Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0279 - Pesquisa Científica III
Scientific Research III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Acompanhar o estudante nas diferentes etapas de projeto de pesquisa em Fonoaudiologia a partir de procedimentos e métodos pertinentes. Capacitar o aluno a executar os procedimentos estatísticos básicos para organização e análise de dados coletados, bem como a interpretar dados e compará-los aos da literatura. Utilizar as normas técnicas em pesquisa e preparar o estudante para realizar apresentações orais e submissão do trabalho a eventos e revistas científicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob
 
Programa Resumido
Coleta e Análise de Dados. Redação Científica. Bases Teóricas para Divulgação e Publicação. Normas Técnicas.
 
 
 
Programa
- Coleta e tabulação de dados - Medida de associação e correlação - Distribuição de probabilidade (binomial, normal e t) - Teste de hipótese - Testes estatísticos - Redação científica: apresentação da introdução, revisão de literatura, casuística e métodos, resultados e discussão dos dados encontrados. - Bases teóricas para publicação: comunicação, carta ao editor, texto para apresentação em congresso científico, artigo de revisão, editoriais. - Normas Técnicas do Trabalho de Conclusão de Curso: elementos pré-textuais, textuais, pós-textuais e de apoio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades práticas de planejamento, coleta, tabulação e análise de dados sob supervisão do orientador
Redação de textos científicos contendo os resultados das diferentes etapas do projeto
Critério
Desempenho na condução do projeto de pesquisa em relação aos aspectos éticos, científicos e procedimentais
Avaliação da atuação prática
Avaliação da redação científica
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: ANDRADE C.R.F. TCC em Fonoaudiologia – Tenha sucesso nesse grande desafio. Barueri, Pró-Fono, 2012. BERQUÓ, E. et al. Bioestatística. São Paulo, EPU, 1981. COSTA NETO, P.L.O. Estatística. São Paulo, Edgard Blücher, 2002. Bibliografia Complementar: ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo, Perspectiva, 2010. DANTAS, C.A.B. Probabilidade: um curso introdutório. São Paulo: EDUSP, 2004. MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: EDUSP, 2004. MORAES, N.; LOPES, E.S. Manual de Estatística. Bauru, FOB-USP. 1982. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Odontologia de Bauru. Serviço de Biblioteca e Documentação. Diretrizes básicas para elaboração de dissertações e Teses. Serviço de Biblioteca e Documentação. FOB-USP – Bauru, 2011.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0279

Clique para consultar o oferecimento para BAF0279

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP