Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0293 - Fononcologia
Speech-Languague Therapy for Cancer Patients

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Ao cursar esta disciplina optativa o aluno terá acesso a informações sobre o comportamento clínico dos tumores benignos e malignos de cabeça e pescoço, com ênfase na atuação fonoaudiológica nas diferentes fases do tratamento destas neoplasias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917312 - Denise Tostes Oliveira
3189323 - Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
 
Programa Resumido
Distúrbios do crescimento celular. Classificação das neoplasias. Conceitos gerais sobre comportamento biológico, clínico, evolução e prognóstico dos tumores benignos e malignos da região de cabeça e pescoço. Etiopatogenia das neoplasias. Bases moleculares do câncer. Atuação fonoaudiológica na clínica fononcológica. Gerenciamento cirúrgico, radioterápico, quimioterápico e alternativo do câncer de cabeça e pescoço: multi, inter e transdisciplinaridade. Disfagias após cirurgias de cabeça e pescoço: avaliação e gerenciamento. Reabilitação fonoaudiológica da comunicação oral após laringectomia, parcial e total. Cuidados paliativos.
 
 
 
Programa
1. Nesta disciplina o aluno terá oportunidade de buscar um entendimento básico sobre: a. Diferenças no comportamento clínico, evolução e prognóstico das neoplasias benignas e malignas da região de cabeça e pescoço; b. Atuação fonoaudiológica no câncer de cabeça e pescoço tendo-se como objetivo geral o desenvolvimento da habilidade de buscar informações que permitam estabelecer conceitos básicos da clínica oncológica incluindo: tipos de câncer de cabeça e pescoço, modalidades de tratamento, e consequências do câncer assim como o tratamento das alterações da comunicação e alimentação. c. Atuação interdisciplinar na área de cabeça e pescoço. d. Identificação dos sinais de fala, voz e deglutição sugestivos de câncer de cabeça e pescoço. e. Gerenciamento fonoaudiológico após laringectomia parcial: Verticais (cordectomia, laringectomia frontal anterior, laringectomiafrontolateral, laringectomiafrontolateral ampliada, hemilaringectomia, hemilaringectomia ampliada, laringectomia vertical subtotal) e Horizontais (supraglóticas). f. Gerenciamento fonoaudiológico após laringectomiastotal: voz esofágica, uso do vibrador laríngeo; indicação e acompanhamento em casos de prótese traqueoesofágica. g. Gerenciamento fonoaudiológico das disfagias após cirurgias de cabeça e pescoço. 2. O aluno será orientado a refletir sobre o papel do fonoaudiólogo nos serviços de saúde de atenção básica e de alta complexidade para implementar ações visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doença que ameaça a vida.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas, análise de vídeos, estudo de texto contando com participação de ministrantes convidados, especialistas nesta área de atuação, observação da atuação interdisciplinar das áreas da Fonoaudiologia e Odontologia em casos oncológicos.
Critério
Alunos serão avaliados de acordo com participação nas aulas e realização das atividades propostas.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, em forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
KUMAR, V. ; ABBAS, A.K.; FAUSTO, N. Robbins e Cotran Patologia: bases patológicas das doenças. 8 ed. Saunders Elsevier, Rio de Janeiro, 2010. RUBIN, R.; STRAYER, DS. Rubin’s pathology – clinicopathologic foundations of medicine. 5ed. Philadelphia, Lippincott, Williams & Wilkins, 2008. CARRARA-DE ANGELIS, E.; FURIA, C.B.; MOURÃO, LF.; KOWALSKI, LP. - A atuação da fonoaudiologia no câncer de cabeça e pescoço. São Paulo, Lovise, 2000. 341p. JOTZ GP, CARRARA-De ANGELIS E, BARROS APB. Tratado da deglutição e disfagia no adulto e na criança. Rio de Janeiro, Revinter, 2009. 383p. Bibliografia Complementar Acesso online: GRAACC-Brasil https://www.graacc.org.br/o-cancer-infantil.aspx Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica http://www.sboc.org.br/ Cancer Organization http://www.cancer.org/index Cancer Network http://www.cancernetwork.com/ Canadian Cancer Society http://www.cancer.ca/en/cancer-information/cancer-type/see-all/?region=nb#L Memorial Sloan Kettering Cancer Center https://www.mskcc.org/cancer-care/types/head-neck Centro de Oncologia do Sírio-Libanês https://hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-oncologia/Paginas/default.aspx
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0293

Clique para consultar o oferecimento para BAF0293

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP