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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0283 - Linguagem Infantil II
Child Language II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Conceituais: conhecer os diferentes instrumentos de avaliação da linguagem e do desenvolvimento infantil - Procedimentais: manejar e analisar resultados fornecidos pelos instrumentos - Atitudinais: aplicar pelo menos um dos procedimentos manejados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92810 - Dionisia Aparecida Cusin Lamonica
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Escalas e triagens do desenvolvimento global infantil. Escalas de desenvolvimento de linguagem. Protocolos de Observação Comportamental. Avaliação de Linguagem oral por meio de testes. Avaliação de Linguagem Oral por meio de análise de amostra. Avaliação de habilidades psicolinguísticas.
 
 
 
Programa
1. Escalas e triagens do desenvolvimento global infantil 3. Escalas de desenvolvimento de linguagem 4. Protocolos de Observação Comportamental 5. Avaliação de Linguagem oral por meio de testes 6. Avaliação de Linguagem Oral por meio de análise de amostra 7. Avaliação de habilidades psicolinguísticas
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula Expositiva Dialogada
- Estudo de texto
- Seminário
- Estudo de casos clínicos
Critério
– Prova escrita
– Capacidade de interpretação
– Clareza e domínio do conteúdo na apresentação, participação do grupo durante exposições orais
– Capacidade de análise, síntese e aplicação dos conhecimentos teóricos aprendidos
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. ACOSTA, VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico-infantil. São Paulo: Santos, 2003. 2. ZORZI, JL, HAGE SRV. Protocolo de Observação Comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos (SP): pulso editorial, 2004. Bibliografia Complementar: 1. ALVAREZ, AM et al. Perfil de Habilidades Fonológicas (2ª ed.). São Paulo: via lettera editora, 2004. 2. ANDRADE CRF et al.ABFW - Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono, 2002. 3. BOGOSSIAN MA, SANTOS MJ. Teste Illinois de Habilidades Psicolinguísticas. Rio de Janeiro: EMPSI – Empr. Psicologia Ltada, 1977. 4. CAPOVILLA AGS, CAPOVILLA FC - Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica. São Paulo: memnon – edições científicas, 2007. 5. CAPOVILLA FC. Teste de Vocabulário Auditivo e Teste de Vocabulário Expressivo - TVAud e TVExp: validado e normatizado para o desenvolvimento e compreensão da fala dos 18 meses aos 6 anos de idade. São Paulo: Memnom, 2011. 6. CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011. 7. COPLAN J. The Early language Milestone Scale. Tulsa: ModernEducation Corporation, 1982. 8. GESELL, A. Gesell e Amatruda diagnóstico do desenvolvimento: avaliação e tratamento do desenvolvimento neuropsicológico do lactente e da criança pequena, o normal e o patológico. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2000. 9. HAGE SRV et al. Análise do Perfil das Habilidades Pragmáticas em Crianças Normais. Pró-Fono, v.19, n.1, p.49-58, 2007. 10. HAGE SRV, PEREIRA TC, ZORZI JL. Protocolo de Observação Comportamental – PROC - valores de referência para uma análise quantitativa. Revista Cefac, v.14, n.4, p.677-690, 2012. 11. HAGE SRV, GRIVOL, MA. Reference values of nonword repetition test for Brazilian Portuguese-speaking children. JournalofApplied Oral Science, 7 (spe), p. 63-68, 2009. 12. MALLOY-DINIZ LF, BENTES RC, FIGUEIREDO PM et al. Normalización de una batería de tests para evaluarlas habilidades de comprensióndellenguaje, fluidez verbal y denominaciónenniñosbrasileños de 7 a 10 años: resultados preliminares. RevNeurol, 44 (5): 275-280, 2007. 13. MENEZES, ML. Avaliação do desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Maria Lúcia N. Menezes, 2004. 14. WILLIAMS LCA, AIELLO ALR. O Inventário Portage Operacionalizado: intervenção com famílias. São Paulo: memnon, 2001.
 

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