Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0285 - Saúde Coletiva IV - Fonoaudiologia Relacionada ao Trabalho - Estágio Supervisionado
Community Health IV - Work-related Speech Language Pathology and Audiology - Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Objetivos Conceituais: 
- Conceituar saúde do trabalhador, epidemiologia e vigilância em saúde do trabalhador, política nacional de saúde do trabalhador; riscos, doenças ocupacionais, acidentes de trabalho; perdas auditivas relacionadas ao trabalho; programa de prevenção de perdas auditivas relacionadas ao trabalho.
- Identificar o processo saúde-doença como processo social, a articulação entre o social e a prática fonoaudiológica e demais práticas de saúde. Reconhecer os problemas sociais/ocupacionais relacionados à comunicação.
- Identificar e caracterizar as profissões que utilizam a voz como instrumento de trabalho, suas demandas e exigências vocais específicas; perfil, rotina e ambiente de trabalho.
- Programa de promoção de saúde vocal e prevenção dos distúrbios de voz relacionado ao trabalho. 
Objetivos Procedimentais: 
 - Identificar os problemas sociais/ocupacionais.
- Localizar e estudar as resoluções, portarias ministeriais e documentos relacionados à saúde do trabalhador.
- Comentar, discutir e refletir sobre a prática profissional baseada nos documentos em saúde do trabalhador.
- Elaborar, implantar e coordenar programas prevenção de perdas auditivas e distúrbios vocais relacionados ao trabalho e de promoção de saúde.
Objetivos Atitudinais: 
- Demonstrar segurança e assertividade na intervenção junto ao trabalhador.
- Utilizar linguagem assertiva e acessível junto aos diferentes profissionais nas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501295 - Andréa Cintra Lopes
2509251 - Lidia Cristina da Silva Teles
 
Programa Resumido
Saúde do trabalhador. Determinação social do processo saúde-doença. Epidemiologia e vigilância em saúde do trabalhador.
 
 
 
Programa
Saúde do trabalhador, epidemiologia e vigilância em saúde do trabalhador, política nacional de saúde do trabalhador, riscos, doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, perdas auditivas e distúrbios de voz relacionados ao trabalho, programa de prevenção de perdas auditivas e distúrbios de voz relacionadas ao trabalho e promoção de saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminários Trabalhos em grupos. Estudo do meio (CEREST, empresas).
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados Avaliação de desempenho na apresentação, na participação e na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos. Avaliação escrita (provas) que privilegiem o raciocínio téorico-prático.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos na forma de prova escrita ou apresentação de um trabalho sobre conteúdos da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
Morata,TC; Zucki,F (org) – Caminhos para a saúde auditiva: ambiental e ocupacional. São Paulo: Plexus Editora, 2005. 
Schochat E, Samelli AG, Couto CM, Teixeira AR, Durante AS, Zanchetta S (Org). Tratado de Audiologia. 3ª  ed. São Paulo: Manole, 2022.
Ferreira LP, Silva MAA, Giannini SPP (org) - Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: Práticas Fonoaudiológicas. 1. ed. - São Paulo: Roca, 2015.
Lopes L, Moreti F, Zambon F, Thays V - Fundamentos e Atualidades em Voz Profissional. 1.ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Public Ltda. 2022.
Bibliografia Complementar: 
Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. seção 7. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014.
Prestes SCC, Mathias FZ, Lopes AC.Prevalência de Dores Musculares e análise da Qualidade de Vida e Saúde Auditiva em Trabalhadores de Postos de Combustíveis. REVISTA PORTUGUESA DE SAÚDE OCUPACIONAL. v 12;1-8 2021.
Cassol K, Kanasawa, SS, Lopes AC. Efeitos dos agrotóxicos na saúde auditiva de trabalhadores rurais. REVISTA DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO. v 32; 152-164. 2020.
Veiga, KN et al. IIntegração Ensino-Serviço como Estratégia na Reorganização da Formação do Fonoaudiólogo na Área de Saúde do Trabalhador. REVISTA DE GRADUAÇÃO DA USP. v 4; 51-56.2020.
Lopes, AC; Nelli, MP. Condições de saúde auditiva no trabalho: investigação dos efeitos auditivos em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional. Bauru-SP. Monografia de especialização. Instituto de Audição e Comunicação. 2007 Lopes, AC; Almeida, AC. Caracterização dos limiares audiológicos em trabalhadores de uma fábrica de urnas funerárias. Bauru-SP. Monografia de especialização. Instituto de Audição e Comunicação. 2008. 
Lopes, AC; Otowiz, VG. Achados audiológicos em motoristas profissionais. Bauru-SP. Monografia de especialização. Instituto de Audição e Comunicação. 2008. 
Lopes, AC; Godoy,JB.- Considerações metodológicas para a investigação dos limiares de freqüências ultra-altas em indivíduos expostos ao ruído ocupacional. Salusvita, v 25, p.149-160, 2006. 
Lopes, AC et al. Avaliação da audição em frequências ultra-altas em indivíduos expostos ao ruído ocupacional. Pro-fono. V 16, p 237-250. 2004. 
Mello AP, Waismann W. Exposição ocupacional ao ruído e químicos industriais e seus efeitos no sistema auditivo: revisão da literatura. ArqOtorrinolaringol. 2004; 8(3):226-34. 
Katz, J. HandbookofClinicalAudiology. Baltimore, Williams & Wilkins,2001. Websites: www.nonoise.org/hearing/hcp/hcp.htm www.occupationalhearingloss.com www.earanatomy.com www.nycosh.org www.findarticles.com/cf_dls/m3225/9_61/62829109/p1/article.jhtml www.health.state.ny.us/nysdoh/environ/occupate.htm www.cdc.gov/niosh/homepage.html http://encarta.msn.com/index/conciseindex/05/00540000.htm?z=1&pg=2&br=1 www.cdc.gov/niosh/nfemphis.html www.crfa.org.br/porden/19mtb2.htm Academia Brasileira de Audiologia www.audiologiabrasil.org.br Ministério da Saúde – Saúde Auditiva.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0285

Clique para consultar o oferecimento para BAF0285

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP