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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0274 - Processamento Auditivo
Auditory Processing

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
- Oferecer elementos teórico-práticos visando o conhecimento e a análise crítica das alterações relacionadas ao processamento auditivo; - Identificar as concepções que explicam as alterações relacionadas ao processamento auditivo e analisar como tais concepções subsidiam a prática clínica fonoaudiológica em quadros de alterações do processamento auditivo e aqueles relacionados ao envelhecimento do sistema auditivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6764772 - Ademir Antônio Comerlatto Junior
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob Corteletti
 
Programa Resumido
Aprimoramento dos conceitos que envolvem o funcionamento do processamento auditivo, sua relação com os distúrbios na produção oral e escrita, e, com o envelhecimento do sistema auditivo periférico e central.
 
 
 
Programa
1. Neuromaturação e neuroplasticidade do sistema auditivo. 2. Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo da criança: conceituação, avaliação e intervenção. 3. Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo do idoso: conceituação, avaliação e intervenção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada
Aula interativa por webconferência
Seminários (casos clínicos e/ou material bibliográfico)
Critério
Prova escrita
Desempenho nos seminários
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. Bevilacqua et al (org). Tratado de Audiologia. 1 ed. São Paulo : Grupo GEN - Editora Santos; 2011. 2. Feniman MR, Rissatto ACS. Processamento auditivo e estratégias terapêuticas comportamentais para o transtorno de processamento auditivo. In: Lamônica DAC. Estimulação da linguagem (aspectos teóricos e práticos). São José dos Campos: Pulso: 2008. p.273-86. 3. Feniman MR. Reconhecendo crianças com transtorno do processamento auditivo. In: Genaro KF, Lamônica DAC, Bevilacqua MC. O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. São José dos Campos: Pulso; 2006. p.127-36. 4. Pereira LD, Schochat E. - Processamento Auditivo Central, Manual de Avaliação, São Paulo, Ed. Lovise, 1997. Bibliografia Complementar: 1. American Speech Language Hearing Association. (2005). (Central) Auditory processing disorders. Available at http://www.asha.org/ members/deskrefjournals/deskref/default. American Academy of Audiology Clinical Practice Guidelines Guidelines for the Diagnosis, Treatment and Management of Children and Adults with Central Auditory Processing Disorder (2010). Available at ww.audiology.org. 2. Bamiou DE, Musiek FE, Luxon LM. Aetiology and clinical presentations of auditory processing disorders: a review. Arch Disordered Child 2001;85:361-5. 3. Bellis TJ. Assessment and management of central auditory processing disorders in the educational setting: from science to practice. 2nd ed. Clifton Park: Delmar Learning; 2003. Bellis TJ. Audiologic behavioral assessment of APD. In: Parthasarathy TK, editors. An introduction to auditory processing disorders in children. Mahwah: Lawrence Erlbaum; 2006. p.63-80. 4. Moore DR. Auditory processing disorders: acquisition and treatment. Journal of Communication Disorders 2007; 40:295–304 5. Parthasarathy TK. Eletrophysiologic assessment of APD. In: Parthasarathy TK, editor. An introduction of auditory processing disorders in children. Mahwah: Lawrence Erlbaum; 2006. p. 81-93.
 

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