Possibilitar ao estudante de graduação em Fonoaudiologia o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à atuação profissional: Cognitivas – aproximar os estudantes de Fonoaudiologia às categorias de análise fundamentadas nas Ciências Sociais para compreensão do processo saúde-doença e a articulação entre o social e as práticas de saúde. Procedimentais – desenvolver atividades estratégicas de pesquisa social em grupo e práticas centradas nas concepções epidemiológicas. Atitudinais – Despertar a sensibilidade e incentivar a busca para a resolução dos problemas sociais; estimular o exercício da cidadania.
Saúde e sociedade. Conceitos de saúde. Determinação social do processo saúde-doença. Alguns indicadores sociais e condições de saúde. Epidemiologia. Rede de saúde.
Saúde e sociedade Conceitos de saúde Saúde e cidadania Determinação social do processo saúde-doença Alguns indicadores sociais e condições de saúde Epidemiologia - Conceituação e histórico - Método epidemiológico - Variáveis de estudo Rede de Saúde – articulação orgânica
Básica; Bastos JRM, Peres, SHCS, Caldana ML. Educação em Saúde com Enfoque em Odontologia e Fonoaudiologia. São Paulo: Santos, 2007. 117p. Bonita R. Epidemiologia básica / R. Bonita, R. Beaglehole, T. Kjellström; [tradução e revisão científica Juraci A. Cesar]. - 2.ed. - São Paulo, Santos. 2010 Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Jr. M, Carvalho YM. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo:Hucitec; Rio de Janeiro:Fiocruz, 2006. Marchesan IQ, Silva HJ, Tomé, MC.Tratado das especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Guanabara-Koogan, 2014. Mendes, EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p. Complementar: Silva K, Guedes-Granzotti R, Zuanetti P, Cruz P, Souza T, Lisboa P, Santos N, Dornelas R. Ações extensionistas com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: relato de experiência. Distúrb Comun, 2016 28(4): 743-748. Leite AF, Nogueira JAD. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Rev. bras. saúde ocup. [Internet]. 2017; 42: e6. Goulart BMG. Considerações sobre a epidemiologia das desordens de fala em escolares da 1a série do ensino fundamental público. [tese].São Paulo: Universidade de São Paulo – Distúrbios da Comunicação Humana, 2006.