Caracterizar as deficiências do neurodesenvolvimento que comprometem a evolução cognitiva e psicossocial de indivíduos com necessidades adaptativas especiais. Possibilitar a transposição dos conceitos de desenvolvimento atípico para a prática profissional nas áreas de Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral e Voz.
Bases conceituais da deficiência mental. Aspectos psicossociais de entidades neuropatológicas disfuncionais. Avanços em neuroimagem e tecnologia assistida.
I - Bases conceituais da deficiência intelectual II - Entidades lesionais e disfuncionais: aspectos cognitivos e psicossociais 1. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 2. Transtorno de Ansiedade Generalizada 3. Transtorno Obsessivo Compulsivo 4. Transtorno Opositor e Desafiante 5. Transtorno Depressivo 6. Transtorno Bipolar III - Avanços em neuroimagem e Tecnologia Assistiva
Bibliografia Básica: 1. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. APA. Porto Alegre: Artmed, 2014. 2. CABALLO, VC; Simón, MA. Manual de Psicologia Clínica Infantil e do Adolescente: Transtornos Específicos. SP:Ed. Santos, 2013. Bibliografia Complementar: 1. ARRETCHE, M.. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, s/d. de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, MEC/SEEP, 1994. 2. BRIDI, FRS; BAPTISTA, CR. Deficiência mental: o que dizem os manuais diagnósticos? Rev. Educ. Espec., v. 27, n. 49, p. 499-512, maio/ago. 2014. 3. RIECHI, TIJS; VALIATI, MRMS; ANTONIUK, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017. 4. RODRIGUES, SD; AZONI, CAS; CIASCA, SM. Transtornos do Desenvolvimento: da identificação precoce às estratégias de intervenção. R.Preto: Book Toy, 2014.