Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0289 - Voz e Comunicação Profissional
Voice and Professional Communication

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Objetivos Conceituais:
- Identificar e caracterizar as profissões que utilizam a voz como instrumento de trabalho, suas demandas e exigências vocais específicas; perfil, rotina e ambiente de trabalho, bem como as possibilidades de atuação do fonoaudiólogo em saúde e aprimoramento da voz e da comunicação.
- Definir e discriminar práticas de aquecimento e desaquecimento no uso da voz profissional e suas especificidades para os diferentes profissionais.
- Definir e caracterizar ações que promovam o preparo físico, psico-emocional e vocal para o uso profissional da voz dos diferentes profissionais, bem como o aprimoramento da expressividade na comunicação profissional didática, na locução jornalística, cênica e no canto.
- Identificar e caracterizar os parâmetros para desenvolver a expressividade  na comunicação oral.
- Expressar as habilidades de comunicação e expressividade oral.
Objetivos Procedimentais:
- Relatar e registrar os aspectos vocais, da psicodinâmica vocal e da linguagem não verbal utilizados pelos profissionais entrevistados durante a entrevista e no uso da profissional da voz. 
- Relatar e registrar as condições do ambiente de trabalho como ruído, iluminação, fatores estressantes, uso do microfone e necessidades fonoaudiológicas observadas dos profissionais entrevistados.
- Encaminhar os profissionais entrevistados para atendimentos especializados quando necessário.
- Orientar os profissionais da voz sobre cuidados vocais (sempre que possível) após a entrevista.
- Expressar postura comunicativa e expressiva durante a apresentação oral do seminário com objetividade, clareza, desenvoltura vocal e gestual e expressões faciais contextualizadas com o conteúdo apresentado. 
- Conduzir com postura comunicativa assertiva a entrevista com o profissional entrevistado e durante a orientação de saúde vocal como: saber o que dizer, usar linguagem clara e objetiva, certificar-se de que o outro o compreendeu, ser empático, saber ouvir o outro, falar com entusiasmo.
Objetivos Atitudinais: 
- Utilizar a abordagem holística na relação profissional-cliente.
- Demonstrar segurança e humanidade na intervenção; complacência e compreensão nas relações interpessoais e interdisciplinares.
- Desenvolver autonomia na tomada de decisões e resolução de problemas que poderão surgir.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509251 - Lidia Cristina da Silva Teles
 
Programa Resumido
Definição dos diferentes profissionais da voz e suas particularidades; caracterização de promoção de saúde e aprimoramento vocal em profissionais da voz; elaboração de plano de aquecimento e desaquecimento para voz falada e cantada; identificação e desenvolvimento de técnicas de expressividade na comunicação oral.
 
 
 
Programa
- Definição dos profissionais da voz. 
- Análise do perfil e demanda vocal, rotina e ambiente de trabalho dos profissionais da voz. 
- Promoção em saúde vocal.
– Estratégias para atuação em saúde vocal. 
– Técnicas de aquecimento e desaquecimento para voz falada e cantada: práticas corporais, respiratórias e vocais com exercícios específicos associados ou não a vocalizes. 
– Estratégias para o aprimoramento da expressividade da comunicação oral na didática, locução jornalística, cênica e no canto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada Seminários Trabalhos em grupos Estudo do meio (CEREST, escolas, empresas, teatro, igrejas) Estudo de Textos
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados Avaliação de desempenho na apresentação, na participação e na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos. Avaliação escrita (provas) que privilegiem o raciocínio téorico-prático.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos na forma de prova escrita ou apresentação de um trabalho sobre conteúdos da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. seção 7. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014.
Lopes L, Moreti F, Zambon F, Thays V - Fundamentos e Atualidades em Voz Profissional. 1.ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter Public Ltda. 2022.
BEHLAU M. Voz o livro do especialista. Vol. II. Revinter, Rio de Janeiro, 2005. PINHO SMR. – Temas em voz profissional. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2007. 
Ferreira LP, Silva MAA, Giannini SPP (org) - Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: Práticas Fonoaudiológicas. 1. ed. - São Paulo: Roca, 2015.
Bibliografia Complementar: 
FERNANDES, F; MENDES, B; NAVAS, AL. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia - 2ª ed.São Paulo: Roca, 2010. 
BEHLAU M, DRAGONE MLS, NAGANO L. A voz que ensina: o professor e a comunicação oral em sala de aula. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.
KYRILLOS LRK (org.) Expressividade: da teoria à prática. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2005. PINHO SMR. Tópicos em voz. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2001. 
PINHO SMR. Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz. 4 ed. Barueri: Pró Fono Departamento Editorial, 2007. 
PINHO S, PONTES P. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. Ed Revinter, Rio de Janeiro, 2008. 
MADAZIO, G. (Org.) .Voz : Tudo o que você queria saber sobre fala e canto. 1. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014. v. 1. 132p . 
BEHLAU, MS.; PONTES, PAL. - Higiene vocal: cuidando da voz. 4ª ed. Rio de Janiero, Revinter, 2009. 
Brasolotto AG, Teles LC, Modolo DJ. A voz na escola. In: Genaro KF, Lamônica DAC, Bevilacqua MC. (org.). O processo de comunicação (contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais). São José dos Campos: Pulso, 2006. p.81-100. 
Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Disponível em Voz: Fonoaudiologia e Medicina. Volume 2. Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina FMUSP. CD-ROM. Bauru, SP: Unimagem, 2007. Artigos científicos atuais publicados em periódicos
GOULART D, COOPER M. Por todo o canto: método de técnica vocal – música popular. Ed G4 Edições Ltda., São Paulo, 2002. 
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0289

Clique para consultar o oferecimento para BAF0289

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP