terapia. 7. Ed. Revinter: Rio de Janeiro, 2005. 264p
MAC-KAY APMG, ASSENCIO-FERREIRA VJ, FERRI-FERREIRA TMS. Afasias e demências: Avaliação e tratamento fonoaudiológico. São Paulo: Santos, 2003. 102p.
ORTIZ KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Barueri: Manole; 2010. 484p.
Bibliografia complementar
BARROS JEF. Acidente Vascular Cerebral. In: NITRINI R; BACHESCHI LA. A neurologia que todo médico deve saber 2ª Ed. São Paulo: Atheneu; 2005. P. 133-147.
IZQUIERDO, I. Memória.Porto Alegre: Artmed, 2002. 95p.
JAKUBOVICZ R, BARROS, CM. Exercícios práticos para habilitação e reabilitação da linguagem. Revinter: Rio de Janeiro, 1999. 140p.
JUNQUÉ C, BRUNA O, MATARÓ M. Traumatismos crioencefálicos: Uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. Santos: São Paulo, 2001. 111p.
MORATO EM. A semiologia das afasias: perspectivas linguísticas. São Paulo: Cortez, 2010. 280p.
ORTIZ KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: fala e deglutição. Barueri: Manole; 2010. 387p.
PEÑA-CASANOVA J, PEREZ PAMIES M. Reabilitação das afasias e transtornos associados. Barueri: Manole, 2005. 283p.
RUSSO, I. P. Intervenção fonoaudiológica na terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 136p.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Adultos e/ou idosos que apresentação alteração de linguagem oral e escrita pós alteração neurológica adquirida e doenças neurológicas neurodegenerativas.
Objetivos da atividade
Fornecer intervenção fonoaudiológica intensiva individual e em grupo para pessoas com diferentes alterações de linguagem oral e escrita com dano cerebral adquirido, assim como, orientações às famílias e/ou cuidador.
Descrição da atividade
São oferecidos atendimentos a recuperação da comunicação oral e escrita ou adaptação de comunicação suplementar e/ou alternativa. As sessões terapêuticas ocorrem individualmente, na forma intensiva na Casa da Afasia da Faculdade de Odontologia de Bauru.
Indicadores de avaliação da atividade
As atividades são avaliadas em relação ao desenvolvimento das habilidades de comunicação alcançadas pelos pacientes durante os atendimentos, levando-se em conta o diagnóstico neurológico, envolvimento da família e/ou cuidador no processo terapêutico.

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