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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0275 - Clínica de Fluência - Estágio Supervisionado
Fluency Disorders Clinic – Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Carga Horária de Extensão: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Capacitar o aluno a (a) caracterizar as desordens da fluência em seus aspectos linguísticos e motores, em seus aspectos de produção e processamento de fala e linguagem, (b) conceituar e analisar criticamente as principais linhas teóricas de base, que subsidiam a compreensão dos distúrbios da fluência quanto à definições e causas e também quanto a procedimentos avaliativos e interventivos, (c) analisar e interpretar dados coletados em anamnese e avaliação fonoaudiológica dos distúrbios da fluência em crianças, adolescentes e adultos, para nortear condutas interventivas (encaminhamentos, realização de diagnóstico diferencial e definição de metas terapêuticas), (d) definir metas terapêuticas para a intervenção fonoaudiológica nos distúrbios da fluência em crianças, adolescentes e adultos (ocasionalmente com grupo de pais), assim como estabelecer estratégias terapêuticas e formas de aplica-las de forma a efetivas os objetivos e metas delineados, obedecendo os rigores da ética e da biossegurança inerentes à pratica clinica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1968349 - Simone Aparecida Lopes Herrera
 
Programa Resumido
Parte teórico-pratica: definição de fluência e disfluência; teorias que embasam a compreensão e estudp dos distúrbios da fluência; caracterizaçãoe sintomatologia dos distúrbios da fluência; parâmetros e cálculos da fluência; anamnese e avaliaçãofonoaudiológica da fluência em todos os seus aspectos multidimensionais; intervençãofonoaudiológica individual e em grupo nos distúrbios da fluência em crianças, jovens e adultos; atuação junto a pais e escolas de crianças e adolescentes com distúrbios da fluência. 
Parte prática: Realização de atendimento clínico fonoaudiológico em avaliação e intervenção relacionadas às alterações da fluência em crianças, jovens e adultos; participação em supervisão quanto à discussão e aplicabilidade da literatura pertinente sobre as diferentes abordagens e estratégias terapêuticas; elaboração de planejamento terapêutico; realização de atuações diretas e/ou indiretas com a família e a escola de crianças e adolescentes com distúrbios da fluência, de forma presencial e/ou a distância.
 
 
 
Programa
Parte teórico-prática: 
- Definição de fluência e disfluência: noções básicas sobre a gagueira (definição, etiologia, incidência, sintomas); diferença entre gagueira e disfluência normal de fala; tipologia das disfluências (gagas e não-gagas). 
- Teorias sobre a gagueira: aspectos orgânicos da gagueira; neurolinguísticos, psicolinguísticos da gagueira e de outros distúrbios da fluência. Abordagem multidimensional das alterações da fluência. 
- Definição, caracterização e diagnóstico diferencial dos distúrbios da fluência: gagueira do desenvolvimento, taquifemia, gagueira adquirida (neurológica e psicogênica). 
- Fatores no desenvolvimento da gagueira (predisponentes, precipitadores e de perpetuação). 
- Parâmetros e cálculos da disfluência. 
- Anamnese fonoaudiológica nos distúrbios da fluência. 
- Avaliação fonoaudiológica nos distúrbios da fluência. 
- Intervenção fonoaudiológica nos distúrbios da fluência: individual, em grupo e atuação com pais, familiares, cuidadores e educadores/escola, teleprática. Parte prática: 
- Realizar atendimentos clínicos de avaliação e intervenção com crianças e adolescentes/ jovens com distúrbios da fluência (casos a serem definidos para atendimento em supervisão pela professora responsável/supervisora), com abordagem direta e/ou indireta, individual e/ou em grupo, presencial e/ou teleatendimento. 
- Elaboração e aplicação dos procedimentos de avaliação fonoaudiológica nas alterações da fluência, com apresentação de relatórios de anamnese e de avaliação do caso a ser selecionado pela supervisora. 
- Realizar discussão de casos clínicos, com levantamento bibliográfico necessário ao estudo dos casos clínicos, assim como discussão das diferentes possibilidades de abordagens terapêuticas fonoaudiológicas e discussão e preparação de estratégias terapêuticas para intervenção fonoaudiológica. Elaboração e raciocínio clínico para apresentação de planejamento de intervenção com posterior relatório de desempenho ao final do semestre de atendimento.
- Desenvolver atividades extensionistas junto à população envolvida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas. - Estudo dos textos indicados em supervisão. - Aula Expositiva Dialogada - Estudo de texto - Problematização - Estudo de caso clínico - Atendimentos clínicos supervisionados - Supervisões clinicas com discussão de casos - Discussões de casos clínicos - Provas e arguições orais e/ou escritas a critério do supervisor.
Critério
- Participação nas atividades propostas - Embasamento teórico-prático, a ser verificado a critério do supervisor, com argüições durante o atendimento ou supervisão e/ou provas orais e/ou escritas. - Pontualidade - Assiduidade - Capacidade de resolução de problemas - Elaboração de fichas, relatórios e planejamentos solicitados - Participação em supervisão - Capacidade de atuar em equipe interdisciplinar
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ANDRADE, C.R.F.  Gagueira Infantil – Risco, Diagnóstico e Programas terapêuticos. Barueri_SP: Pro-Fono, 2006.
BOHNEN, A.J. Estudo das Palavras Gaguejadas por Crianças e Adultos: caracterizando a gagueira como um distúrbio de linguagem.Tese (Doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, 197 p.
CHMELA, K. The School-aged Child who Stutters: Working Effectively with Attitudes and Emotions, A Workbook. The Stuttering Foundantion, 2001, 2nd ed. 183 p.
CONTURE, E.G. Treatment efficacy: stuterring. J.Speech Hear. Res., v.39, n.5, p.518-526, 1996
GONÇALVES, B.R.L.; LOPES-HERRERA, S.A. Proposta de um programa de intervenção fonoaudiológica para crianças disfluentes: guia prático para fonoaudiólogos e pais/ Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves. Tese (Doutorado) –Faculdade de Odontologia de Bauru. Universidade de São Paulo. Bauru, 2017.199 p.
GREGORY, H.; GREGORY, C.B. Stuttering therapy. Northwestern University & Stutterin Foundantion of America, 1997. 
HEALEY EC, TRAUTMAN LS, SUSCA, M. Clinical Applications of a Multidimensional Approach for the Assessment and Treatment of Stuttering - Contemporary Issues in Communication Science and Disorders. J Speech Hear Res. 2004; 31:40-8. 
PERKINS, W.; KENT, R.D.; CURLEE, R.F.A. A theory of neuropsycholinguistic function in stuttering. J. Speech Hear. Res. V,34, n.4, p.734-752,1991.
SMITH A.; KELLY E. STUTTERING: A dynamic, multifactorial model. In: Curlee R.F.; Siegel G.M. Nature and treatment of stuttering: New directions. Allyn ; Bacon, 1997. p. 204-17. 
VAN RIPER, C.; EMERICK, L. Correção da Linguagem - Uma introdução à patologia da fala e à audiologia. Trad. de Marcos G. Domingues, 8ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
YAIRI, E., ; AMBROSE, N. (1992). A longitudinal study of stuttering in children: A preliminary report. Journal of Speech and Hearing Research 35,755-760.
YARUSS, J. S.; QUESAL R. W. Stuttering and the International Classification of Functioning, Disability, and Health (ICF): An update. Journal of Communication Disorders, 37(1), 35-52, 2004.
YARUSS, J. S.; QUESAL, R. W. Overall Assessment of the Speaker's Experience of Stuttering (OASES): Documenting multiple outcomes in stuttering treatment. Journal of Fluency Disorders, 31(2), 90-115, 2006.
ONSLOW, M.; WEBBER, M.; HARRISON, E.;  ARNOTT, S.; BRIDGMAN, K.; CAREY, B.; SHEEDY, S.; O’BRIAN, S.; MacMILLAN, V.; LLOYD, W.; HEARME, A. The Lidcombe Program - Treatment Guide. March 2021 (Version 1.3). Lindcombe Trainers Consortium, 2021.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Crianças de 2 a 12 anos que apresentam ou tem alto risco de transtornos da fluência da fala de origem na infância e suas famílias.
Objetivos da atividade
Oferecer atendimentos clínicos individuais e em grupo para as crianças do publico-alvo e grupos de orientação a familiares.
Descrição da atividade
Realização de intervenção fonoaudiológica direcionada aos transtornos de fluência da fala de forma individualizada, mas também em situações naturais de comunicação (atendimentos em grupo) de forma intensiva para rápida melhora nos padrões de fluência da fala, assim como orientações diretas e práticas aos familiares que convivem diretamente com essas crianças sobre o manejo das situações do dia-a-dia que envolvam a comunicação entre eles e das crianças com outros interlocutores e ambientes, causando impacto positivo em seu entorno.
Indicadores de avaliação da atividade
- Frequência e engajamento das crianças e famílias nas atividades propostas. - Grau de satisfação das famílias com os atendimentos. - Melhora e estabilização dos índices de fluência da fala das crianças atendidas.

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