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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0281 - Processos Psicopatológicos Associados aos Distúrbios da Comunicação
Psychopathological Processes Associated with Communication Disorders

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Conceituais: Caracterizar processos psicopatológicos e psicogênicos associados aos distúrbios da comunicação humana.
Procedimentais: Sistematizar atividades e dados referentes aos conteúdos abordados.
Atitudinais: Desenvolver atitudes compreensivas e habilidosas considerando a integralidade de pessoas com condições atípicas e necessidades especiais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509244 - Dagma Venturini Marques Abramides
 
Programa Resumido
A disciplina pertence ao Eixo Formador 2 do Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP. O Eixo 2 apresenta os fundamentos em patologias em geral e das alterações comportamentais no âmbito da comunicação e das funções orofaciais. Portanto, fundamentados na mediação conceitual, a disciplina aborda os processos psicopatológicos e psicogênicos mais frequentemente associados aos distúrbios da comunicação, bem como as possibilidades de manejo destas condições no contexto da reabilitação fonoaudiológica.
 
 
 
Programa
Conceitos gerais sobre condições atípicas do desenvolvimento. Bases conceituais da deficiência intelectual. Aspectos clínico e psicossociais dos transtornos do neurodesenvolvimento, dos transtornos mentais comuns, distúrbios emocionais e altas habilidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método construtivista com uso de TICs e estratégias de aula expositiva dialogada, sala de aula invertida, estudo de caso, estudo dirigido e atividades em grupo (participação colaborativa), criação de ferramentas, produtos ou projetos para manejo clínico.
Critério
Método: avaliação diagnóstica (nível de informação sobre conteúdo a serem abordados) e avaliação formativa a cada atividade proposta. Critérios de avaliação: a) desempenho na apresentação, na participação e na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos evidenciados por meio da organização de temas e dinâmica de debates em cada aula, com valor de 0 a 10,0 e peso 1; b) construção de um produto: nível de elaboração de um produto, ferramenta ou projetos para pessoas com distúrbios da comunicação que cursem com condições psíquicas abordadas na disciplina, valor de zero a 10,0 e peso 2. Forma e prazo de devolução das notas da avaliação: os estudantes receberão feedbacks do professor quanto ao desempenho nas atividades. A construção de um produto deverá ser apresentada pelos grupos em uma Plenária, no dia estabelecido no cronograma de atividades, sendo que professor e outros convidados darão feedbacks imediatos e atribuirão notas (em sigilo) por meio de um checklist, logo após as apresentações. As notas finais serão enviadas aos alunos antes de serem lançadas no sistema (30 dias). Critérios de aprovação: serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada caso o estudante não atinja a média 5,0 após finalizada carga horária da disciplina, será realizado um exame final na forma de avaliação somativa. A nota final será composta pela última nota do aluno, somada a nota do exame final dividida por 2 (média).
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
1. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. APA. Porto Alegre: Artmed, 2014. 
2. CABALLO, VC; Simón, MA. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente: Transtornos Específicos. SP:Ed. Santos, 2013. 
Bibliografia Complementar: 
1. ARRETCHE, M.. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, s/d. de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, MEC/SEEP, 1994. 
2. BRIDI, FRS; BAPTISTA, CR. Deficiência mental: o que dizem os manuais diagnósticos? Rev. Educ. Espec., v. 27, n. 49, p. 499-512, maio/ago. 2014. 
3. RIECHI, TIJS; VALIATI, MRMS; ANTONIUK, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017. 
4. RODRIGUES, SD; AZONI, CAS; CIASCA, SM. Transtornos do Desenvolvimento: da identificação precoce às estratégias de intervenção. R.Preto: Book Toy, 2014.
 

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