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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0263 - Fundamentos em Língua Brasileira de Sinais
Fundamentals of Brazilian Sign Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao aluno os fundamentos básicos sobre Libras e desenvolver habilidades de comunicação em LIBRAS.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501681 - Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
 
Programa Resumido
Políticas públicas de inclusão da pessoa surda. Conceito da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Comunicação em LIBRAS.
 
 
 
Programa
1. Políticas Públicas de inclusão da pessoa surda
1.1 - A educação de surdos;
1.2 - A legislação brasileira;
2. A gramática da Libras. 
2.1 - Noções lingüísticas 
2.2 - Parâmetros; 
2.3 - Classificadores; 
2.4 - Intensificadores no discurso. 
3. Comunicação em Libras. 
3.1 - Contextualização; 
3.2 - Interpretação; 
3.3 - Técnicas de tradução da Libras/Português e Português/Libras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada. Leitura e Análise de Textos. Atividades Práticas.
Critério
- Freqüência mínima de 70%. - A avaliação de aprendizagem será auferida através de uma prova escrita com conteúdos específicos, com valor 10,0. Será considerado aprovado na disciplina o aluno que obtiver média mínima 5,0.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
1. ALMEIDA, Elizabeth G. C. de. Leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. 
2. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão. Brasília, DF: MEC; SEEP, 2005. 
3. CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2001. 1 e 2 v. 
4. QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B (col.). Língua de sinais brasileira, estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Bibliografia Complementar
1. FERNANDES, Eulália. Problemas lingüísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990. 
2. FERNANDES, Eulália. Surdez e bilingüismo. Porto Alegre: Mediação, 2004. 
3. GOES, M. C. Rafael de. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1996. 
4. GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem cognição, numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997. 
5. LACERDA, C. B. F. de; GOES, M.C.R. (orgs.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000. 
6. MOURA, Maria Cecília. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. 
7. QUADROS, R. M. de. Secretaria de Educação Especial. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, DF: MEC; 2004. 
 

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