Preparar o aluno para atuar na prevenção e diagnóstico dos distúrbios da audição em crianças de zero a três anos. Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto a: Assumir o processo de orientação à comunidade e profissionais da saúde para prevenção da perda auditiva na criança. Realizar os procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos na avaliação da audição da criança, baseado no princípio crosscheck. Introduzir as técnicas de acolhimento, como estratégia para atuar efetivamente sobre a saúde auditiva da criança. Atuar em equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida.
Realização dos procedimentos de triagem auditiva neonatal, procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos no diagnóstico da deficiência auditiva em crianças. Acolhimento e Orientação à família e equipes de saúde. Participação de discussões de casos clínicos. Atuação em equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida.
- Prevenção dos distúrbios auditivos junto aos pais e responsáveis. Realização de triagem auditiva com emissões eletroacústicas e /ou potenciais evocados auditivos de tronco encefálico no contexto hospitalar. Aplicação dos seguintes procedimentos: entrevista fonoaudiológica, avaliação do comportamento auditivo, emissões otoacústicas evocadas transientes e produto de distorção, medida da imitância acústica, audiometria com reforço visual e potenciais evocados auditivos. Desenvolvimento de raciocínio clínico para a utilização do princípio cross check. Definição de condutas e realização de encaminhamentos, quando necessários, para as diversas áreas especializadas em saúde e educação. - Definição do encaminhamento na rede de saúde auditiva: da alta complexidade para o serviço de implante coclear. - Atuação junto aos profissionais para conhecer a dinâmica dos Centros credenciados como Alta Complexidade no Ministério da Saúde e Seção de Implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Acolhimento e orientação a pais ou responsáveis. - Discussão de casos clínicos em equipes interdisciplinares.
Bibliografia Básica: BOÉCHAT, E. M. et al Tratado de Audiologia Clínica 2ª Edição Ed Guanabara Koogan, 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de Atenção à Saúde Auditiva Neonatal. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_triagem_auditiva_neonatal.pdf. Acesso em 21 de julho de 2015. SOUSA, L.C.A., PIZA, M.R.T., CÓSER, P.L., ALVARENGA,K.F.Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008, p.372. Bibliografia complementar: BEVILACQUA, M. C.; ALVARENGA, K. F.; COSTA, O. A.; MORET, A. L. M. The universal newborn hearing screening in Brazil from identification to intervention. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, Amsterdam, v. 74, n.5, p. 510515, May 2010. JOINT COMITTEE ON INFANT HEARING –Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs.http://www.jcih.org/posstatemts.htm. Acesso em 21 de julho de 2015. MELO, T.M.; ALVARENGA, K.F..; BLASCA, W.Q.; TAGA, M.F.L. Capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva: efetividade da videoconferência. PróFono R. Atual. Cient. vol.22 no.2 Barueri Apr./June 2010. RAINERI, G.G.; COUBE, C.Z.V.; COSTA FILHO, O.A.; ALVARENGA, K.F. Emissões otoacústicas evocadas produto de distorçäo em neonatos audiologicamente normais Rev. bras. otorrinolaringol;67 (5,pt.1):644-648, 2001. YOSHINAGAITANO, C.; APUZZO, M. L..Identification of hearing loss after age 18 months is not early enough. American Annals of the Deaf, 143 (5): 380 - 7, 1998. YOSHINAGAITANO, C.; DOWNS, M. P. The efficacy of early identification and intervention for children with hearing impairment. The PediatricClinicsof North America, 46 (1): 79 - 87, 1999. PESSE, R.S.; DUARTE, J.L.;ALVARENGA, K.F. Avaliação da audição. In: Estimulação da Linguagem (aspectos teóricos e práticos), 1ed, São José dos Campos: 2008, p. 235-250.