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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0280 - Linguagem Infantil I
Child Language I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Propiciar conhecimento dos diferentes quadros de alterações de linguagem infantil quanto à sintomatologia, bases etiológicas e diagnóstico diferencial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92810 - Dionisia Aparecida Cusin Lamonica
 
Programa Resumido
Classificação e conceituação das alterações de linguagem oral com base na sintomatologia e etiologia englobando principalmente as alterações de linguagem primárias e secundárias a quadros abrangentes do desenvolvimento e síndromes genéticas. Apraxia da fala desenvolvimental.
 
 
 
Programa
Conceituação e classificação das alterações da aquisição e do desenvolvimento da linguagem infantil: sintomatologia e bases etiológicas: 1.1. Alterações de Linguagem Primárias: 1.1.1. Atraso de linguagem 1.1.2. Transtorno fonológico 1.1.3. Transtornos do desenvolvimento da linguagem 1.1.4. Transtorno Adquirido de Linguagem 1.2 Alterações de Linguagem Secundárias a quadros abrangentes do desenvolvimento: 1.2.1 Deficiência Intelectual/síndromes genéticas 1.2.2 Paralisia Cerebral 1.3. Apraxia de Fala na Infância. 2. Diagnóstico diferencial dos distúrbios de linguagem e implicações com áreas afins.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula Expositiva Dialogada - Estudo de texto - Problematização - Seminário - Estudo de casos clínicos
Critério
– Prova escrita – Capacidade de discussão com criticidade, logicidade e pertinência. – Clareza e domínio do conteúdo na apresentação, participação do grupo durante a exposição. – Capacidade de análise, síntese e aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica 
De-Vitto LPM; Abramides DVM; Lamônica DAC. Síndromes Genéticas: manifestações clínicas e fonoaudiológicas. IN: Genaro, KF, Lamônica, DAC, Bevilacqua, M.C. (Orgs) O processo de Comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. Editora Pulso, 2006.
Lamônica DAC. Estimulação da linguagem: Aspectos teóricos e práticos. São José do Rio Preto: Editora Pulso, 2008.
Lamônica DAC, Britto DD. Tratado de Linguagem: Perspectivas contemporâneas. Editora BookToy, Ribeirão Preto, 2017. 
Lamprecht, RR. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Marchesan IQ, Tomé MC, Silva HJ. Tratado das especialidades em Fonoaudiologia. Editora Roca, 2014. 
Muller-Chevrie C, Narbona J – A Linguagem da Criança. Aspectos Normais e Patológicos. 2ª. Edição. Porto Alegre, Artmed, 2005. 
Thompson MW; Mcinnes RR, Willard HF. Genética Médica, 5a edição, editora Ganabara-Koogan, 1993.
Bibliografia Complementar
D'Souza H, Karmiloff-Smith A. Neurodevelopmental disorders.Wiley Interdiscip Rev Cogn Sci. 2017 Jan;8 (1-2).
Duffy JR.Functional speech disorders: clinical manifestations, diagnosis, and management.HandbClin Neurol. 2016;139:379-388. 
Krägeloh-Mann I, Lidzba K, Pavlova MA, Wilke M, Staudt M. Plasticity during EarlyBrainDevelopmentIs Determined by Ontogenetic Potential.Neuropediatrics. 2017 Apr;48(2):66-71.
Krishnan S, Watkins KE, Bishop DV. Neurobiological Basis ofLanguageLearning Difficulties.Trends Cogn Sci. 2016 Sep;20(9):701-14. 
Marrus N, Hall L. Intellectual Disability and Language Disorder.Child AdolescPsychiatrClin N Am. 2017 Jul;26(3):539-554.
www.ncbi.nlm.nih.gov/omim 6. www. pubmed. com / OMIM.
 

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