Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0298 - Clínica de Estudos Avançados dos Dispositivos Eletrônicos Aplicados à Surdez - Estágio Supervisionado
Clinic of Advanced Studies of Electronic Devices Applied to Deafness - Supervised Internship

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina enfoca os avanços na área dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez, no que se refere à seleção e avaliação de recursos operacionais destes dispositivos assim como nos modelos de fornecimento de serviços para adultos e idosos com deficiência auditiva. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Conduzir e analisar os resultados de avaliações de circuitos, recursos operacionais e estratégias de processamento de sinal contemporâneas por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acopladores. - Analisar resultados da avaliação audiológica, dados da necessidade comunicativa e impacto psicossocial da deficiência auditiva com vistas à seleção de recursos operacionais avançados do AASI ou outras tecnologias assistivas - Contrastar os benefícios fornecidos ao usuário com a utilização de diferentes níveis de implementação de estratégias digitais para redução da microfonia, redução do ruído, rebaixamento de frequência e conectividade. - Discorrer sobre o impacto das tecnologias disruptivas nos aparelhos de amplificação sonora individuais. - Contrastar os modelos de fornecimento de serviços tradicionais face-a face com os modelos a distância (telessaúde e m-saúde). - Conduzir procedimentos baseados nos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
494263 - Deborah Viviane Ferrari
5519498 - Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
2471560 - Wanderléia Quinhoneiro Blasca
 
Programa Resumido
Seleção e avaliação de circuitos, recursos operacionais e estratégias de processamento de sinal contemporâneas por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acopladores. Tecnologias disruptivas e os aparelhos de amplificação sonora individuais. Modelos de fornecimento de serviço para candidatos e usuários dos aparelhos de amplificação sonora individuais. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Programa
1. Avaliações de circuitos, recursos operacionais e estratégias de processamento de sinal contemporâneas por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acopladores. 2. Procedimentos de seleção e avaliação de diferentes esquemas de direcionalidade e sistemas digitais incluindo expansão, redução digital do ruído, supressão da microfonia, estratégias de rebaixamento de frequência 3. Seleção e avaliação de sistemas de conectividade e tecnologias de microfone remoto nos aparelhos de amplificação sonora individuais. 4. Tecnologias disruptivas e os aparelhos de amplificação sonora individuais - estado da arte e tendências. 5. Modelos de fornecimento de serviço para candidatos e usuários dos aparelhos de amplificação sonora individuais. 6. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Desempenho nos atendimentos clínicos - Desempenho em exercícios ou seminários individuais ou em grupo - Capacidade de colaboração e trabalho em equipe. - Prova escrita. As questões da prova serão em sua maioria dissertativas, que requerem a aplicação do conhecimento à situações clinicas - Prova prática: atendimento individual de caso clínico.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: ALMEIDA K; IORIO MCM. Próteses auditivas : fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2ª ed. São Paulo, Lovise, 2003. BOÈCHAT EM, MENEZES PL, COUTO CM, FRIZZO ACF, SCHARLACH RC, ANASTASIO ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. VALENTIM, RAM et al (Org). A telessaúde no Brasil e a inovação tecnológica na atenção primária. Natal : UFRN, 2015. 449 p. Bibliografia complementar DILLON H. Hearing aids. 2nd ed. Sydney, Boomerang Press, 2012. KEINERT TMM et al. (Org). Proteção à privacidade e acesso às informações em saúde tecnologias, direitos e ética. São Paulo : Instituto de Saúde, 2015. 464 p. SCHAUB A. Digital hearing aids. New York, Thieme, 2008. VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0298

Clique para consultar o oferecimento para BAF0298

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP