Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0298 - Clínica de Estudos Avançados dos Dispositivos Eletrônicos Aplicados à Surdez - Estágio Supervisionado
Clinic of Advanced Studies of Electronic Devices Applied to Deafness - Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina será oferecida na Clínica Escola de Fonoaudiologia da FOB-USP e parte das atividades práticas presenciais terá como cenário de atuação o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais  (HRAC) da USP.
A disciplina enfoca os avanços na área dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez, no que se refere à seleção e avaliação de recursos operacionais destes dispositivos assim como nos modelos de fornecimento de serviços para adultos e idosos com deficiência auditiva. 
Ao final da disciplina o aluno estará apto a: 
- Conduzir e analisar os resultados de avaliações de circuitos, recursos operacionais e estratégias de processamento de sinal contemporâneas por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acopladores. 
- Analisar resultados da avaliação audiológica, dados da necessidade comunicativa e impacto psicossocial da deficiência auditiva com vistas à seleção de recursos operacionais avançados do AASI ou outras tecnologias assistivas 
- Contrastar os benefícios fornecidos ao usuário com a utilização de diferentes níveis de implementação de estratégias digitais para redução da microfonia, redução do ruído, rebaixamento de frequência e conectividade. 
- Discorrer sobre o impacto das tecnologias disruptivas nos aparelhos de amplificação sonora individuais.  
- Contrastar os modelos de fornecimento de serviços tradicionais face-a face com os modelos a distância (telessaúde e m-saúde).
- Conduzir procedimentos baseados nos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
494263 - Deborah Viviane Ferrari
5519498 - Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
2471560 - Wanderléia Quinhoneiro Blasca
 
Programa Resumido
Seleção e avaliação de circuitos, recursos operacionais e estratégias de processamento de sinal contemporâneas por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acopladores. Tecnologias disruptivas e os aparelhos de amplificação sonora individuais. Modelos de fornecimento de serviço para candidatos e usuários dos aparelhos de amplificação sonora individuais. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Programa
1. Avaliações de circuitos, recursos operacionais e estratégias de processamento de sinal contemporâneas por meio de medidas com microfone sonda e medidas em acopladores. 
2. Procedimentos de seleção e avaliação de diferentes esquemas de direcionalidade e sistemas digitais incluindo expansão, redução digital do ruído, supressão da microfonia, estratégias de rebaixamento de frequência
3. Seleção e avaliação de sistemas de conectividade e tecnologias de microfone remoto nos aparelhos de amplificação sonora individuais. 
4. Tecnologias disruptivas e os aparelhos de amplificação sonora individuais - estado da arte e tendências.
5. Modelos de fornecimento de serviço para candidatos e usuários dos aparelhos de amplificação sonora individuais. 
6. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Desempenho nos atendimentos clínicos - Desempenho em exercícios ou seminários individuais ou em grupo - Capacidade de colaboração e trabalho em equipe. - Prova escrita. As questões da prova serão em sua maioria dissertativas, que requerem a aplicação do conhecimento à situações clinicas - Prova prática: atendimento individual de caso clínico.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ALMEIDA K; IORIO MCM. Próteses auditivas : fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2ª ed. São Paulo, Lovise, 2003.
BOÈCHAT EM, MENEZES PL, COUTO CM, FRIZZO ACF, SCHARLACH RC, ANASTASIO ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
VALENTIM, RAM et al (Org). A telessaúde no Brasil e a inovação tecnológica na atenção primária. Natal : UFRN, 2015. 449 p.
Bibliografia complementar
DILLON H. Hearing aids. 2nd ed. Sydney, Boomerang Press, 2012.
KEINERT TMM et al. (Org). Proteção à privacidade e acesso às informações em saúde tecnologias, direitos e ética. São Paulo : Instituto de Saúde, 2015. 464 p.
SCHAUB A. Digital hearing aids. New York, Thieme, 2008.
VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008.

 

Clique para consultar os requisitos para BAF0298

Clique para consultar o oferecimento para BAF0298

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP