Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0265 - Clínica de Voz - Estágio Supervisionado
Voice Clinic –- Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 120 h )
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade de realizar atendimento fonoaudiológico junto a pacientes que apresentam alterações da voz, associando o conteúdo teórico aos procedimentos de diagnóstico, avaliação e reabilitação, propiciando o desenvolvimento do raciocínio clínico-terapêutico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501656 - Alcione Ghedini Brasolotto
3383070 - Kelly Cristina Alves Silverio
 
Programa Resumido
Atendimento fonoaudiológico a pacientes com queixa vocal: avaliação clínica e instrumental da voz, devolutiva aos pais e/ou paciente diante dos dados obtidos, planejamento terapêutico, terapia fonoaudiológica, abordagem multiprofissional, sob o ponto de vista teórico e prático, com outros profissionais envolvidos no processo de diagnóstico e tratamento, orientação de pais e/ou responsáveis.
Desenvolver atividades extensionistas junto à população envolvida.
 
 
 
Programa
Atendimento fonoaudiológico a pacientes com queixa vocal:
- Avaliação clínica e instrumental da voz
- Devolutiva aos pais e/ou paciente diante dos dados obtidos
- Planejamento terapêutico
- Terapia fonoaudiológica
- Abordagem multiprofissional, sob o ponto de vista teórico e prático, com outros profissionais envolvidos no processo de diagnóstico e tratamento
- Orientação de pais e/ou responsáveis
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atendimento de pacientes sob supervisão - Apresentação dos casos atendidos - Discussão de artigos científicos pertinentes - Seminários sobre atuação fonoaudiológica nas disfonias - Elaboração de relatórios de avaliação e evolução clínica - Elaboração de plano terapêutico - Elaboração de planejamento semanal de atendimento
Critério
- Desempenho nas sessões de atendimento individual e participação nas discussões dos casos (prática) - Desempenho na elaboração dos relatórios de avaliação e acompanhamento da evolução clínica (relatórios) - Desempenho na apresentação do caso atendido (seminário) - Desempenho em avaliação escrita (provas) Para ser aprovado na disciplina, o discente deverá apresentar nota mínima de 5,0 em cada um dos critérios estabelecidos. A reprovação acontecerá caso o discente não atinja o mínimo estabelecido em qualquer um dos critérios de avaliação: provas, relatórios, práticas e seminários.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Andrews, ML. Manual de Tratamento da Voz da pediatria à geriatria.São Paulo: Cengage, 2008. 664 p.
Behlau MS, organizadora. Voz: O livro do especialista. Vol.1. Rio de Janeiro: Revinter; 2001.
Behlau MS, organizadora. Voz: O livro do especialista. Vol.2. Rio de Janeiro: Revinter; 2005.
Colton RH, Casper JK, Leonard R. Compreendendo os problemas de voz: Uma perspectiva fisiológica no idiagnóstico e tratamento das disfonias. 3ª ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2010.
Marchesan IQ, Silva HJ, Tomé MC, organizadores. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. Seção 2: Voz. São Paulo: Quanabara Koogan, 2014. p. 103-258.
Bibliografia Complementar:
Andrews, ML. Terapia Vocal para Crianças: Os Primeiros Anos Escolares. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 240 p.
Behlau MS, Pontes PAL. Higiene vocal: cuidando da voz. 4ª. ed. Rio de Janiero: Revinter; 2009.
Berretin-Felix G, Genaro KF, Brasolotto AG, Merighi LMB, Correa C, Prado DA. Funções orofaciais, voz e o desenvolvimento da comunicação. In: Lamônica, organizadora. Estimulação da Linguagem: Aspectos Práticos. São José dos Campos: Pulso, 2008. p. 91-113.
Brasolotto AG, Teles LC, Modolo DJ. A voz na escola. In: Genaro KF, Lamônica DAC, Bevilacqua MC, organizadoras. O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. São José dos Campos: Pulso; 2006. p. 81-100.
Behlau M, Madazio G. Voz: Tudo o que você queria saber sobre fala e canto. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2015.
Devittis RA, Barros APB. Métodos de Avaliação e Diagnóstico de Laringe e Voz. São Paulo: Lovise; 2002.
Pinho S, Pontes PAL. Série Desvendando os segredos da voz. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Vol.1. Rio de Janeiro: Revinter; 2008.
Pinho SMR, Tsuji DH, Bohadana SC, organizadores. Fundamentos em laringologia e voz. Rio de Janeiro: Revinter; 2006.
Pinho SMR, organizadora. Fundamentos em Fonoaudiologia: Tratando os distúrbios da voz. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003.
Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Vol. 2. Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina FMUSP. CD-ROM. Bauru, SP: Unimagem, 2007.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, cis ou transgênero que apresentem problemas de voz, de diversas etiologias ou que necessitem de adaptação vocal para melhorar a sua comunicação e qualidade de vida.
Objetivos da atividade
Avaliar, orientar e tratar as alterações vocais ou buscar adaptações vocais para melhorar a comunicação e qualidade de vida.
Descrição da atividade
São realizadas anamnese, exame clínico fonoaudiológico, gravação vocal, aplicação de protocolos de avaliação para diagnóstico fonoaudiológico; Planejamento dos objetivos a serem desenvolvidos após diagnósticos otorrinolaringológico e fonoaudiológico; Terapia vocal com orientações sobre saúde vocal, aplicação de técnicas e exercícios vocais Reavaliações periódicas para controle do caso Há registro das atividades em prontuário dos pacientes.
Indicadores de avaliação da atividade
As atividades podem ser avaliadas pela frequência e engajamento dos pacientes e seus familiares.

Clique para consultar os requisitos para BAF0265

Clique para consultar o oferecimento para BAF0265

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP