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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0297 - Clínica de Audiologia Educacional e Tecnologias Auxiliares da Audição - Estágio Supervisionado
Clinic of Educational Audiology and Hearing Aid Technologies - Supervised Internship

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina será oferecida na Clínica Escola de Fonoaudiologia da FOB-USP e parte das atividades práticas presenciais terá como cenário de atuação o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP.
Ao final da disciplina o aluno estará apto a: 
- Integrar conteúdos teórico-práticos relacionados à avaliação contínua de desempenho de audição e de linguagem oral frente à definição e/ou a manutenção de condutas terapêuticas. 
- Contrastar os benefícios fornecidos ao usuário com a utilização dos AASIs e compreender a necessidade de indicação do implante coclear e/ou do sistema de frequência modulada. 
- Conduzir e analisar criticamente os dados da avaliação contínua de desempenho e dos resultados obtidos com o uso de tecnologias assistivas com vistas ao planejamento terapêutico e orientação escolar.
- Compreender a atuação do fonoaudiólogo nos serviços de implante coclear nas etapas pré, peri e pós-cirúrgicas.
- Selecionar e avaliar sistemas auxiliares de audição e microfone remoto em indivíduos com deficiência auditiva.
- Planejar e conduzir processo terapêutico voltado à audição e à linguagem oral de pessoas com deficiência auditiva. Possibilitar ao aluno a ampliação do seu repertório teórico e prático na área da habilitação e reabilitação auditivas. 
- Realizar aconselhamento informativo e de ajuste pessoal ao indivíduo com deficiência auditiva e seus familiares. 
- Apresentar e discutir casos clínicos com visão interdisciplinar no processo terapêutico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52388 - Adriane Lima Mortari Moret
3448798 - Natália Barreto Frederigue Lopes
1851311 - Regina Tangerino de Souza Jacob
 
Programa Resumido
Testes de percepção auditiva da fala. 
Testes/Exames de linguagem. 
Atendimento e/ou discussão clínica de  pacientes candidatos ao implante coclear. 
Seleção, verificação e adaptação de sistemas auxiliares de audição, microfones remotos para indivíduos com deficiência auditiva e/ou discussão de casos clínicos. 
Habilitação e reabilitação auditivas para indivíduos com deficiência auditiva que estejam inseridos em programas educacionais.
Terapia fonoaudiológica Aurioral para o bebê, o adulto e o idoso. 
Orientação fonoaudiológica ao paciente e/ou à sua família.
Estratégias de comunicação para o adulto e o idoso com deficiência auditiva. Atuação junto aos demais profissionais da área de saúde e da educação.
Orientações sobre acessibilidade do estudante com deficiência auditiva na perspectiva da escola inclusiva.
 
 
 
Programa
1. Habilitação auditiva para bebês com deficiência auditiva.
2. Orientação e aconselhamento familiar.
3. Reabilitação auditiva para indivíduos com deficiência auditiva que estejam inseridos em programas educacionais.
4. Estratégias de comunicação para o adulto e o idoso com deficiência auditiva.
5. Atuação junto aos demais profissionais das áreas da saúde e educação.
6. Tecnologia assistiva/acessibilidade acústica. 
7. Sistemas de implantes coclear: critérios de indicação, observação da atuação fonoaudiológica nas etapas pré, peri e pós-cirúrgicas.
8. Discussões de casos clínicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de desempenho no atendimento clínico. Avaliação de desempenho na apresentação, na participação e na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos em supervisão. Avaliação escrita (provas) que privilegie o raciocínio téorico-prático, trabalhos, exercícios ou seminários.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
Boèchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastasio ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014
Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005.
Bibliografia complementar
BENTO RF, LIMA LRP, TSUJI RK, GOMEZ MCSG, LIMA DVSP, BRITO RV. (Org.). Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. 1a.ed.Rio de Janeiro: Thieme Publicações Ltda., 2014.
DUNCAN J et al. Auditory (Re)Habilitation for Adolescents with Hearing Loss: Theory and Practice. New York: Oxford University Press, 2015.
JOHNSON CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012. 
SMALDINO JJ, FLEXER C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012.
Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014.
VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008.
Websites:
1. American Academy of Audiology. www.audiology.org
2. American Speech-Languagem-Hearing Association. www.asha.org
3. http://www.who.int/pbd/deafness/en/
4. Academia Brasileira de Audiologia www.audiologiabrasil.org.br
5. Ministério da Saúde – Saúde Auditiva - http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848
http://www.saudeauditivabrasil.org.br
 

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