Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0295 - Pesquisa Científica I
Scientific Research I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Transmitir conhecimentos de formação técnico-científica, para desenvolvimento do senso crítico tornando os alunos capazes de avaliar pesquisas e compreender os modelos onde interfere o acaso, como é comum nas ciências experimentais, e sua inter-relação com as áreas da saúde. Introduzir o estudante aos conceitos básicos da Pesquisa Científica e das etapas do Método Científico; capacitar o aluno a fazer observações, definir problemas, formar hipóteses e aplicar metodologia estatística elementar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2227222 - Heitor Marques Honório
 
Programa Resumido
Princípios gerais de Metodologia de Pesquisa aplicada à geração de conhecimentos através da Pesquisa Científica. Ferramentas de estatística descritiva e inferencial para auxiliar na análise e interpretação de dados na Pesquisa Científica.
 
 
 
Programa
- Ciência e conhecimento
- Pesquisa e suas etapas
- Tipos e instrumentos de pesquisa
- Levantamento bibliográfico
- Anteprojeto, projeto e relatório de pesquisa
- Bioética
- Amostragem
- Cálculo Amostral
- A importância da estatística nas ciências biológicas
- Medidas de tendência central
- Medidas de variabilidade
- Medidas de associação
- Medidas de correlação
- Distribuição de probabilidade
- Distribuição binomial
- Distribuição normal
- Teste de hipóteses
- Testes estatísticos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Provas teóricas, trabalhos práticos, resolução de exercícios práticos, simulação de experimentos e outras atividades complementares sugeridas pela disciplina. (Notas e ou conceitos serão atribuídos numericamente de 0 a 10). As avaliações teóricas e práticas poderão ser realizadas de maneira presencial ou remota (à distância). Estas poderão ser síncronas ou assíncronas e poderão ser feitas em papel ou por meio de métodos eletrônicos. Compete apenas à disciplina a definição do método mais adequado para a avaliação. A disciplina conta com materiais de apoio no portal e-disciplinas da USP (https://edisciplinas.usp.br/) e também no Canal Pesquise do Youtube (http://www.youtube.com/canalpesquise). A critério da disciplina, as atividades teóricas e práticas poderão ser ministradas de maneira presencial ou remota (por meio de métodos eletrônicos pela internet). As atividades ministradas de maneira remota (à distância) poderão ser síncronas ou assíncronas.
Critério
Serão aplicadas 2 avaliações teóricas (uma na metade e outa no final da disciplina) e a média delas compreenderá 70% da média semestral final do aluno. Os 30% restantes serão produto da média de trabalhos complementares e/ou atividades práticas sugeridas pela disciplina. Serão aprovados os alunos que obtiverem média semestral final igual ou superior a 5,0 (cinco). Para ser aprovado, o aluno deverá ter 70% ou mais de frequência nas atividades da disciplina. Se o aluno se ausentar em mais de 30% das atividades (teóricas e práticas) será automaticamente reprovado na disciplina sem direito à prova de recuperação, independentemente da sua média semestral final.
Norma de Recuperação
Terão direito à recuperação APENAS os alunos que possuírem 70% de frequência ou mais nas atividades da disciplina, bem como média semestral final igual ou superior a 3,0 (três). Caso o aluno não cumpra algum destes requisitos, estará automaticamente reprovado sem direito à recuperação. O aluno que obtiver média semestral (média final da disciplina) igual ou superior a 3,0 (três) e interior a 5,0 (cinco), poderá fazer a recuperação. A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou práticas e/ou de trabalhos sobre o tópico específico da disciplina. A nota da recuperação compreenderá a média das notas de todas as atividades e/ou avaliações aplicadas durante a recuperação. Após a recuperação, será calculada a média entre a nota obtida na recuperação e a média final da disciplina (média semestral), devendo essa nota ser igual ou superior a 5,0 para que o aluno seja aprovado. Caso contrário, o aluno será reprovado.
 
Bibliografia
     
Berquó, E. et al.   Bioestatística.   São Paulo, EPU, 1980.
Cervo, A.L. & Bervian P.A. Metodologia científica. São Paulo, McGraw-Hill. 1983.
Galliano, A.G. O Método Científico.São Paulo, Habra. 1986.
Honório, H.M. Canal Pesquise. Disponível em http://www.youtube.com/canalpesquise
Honório, H. M. & Santiago Jr, J.F. Fundamentos das Revisões Sistemáticas em Odontologia. São Paulo. Quintessence do Brasil. 2018.
Honório, H. M. & Santiago Jr, J.F. Fundamentos das Revisões Sistemáticas em Saúde. São Paulo. Santos Publicações. 2021.
Lakatos, E.M. & Marconi, M.A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Atlas. 1992.
Lakatos, E.M. & Marconi, M.A. Metodologia Científica. São Paulo, Atlas. 1992.
Moraes, N.; Lopes, E.S.  Manual de Estatística. Bauru, FOB-USP. 1982.
Oliveira, S.L. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo, Pioneira. 1999.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Odontologia de Bauru. Serviço de Biblioteca e Documentação.   Orientações básicas para apresentação de dissertações e teses na FOB-USP.   Serviço de Biblioteca e Documentação. Bauru: FOB-USP, 1991. 49 p.
Vieira, S. Introdução a bioestatística. Campus Elsevier. 2015.
Vieira, S. Bioestatistica. Campus Elsevier. 2018.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0295

Clique para consultar o oferecimento para BAF0295

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP