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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0289 - Voz e Comunicação Profissional
Voice and Professional Communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Objetivos Conceituais: - Identificar e caracterizar as profissões que utilizam a voz como instrumento de trabalho, suas demandas e exigências vocais específicas; perfil, rotina e ambiente de trabalho, bem como as possibilidades de atuação do fonoaudiólogo em saúde e aprimoramento da voz e da comunicação. - Definir e discriminar práticas de aquecimento e desaquecimento no uso da voz profissional e suas especificidades para os diferentes profissionais. - Definir e caracterizar ações que promovam o preparo físico, psico-emocional e vocal para o uso profissional da voz dos diferentes profissionais, bem como o aprimoramento da expressividade na comunicação profissional didática, na locução jornalística, cênica e no canto. - Identificar e caracterizar os parâmetros para desenvolver a expressividade na comunicação oral. - Expressar as habilidades de comunicação e expressividade oral. Objetivos Procedimentais: - Relatar e registrar os aspectos vocais, da psicodinâmica vocal e da linguagem não verbal utilizados pelos profissionais entrevistados durante a entrevista e no uso da profissional da voz. - Relatar e registrar as condições do ambiente de trabalho como ruído, iluminação, fatores estressantes, uso do microfone e necessidades fonoaudiológicas observadas dos profissionais entrevistados. - Encaminhar os profissionais entrevistados para atendimentos especializados quando necessário. - Orientar os profissionais da voz sobre cuidados vocais (sempre que possível) após a entrevista. - Expressar postura comunicativa e expressiva durante a apresentação oral do seminário com objetividade, clareza, desenvoltura vocal e gestual e expressões faciais contextualizadas com o conteúdo apresentado. - Conduzir com postura comunicativa assertiva a entrevista com o profissional entrevistado e durante a orientação de saúde vocal como: saber o que dizer, usar linguagem clara e objetiva, certificar-se de que o outro o compreendeu, ser empático, saber ouvir o outro, falar com entusiasmo. Objetivos Atitudinais: - Utilizar a abordagem holística na relação profissional-cliente. - Demonstrar segurança e humanidade na intervenção; complacência e compreensão nas relações interpessoais e interdisciplinares. - Desenvolver autonomia na tomada de decisões e resolução de problemas que poderão surgir.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509251 - Lidia Cristina da Silva Teles
 
Programa Resumido
Definição dos diferentes profissionais da voz e suas particularidades; caracterização de promoção de saúde e aprimoramento vocal em profissionais da voz; elaboração de plano de aquecimento e desaquecimento para voz falada e cantada; identificação e desenvolvimento de técnicas de expressividade na comunicação oral.
 
 
 
Programa
- Definição dos profissionais da voz. - Análise do perfil e demanda vocal, rotina e ambiente de trabalho dos profissionais da voz. - Promoção em saúde vocal. – Estratégias para atuação em saúde vocal. – Técnicas de aquecimento e desaquecimento para voz falada e cantada: práticas corporais, respiratórias e vocais com exercícios específicos associados ou não a vocalizes. – Estratégias para o aprimoramento da expressividade da comunicação oral na didática, locução jornalística, cênica e no canto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas. - Aula prática de entrevista e discussão com profissionais específicos de diferentes áreas da comunicação e do canto. - Seminários sobre os diferentes profissionais da voz, estilos musicais e estilos de atuação cênica. - Apresentação oral e discussão de artigo científico.
Critério
- Provas teóricas - Desempenho na apresentação e relatório escrito do seminário - Desempenho e participação nas atividades práticas - Desempenho na apresentação e discussão do artigo científico
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos até a data estabelecida pelo calendário escolar dos cursos de graduação da USP, na forma de prova escrita e/ou prática, ou de um trabalho sobre tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: BEHLAU M. Voz o livro do especialista. Vol. II. Revinter, Rio de Janeiro, 2005. PINHO SMR. – Temas em voz profissional. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2007. FERNANDES, F; MENDES, B; NAVAS, AL. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia - 2ª ed.São Paulo: Roca, 2010. Bibliografia Complementar: BEHLAU M, DRAGONE MLS, NAGANO L. A voz que ensina: o professor e a comunicação oral em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. BEHLAU M, REHDER MI. Higiene Vocal para o Canto Coral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. COSTA HO, FERREIRA LP. Voz Ativa - Falando sobre o profissional da voz. São Paulo, Ed. Roca, 2000. CÉSAR CPHAR. Assessoria e Fonoaudiologia: Perspectivas de ação. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2005. FRANÇOISE E. Voz falada Voz cantada: avaliação e terapia. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2004. FERREIRA LP, BEFI-LOPES DM, LIMONGI SCO. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. GAYOTTO LH. Voz – Partitura da Ação. 2ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002. GOULART D, COOPER M. Por todo o canto: método de técnica vocal – música popular. Ed G4 Edições Ltda., São Paulo, 2002. GARCIA MCS, MEDELLA MA. Mantras fonéticos: exercícios vocais e articulatórios. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2006. KYRILLOS LRK, FEIJÓ D. (orgs.) – Fonoaudiologia e telejornalismo: baseado no LOPES V. Oratória e Fonoaudiologia estética. Pró-Fono, São Paulo, 2000. KYRILLOS LRK (org.) Fonoaudiologia e telejornalismo: relatos de experiências na Rede Globo de Televisão. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2003. KYRILLOS LR. (org.) Fonoaudiologia e Telejornalismo: relatos de experiência na rede globo. São Paulo, 2003. KYRILLOS LRK (org.) Expressividade: da teoria à prática. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2005. PINHO SMR. Tópicos em voz. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001. PINHO SMR. Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz. 4 ed. Barueri: Pró Fono Departamento Editorial, 2007. PINHO S, PONTES P. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2008. QUINTEIRO EA. Estética da Voz – Uma Voz para o Cantor. 5ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2007. SATALOFF RT. Professional voice: the science and art of clinical care. RavenPress. New York, 1991. SILVA MAA, FERREIRA LP. Saúde Vocal: práticas fonoaudiológicas. São Paulo, Roca, 2002. III Encontro Nacional de Fonoaudiologia da Central Globo de Jornalismo. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2004. BEHLAU, M. (Org.); MADAZIO, G. (Org.) .Voz : Tudo o que você queria saber sobre fala e canto. 1. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014. v. 1. 132p . BEHLAU, MS.; PONTES, PAL. - Higiene vocal: cuidando da voz. 4ª ed. Rio de Janiero, Revinter, 2009. Brasolotto AG, Teles LC, Modolo DJ. A voz na escola. In: Genaro KF, Lamônica DAC, Bevilacqua MC. (org.). O processo de comunicação (contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais). São José dos Campos: Pulso, 2006. p.81-100. MARCHESAN IQ; SILVA HJ; TOMÉ MC. (Org.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 1ed.São Paulo: Roca, 2014. Pinho S, Pontes P. Série Desvendando os segredos da voz. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Volume 1. Rio de Janeiro: Revintes, 2008. Pinho SMR. (org.) Fundamentos em Fonoaudiologia: Tratando os distúrbios da voz. 2ª ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. Pinho, SMR, Jarrus ME, Tsuji DH. Manual de saúde vocal infantil. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Disponível em Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Volume 2. Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina FMUSP. CD-ROM. Bauru, SP: Unimagem, 2007. Artigos científicos atuais publicados em periódicos.
 

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