Conhecer as diferentes alterações neurológicas da linguagem oral, escrita e fala em adultos e/ou idosos. Ter subsídios teóricos para discutir sobre o processo de avaliação fonoaudiológica, o diagnóstico diferencial e eleger a abordagem terapêutica para o processo de reabilitação nas alterações de linguagem pós lesão neurológica, dentro dos éticos da prática profissional.
Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos; caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral; afasias e demências; apraxia e disartria; distúrbios neurológicos associados às síndromes afásicas e ao traumatismo cranioencefálico; abordagens terapêuticas, aconselhamento familiar. Atendimento e discussão de casos clínicos. Anamnese semi dirigida. Avaliação fonoaudiológica. Indicação de avaliações de outros profissionais. Terapia fonoaudiológica intensiva. Orientação. Parecer diagnóstico.
Teórico - Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos - Caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral - Classificação das afasias - Distúrbios neurológicos associados às síndormes afásicas - Distúrbios da linguagem associado ao traumatismo cranioencefálico - Distúrbios da linguagem nas demências - Apraxia - Disartria - Abordagens terapêuticas e aplicabilidade clínica.Discussão de casos clínicos - Aconselhamento familiar nos distúrbios da linguagem em adultos pós lesão cerebral e processo demencial. Quanto a atuação do aluno: a) Realizar diagnóstico dos distúrbios da comunicação oral e escrita: - Anamnese - avaliação fonoaudiológica - exames complementares ( encaminhamentos/ acompanhamentos) - realizar os procedimentos terapêuticos - discutir abordagens terapêutica - aconselhamento familiar - discussão de casos Quanto as habilidades do aluno em supervisão - realizar a discussão do caso atendido, quanto ao diagnósticos e abordagens terapêuticas; - discussão do planejamento terapêutico; - discussão e preparação de estratégias terapêuticas; - realizar o processo de terapia fonoaudiólogica; - discussões interdisciplinares dos casos- psicologia, neurologia e fonoaudiologia. Desenvolver atividades extensionistas junto à população envolvida.
Bibliografia Básica JAKUBOVICZ R, CUPELLO R. Introdução à afasia: Diagnóstico e terapia. 7. Ed. Revinter: Rio de Janeiro, 2005. 264p MAC-KAY APMG, ASSENCIO-FERREIRA VJ, FERRI-FERREIRA TMS. Afasias e demências: Avaliação e tratamento fonoaudiológico. São Paulo: Santos, 2003. 102p. ORTIZ KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Barueri: Manole; 2010. 484p. Bibliografia complementar BARROS JEF. Acidente Vascular Cerebral. In: NITRINI R; BACHESCHI LA. A neurologia que todo médico deve saber 2ª Ed. São Paulo: Atheneu; 2005. P. 133-147. IZQUIERDO, I. Memória.Porto Alegre: Artmed, 2002. 95p. JAKUBOVICZ R, BARROS, CM. Exercícios práticos para habilitação e reabilitação da linguagem. Revinter: Rio de Janeiro, 1999. 140p. JUNQUÉ C, BRUNA O, MATARÓ M. Traumatismos crioencefálicos: Uma abordagem da neuropsicologia e fonoaudiologia. Santos: São Paulo, 2001. 111p. MORATO EM. A semiologia das afasias: perspectivas linguísticas. São Paulo: Cortez, 2010. 280p. ORTIZ KZ. Distúrbios neurológicos adquiridos: fala e deglutição. Barueri: Manole; 2010. 387p. PEÑA-CASANOVA J, PEREZ PAMIES M. Reabilitação das afasias e transtornos associados. Barueri: Manole, 2005. 283p. RUSSO, I. P. Intervenção fonoaudiológica na terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 136p.