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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0297 - Clínica de Audiologia Educacional e Tecnologias Auxiliares da Audição - Estágio Supervisionado
Clinic of Educational Audiology and Hearing Aid Technologies - Supervised Internship

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
- Integrar conteúdos teórico-práticos relacionados à avaliação contínua de desempenho de audição e de linguagem oral frente à definição e/ou a manutenção de condutas terapêuticas. - Contrastar os benefícios fornecidos ao usuário com a utilização dos AASIs e compreender a necessidade de indicação do implante coclear e/ou do sistema de frequência modulada. - Conduzir e analisar criticamente os dados da avaliação contínua de desempenho e dos resultados obtidos com o uso de tecnologias assistivas com vistas ao planejamento terapêutico e orientação escolar. - Compreender a atuação do fonoaudiólogo nos serviços de implante coclear nas etapas pré, peri e pós-cirúrgicas. - Selecionar e avaliar sistemas auxiliares de audição e microfone remoto em indivíduos com deficiência auditiva. - Planejar e conduzir processo terapêutico voltado à audição e à linguagem oral de pessoas com deficiência auditiva. Possibilitar ao aluno a ampliação do seu repertório teórico e prático na área da habilitação e reabilitação auditivas. - Realizar aconselhamento informativo e de ajuste pessoal ao indivíduo com deficiência auditiva e seus familiares. - Apresentar e discutir casos clínicos com visão interdisciplinar no processo terapêutico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52388 - Adriane Lima Mortari Moret
3448798 - Natália Barreto Frederigue Lopes
1851311 - Regina Tangerino de Souza Jacob
 
Programa Resumido
Testes de percepção auditiva da fala. Testes/Exames de linguagem. Atendimento e/ou discussão clínica de pacientes candidatos ao implante coclear. Seleção, verificação e adaptação de sistemas auxiliares de audição, microfones remotos para indivíduos com deficiência auditiva e/ou discussão de casos clínicos. Habilitação e reabilitação auditivas para indivíduos com deficiência auditiva que estejam inseridos em programas educacionais. Terapia fonoaudiológica Aurioral para o bebê, o adulto e o idoso. Orientação fonoaudiológica ao paciente e/ou à sua família. Estratégias de comunicação para o adulto e o idoso com deficiência auditiva. Atuação junto aos demais profissionais da área de saúde e da educação. Orientações sobre acessibilidade do estudante com deficiência auditiva na perspectiva da escola inclusiva.
 
 
 
Programa
1. Habilitação auditiva para bebês com deficiência auditiva. 2. Orientação e aconselhamento familiar. 3. Reabilitação auditiva para indivíduos com deficiência auditiva que estejam inseridos em programas educacionais. 4. Estratégias de comunicação para o adulto e o idoso com deficiência auditiva. 5. Atuação junto aos demais profissionais das áreas da saúde e educação. 6. Tecnologia assistiva/acessibilidade acústica. 7. Sistemas de implantes coclear: critérios de indicação, observação da atuação fonoaudiológica nas etapas pré, peri e pós-cirúrgicas. 8. Discussões de casos clínicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de desempenho no atendimento clínico. Avaliação de desempenho na apresentação, na participação e na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos em supervisão. Avaliação escrita (provas) que privilegie o raciocínio téorico-prático, trabalhos, exercícios ou seminários.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: Boèchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastasio ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014 Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. Bibliografia complementar BENTO RF, LIMA LRP, TSUJI RK, GOMEZ MCSG, LIMA DVSP, BRITO RV. (Org.). Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. 1a.ed.Rio de Janeiro: Thieme Publicações Ltda., 2014. DUNCAN J et al. Auditory (Re)Habilitation for Adolescents with Hearing Loss: Theory and Practice. New York: Oxford University Press, 2015. JOHNSON CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012. SMALDINO JJ, FLEXER C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012. Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014. VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008. Websites: 1. American Academy of Audiology. www.audiology.org 2. American Speech-Languagem-Hearing Association. www.asha.org 3. http://www.who.int/pbd/deafness/en/ 4. Academia Brasileira de Audiologia www.audiologiabrasil.org.br 5. Ministério da Saúde – Saúde Auditiva - http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848 http://www.saudeauditivabrasil.org.br
 

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