Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0281 - Psicopatologia
Psychopathology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Caracterizar as deficiências do neurodesenvolvimento que comprometem a evolução cognitiva e psicossocial de indivíduos com necessidades adaptativas especiais. Possibilitar a transposição dos conceitos de desenvolvimento atípico para a prática profissional nas áreas de Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral e Voz.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3198682 - Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
 
Programa Resumido
Bases conceituais da deficiência mental. Aspectos psicossociais de entidades neuropatológicas disfuncionais. Avanços em neuroimagem e tecnologia assistida.
 
 
 
Programa
I - Bases conceituais da deficiência intelectual II - Entidades lesionais e disfuncionais: aspectos cognitivos e psicossociais 1. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 2. Transtorno de Ansiedade Generalizada 3. Transtorno Obsessivo Compulsivo 4. Transtorno Opositor e Desafiante 5. Transtorno Depressivo 6. Transtorno Bipolar III - Avanços em neuroimagem e Tecnologia Assistiva
 
 
 
Avaliação
     
Método
Tradicional/Construtivista - Estratégias: - Aula expositiva dialogada e reflexiva - Recurso de vídeos - Visita Técnica - Seminários
Critério
Conceitual: 2 provas semestrais: valor 7,0 Processual e Atitudinal: Atividades Teórico-Práticas de aprendizagem: valor 3,0 - Total: 10,0
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos até a data estabelecida pelo calendário escolar dos cursos de graduação da USP, na forma de prova escrita sobre os conteúdos da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. APA. Porto Alegre: Artmed, 2014. 2. CABALLO, VC; Simón, MA. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente: Transtornos Específicos. SP:Ed. Santos, 2013. Bibliografia Complementar: 1. CORDIOLI, AV. TOC – Manual de Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Porto Alegre: Artmed, 2007. 2. GONZÁLEZ, E. et al. Necessidades Educacionais Específicas – Intervenção Psicoeducacional. Porto Alegre:Artmed, 2007. 3. RIECHI, TIJS; VALIATI, MRMS; ANTONIUK, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017. 4. RODRIGUES, SD; AZONI, CAS; CIASCA, SM. Transtornos do Desenvolvimento: da identificação precoce às estratégias de intervenção. R.Preto: Book Toy, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0281

Clique para consultar o oferecimento para BAF0281

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP