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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0283 - Linguagem Infantil II
Child Language II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
Conceituais: conhecer os diferentes procedimentos de avaliação da linguagem e do desenvolvimento infantil. Procedimentais: manejar e analisar resultados fornecidos pelos instrumentos de avaliação. Atitudinais: aplicar pelo menos um dos procedimentos manejados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
92810 - Dionisia Aparecida Cusin Lamonica
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Procedimentos de avaliação da linguagem e do desenvolvimento infantil: avaliação da fonologia, do vocabulário expressivo e receptivo, da morfossintaxe, das habilidades pragmáticas, do comportamento comunicativo e do desenvolvimento infantil.
 
 
 
Programa
1. Escalas e triagens do desenvolvimento global infantil 3. Escalas de desenvolvimento de linguagem 4. Protocolos de Observação Comportamental 5. Avaliação de Linguagem oral por meio de testes 6. Avaliação de Linguagem Oral por meio de análise de amostra 7. Avaliação de habilidades psicolinguísticas
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula Expositiva Dialogada - Apresentação e discussão de vídeos - Seminário - Análise da aplicação de procedimentos de avaliação de linguagem
Critério
- Prova escrita: análise e interpretação dos instrumentos oferecidos - Apresentação de seminário: clareza e domínio do conteúdo na apresentação
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
BibliografiaBásica: 1. ACOSTA, VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico-infantil. São Paulo: Santos, 2003. 2. LAMÔNICA DAC, BRITTO DBO. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. Ribeirão Preto: Booktoy, 2017. 3. ZORZI, JL, HAGE SRV. Protocolo de Observação Comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos (SP): pulso editorial, 2004. 4. Bibliografia complementar 5. ANDRADE CRF et al. ABFW - Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. 2ª edição, Carapicuíba: Pró-Fono, 2016. 6. CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011. 7. COPLAN J. The Early language Milestone Scale. Tulsa: ModernEducation Corporation, 1982. 8. FRANKENBURG WK et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018. 9. HAGE SRV et al. Análise do Perfil das Habilidades Pragmáticas em Crianças Normais. Pró-Fono, v.19, n.1, p.49-58, 2007. 10. HAGE SRV, GRIVOL, MA. Reference values of nonword repetition test for Brazilian Portuguese-speaking children. Journal of Applied Oral Science, 7 (spe), p. 63-68, 2009. 11. MENEZES, ML. Avaliação do desenvolvimento da Linguagem 2. Rio de Janeiro: Maria Lúcia N. Menezes, 2019. 12. PINHEIRO LAC. Protocolo de avaliação morfossintática por amostra espontânea: construção e validação. 2019. Tese (Doutorado) – Faculdade de Odontologia de Bauru. Universidade de São Paulo, 2019. 13. PRANDO ML et al. Discurso Narrativo Oral. In: Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. Rochele Fonseca et al. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016. Cap.06. 14. WILLIAMS LCA, AIELLO ALR. O Inventário Portage Operacionalizado: intervenção com famílias. São Paulo: memnon, 2001.
 

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