Objetivos Conceituais: - Conceituar as habilidades da comunicação verbal e não verbal dos profissionais da voz e as especificidades nas . - Caracterizar práticas de aquecimento e desaquecimento no uso da voz profissional e suas especificidades para os diferentes profissionais. - Definir e caracterizar ações que promovam o preparo físico, psico-emocional e vocal para o uso profissional da voz dos diferentes profissionais, bem como o aprimoramento da expressividade na comunicação profissional didática, na locução jornalística, cênica e no canto. - Identificar e caracterizar os principais parâmetros para desenvolver a expressividade na comunicação oral. Objetivos Procedimentais: - Registrar os aspectos vocais, da psicodinâmica vocal e da linguagem não verbal utilizados pelos profissionais da voz. - Registrar as condições do ambiente de trabalho como ruído, iluminação, fatores estressantes, uso do microfone e necessidades fonoaudiológicas dos profissionais da voz. Objetivos Atitudinais: - Desenvolver e praticar habilidade comunicativa assertiva e empática.
Técnicas para o aprimoramento da comunicação verbal e não verbal dos profissionais da voz; elaboração de plano de aquecimento e desaquecimento para voz falada e cantada; identificação e desenvolvimento de técnicas de expressividade na comunicação oral e no canto.
- Técnicas para o aprimoramento da comunicação verbal e não verbal dos profissionais da voz; - Elaboração de plano de aquecimento e desaquecimento para voz falada e cantada; - Identificação e desenvolvimento de estratégias para o aprimoramento da expressividade na comunicação oral e no canto.
Bibliografia Básica: Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. seção 7. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014. Lopes L, Moreti F, Zambon F, Thays V - Fundamentos e Atualidades em Voz Profissional. 1.ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Public Ltda. 2022. BEHLAU M. Voz o livro do especialista. Vol. II. Revinter, Rio de Janeiro, 2005. PINHO SMR. – Temas em voz profissional. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2007. Ferreira LP, Silva MAA, Giannini SPP (org) - Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: Práticas Fonoaudiológicas. 1. ed. - São Paulo: Roca, 2015. Bibliografia Complementar: FERNANDES, F; MENDES, B; NAVAS, AL. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia - 2ª ed.São Paulo: Roca, 2010. BEHLAU M, DRAGONE MLS, NAGANO L. A voz que ensina: o professor e a comunicação oral em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. KYRILLOS LRK (org.) Expressividade: da teoria à prática. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2005. PINHO SMR. Tópicos em voz. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001. PINHO SMR. Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz. 4 ed. Barueri: Pró Fono Departamento Editorial, 2007. PINHO S, PONTES P. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2008. MADAZIO, G. (Org.) .Voz : Tudo o que você queria saber sobre fala e canto. 1. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014. v. 1. 132p . BEHLAU, MS.; PONTES, PAL. - Higiene vocal: cuidando da voz. 4ª ed. Rio de Janiero, Revinter, 2009. Brasolotto AG, Teles LC, Modolo DJ. A voz na escola. In: Genaro KF, Lamônica DAC, Bevilacqua MC. (org.). O processo de comunicação (contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais). São José dos Campos: Pulso, 2006. p.81-100. Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Disponível em Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Volume 2. Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina FMUSP. CD-ROM. Bauru, SP: Unimagem, 2007. Artigos científicos atuais publicados em periódicos GOULART D, COOPER M. Por todo o canto: método de técnica vocal – música popular. Ed G4 Edições Ltda., São Paulo, 2002.