Esta disciplina será oferecida na Clínica Escola de Fonoaudiologia da FOB-USP e parte das atividades práticas presenciais terá como cenário de atuação o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Integrar conteúdos teórico-práticos relacionados à avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição, ao considerar as diferentes patologias do sistema auditivo nas diversas faixas etárias. - Elaborar protocolos e conduzir o processo de diagnóstico audiológico, frente à diferentes sinais e sintomas auditivos a partir do princípio cross-check. - Definir o diagnóstico audiológico e realizar a orientação do paciente e família frente ao processo terapêutico voltado à cada tipo de alteração auditiva. - Atuar em equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico da deficiência auditiva em síndromes e anomalias craniofaciais.
A disciplina Clínica de Diagnóstico Audiológico em Populações Especiais permitirá ao aluno a atuação supervisionada em equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico da deficiência auditivas em indivíduos com síndromes e anomalias craniofaciais nas diversas faixas etárias. Elaborar protocolos e conduzir o processo de diagnóstico audiológico com procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos.
1. Realização da bateria de avaliação audiológica convencional. 2. Realização dos diferentes procedimentos no diagnóstico diferencial das patologias cocleares, retrococleares e centrais. 3. Atuação em equipe interdisciplinar e discussão de conduta clínicas
Bibliografia Básica: Alvarenga KF, Jacob LCB. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2006 Boèchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastasio ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014 KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia Complementar CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003. HALL, J. W. & MELLER, H. G. Audiologist's desk reference. San Diego, Singular Publishing group, 1997. ROESER,RJ. Manual de consulta rápida em audiologia: um guia prático.Copyright, 1a ed.,388pp, 2001. MUSIEK,FE & RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. OTACILIO & CAMPOS. Tratado de ORL. Roca Ltda, 1a ed., 1147p., São Paulo, 1997. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. ASHA – American Speech-Language-hearing Association. Commitee on Audiometric Evaluation. Guidelines for audiometric symbols. Websites: 1. American Academy of Audiology. www.audiology.org 2. American Speech-Languagem-Hearing Association. www.asha.org 3. http://www.who.int/pbd/deafness/en/ 4. Academia Brasileira de Audiologia www.audiologiabrasil.org.br 5. Ministério da Saúde – Saúde Auditiva - http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848 http://www.saudeauditivabrasil.org.br