Capacitar o aluno a (a) caracterizar as desordens da fluência em seus aspectos linguísticos e motores, em seus aspectos de produção e processamento de fala e linguagem, (b) conceituar e analisar criticamente as principais linhas teóricas de base, que subsidiam a compreensão dos distúrbios da fluência quanto à definições e causas e também quanto a procedimentos avaliativos e interventivos, (c) analisar e interpretar dados coletados em anamnese e avaliação fonoaudiológica dos distúrbios da fluência em crianças, adolescentes e adultos, para nortear condutas interventivas (encaminhamentos, realização de diagnóstico diferencial e definição de metas terapêuticas), (d) definir metas terapêuticas para a intervenção fonoaudiológica nos distúrbios da fluência em crianças, adolescentes e adultos (ocasionalmente com grupo de pais), assim como estabelecer estratégias terapêuticas e formas de aplica-las de forma a efetivas os objetivos e metas delineados, obedecendo os rigores da ética e da biossegurança inerentes à pratica clinica.
Parte teórico-pratica: definição de fluência e disfluência; teorias que embasam a compreensão e estudp dos distúrbios da fluência; caracterizaçãoe sintomatologia dos distúrbios da fluência; parâmetros e cálculos da fluência; anamnese e avaliaçãofonoaudiológica da fluência em todos os seus aspectos multidimensionais; intervençãofonoaudiológica individual e em grupo nos distúrbios da fluência em crianças, jovens e adultos; atuação junto a pais e escolas de crianças e adolescentes com distúrbios da fluência. Parte prática: Realização de atendimento clínico fonoaudiológico em avaliação e intervenção relacionadas às alterações da fluência em crianças, jovens e adultos; participação em supervisão quanto à discussão e aplicabilidade da literatura pertinente sobre as diferentes abordagens e estratégias terapêuticas; elaboração de planejamento terapêutico; realização de atuações diretas e/ou indiretas com a família e a escola de crianças e adolescentes com distúrbios da fluência, de forma presencial e/ou a distância.
Parte teórico-prática: - Definição de fluência e disfluência: noções básicas sobre a gagueira (definição, etiologia, incidência, sintomas); diferença entre gagueira e disfluência normal de fala; tipologia das disfluências (gagas e não-gagas). - Teorias sobre a gagueira: aspectos orgânicos da gagueira; neurolinguísticos, psicolinguísticos da gagueira e de outros distúrbios da fluência. Abordagem multidimensional das alterações da fluência. - Definição, caracterização e diagnóstico diferencial dos distúrbios da fluência: gagueira do desenvolvimento, taquifemia, gagueira adquirida (neurológica e psicogênica). - Fatores no desenvolvimento da gagueira (predisponentes, precipitadores e de perpetuação). - Parâmetros e cálculos da disfluência. - Anamnese fonoaudiológica nos distúrbios da fluência. - Avaliação fonoaudiológica nos distúrbios da fluência. - Intervenção fonoaudiológica nos distúrbios da fluência: individual, em grupo e atuação com pais, familiares, cuidadores e educadores/escola, teleprática. Parte prática: - Realizar atendimentos clínicos de avaliação e intervenção com crianças e adolescentes/ jovens com distúrbios da fluência (casos a serem definidos para atendimento em supervisão pela professora responsável/supervisora), com abordagem direta e/ou indireta, individual e/ou em grupo, presencial e/ou teleatendimento. - Elaboração e aplicação dos procedimentos de avaliação fonoaudiológica nas alterações da fluência, com apresentação de relatórios de anamnese e de avaliação do caso a ser selecionado pela supervisora. - Realizar discussão de casos clínicos, com levantamento bibliográfico necessário ao estudo dos casos clínicos, assim como discussão das diferentes possibilidades de abordagens terapêuticas fonoaudiológicas e discussão e preparação de estratégias terapêuticas para intervenção fonoaudiológica. Elaboração e raciocínio clínico para apresentação de planejamento de intervenção com posterior relatório de desempenho ao final do semestre de atendimento. - Desenvolver atividades extensionistas junto à população envolvida.
Bibliografia Básica: ANDRADE, C.R.F. Gagueira Infantil – Risco, Diagnóstico e Programas terapêuticos. Barueri_SP: Pro-Fono, 2006. BOHNEN, A.J. Estudo das Palavras Gaguejadas por Crianças e Adultos: caracterizando a gagueira como um distúrbio de linguagem.Tese (Doutorado). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, 197 p. CHMELA, K. The School-aged Child who Stutters: Working Effectively with Attitudes and Emotions, A Workbook. The Stuttering Foundantion, 2001, 2nd ed. 183 p. CONTURE, E.G. Treatment efficacy: stuterring. J.Speech Hear. Res., v.39, n.5, p.518-526, 1996 GONÇALVES, B.R.L.; LOPES-HERRERA, S.A. Proposta de um programa de intervenção fonoaudiológica para crianças disfluentes: guia prático para fonoaudiólogos e pais/ Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves. Tese (Doutorado) –Faculdade de Odontologia de Bauru. Universidade de São Paulo. Bauru, 2017.199 p. GREGORY, H.; GREGORY, C.B. Stuttering therapy. Northwestern University & Stutterin Foundantion of America, 1997. HEALEY EC, TRAUTMAN LS, SUSCA, M. Clinical Applications of a Multidimensional Approach for the Assessment and Treatment of Stuttering - Contemporary Issues in Communication Science and Disorders. J Speech Hear Res. 2004; 31:40-8. PERKINS, W.; KENT, R.D.; CURLEE, R.F.A. A theory of neuropsycholinguistic function in stuttering. J. Speech Hear. Res. V,34, n.4, p.734-752,1991. SMITH A.; KELLY E. STUTTERING: A dynamic, multifactorial model. In: Curlee R.F.; Siegel G.M. Nature and treatment of stuttering: New directions. Allyn ; Bacon, 1997. p. 204-17. VAN RIPER, C.; EMERICK, L. Correção da Linguagem - Uma introdução à patologia da fala e à audiologia. Trad. de Marcos G. Domingues, 8ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. YAIRI, E., ; AMBROSE, N. (1992). A longitudinal study of stuttering in children: A preliminary report. Journal of Speech and Hearing Research 35,755-760. YARUSS, J. S.; QUESAL R. W. Stuttering and the International Classification of Functioning, Disability, and Health (ICF): An update. Journal of Communication Disorders, 37(1), 35-52, 2004. YARUSS, J. S.; QUESAL, R. W. Overall Assessment of the Speaker's Experience of Stuttering (OASES): Documenting multiple outcomes in stuttering treatment. Journal of Fluency Disorders, 31(2), 90-115, 2006. ONSLOW, M.; WEBBER, M.; HARRISON, E.; ARNOTT, S.; BRIDGMAN, K.; CAREY, B.; SHEEDY, S.; O’BRIAN, S.; MacMILLAN, V.; LLOYD, W.; HEARME, A. The Lidcombe Program - Treatment Guide. March 2021 (Version 1.3). Lindcombe Trainers Consortium, 2021.