Conceituais: Caracterizar processos psicopatológicos e psicogênicos associados aos distúrbios da comunicação humana. Procedimentais: Sistematizar atividades e dados referentes aos conteúdos abordados. Atitudinais: Desenvolver atitudes compreensivas e habilidosas considerando a integralidade de pessoas com condições atípicas e necessidades especiais.
A disciplina pertence ao Eixo Formador 2 do Projeto Pedagógico do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP. O Eixo 2 apresenta os fundamentos em patologias em geral e das alterações comportamentais no âmbito da comunicação e das funções orofaciais. Portanto, fundamentados na mediação conceitual, a disciplina aborda os processos psicopatológicos e psicogênicos mais frequentemente associados aos distúrbios da comunicação, bem como as possibilidades de manejo destas condições no contexto da reabilitação fonoaudiológica.
Conceitos gerais sobre condições atípicas do desenvolvimento. Bases conceituais da deficiência intelectual. Aspectos clínico e psicossociais dos transtornos do neurodesenvolvimento, dos transtornos mentais comuns, distúrbios emocionais e altas habilidades.
Bibliografia Básica: 1. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. APA. Porto Alegre: Artmed, 2014. 2. CABALLO, VC; Simón, MA. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente: Transtornos Específicos. SP:Ed. Santos, 2013. Bibliografia Complementar: 1. ARRETCHE, M.. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, s/d. de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, MEC/SEEP, 1994. 2. BRIDI, FRS; BAPTISTA, CR. Deficiência mental: o que dizem os manuais diagnósticos? Rev. Educ. Espec., v. 27, n. 49, p. 499-512, maio/ago. 2014. 3. RIECHI, TIJS; VALIATI, MRMS; ANTONIUK, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017. 4. RODRIGUES, SD; AZONI, CAS; CIASCA, SM. Transtornos do Desenvolvimento: da identificação precoce às estratégias de intervenção. R.Preto: Book Toy, 2014.