Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0299 - Fluência
Fluency

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a (a) definir e caracterizar a fluência e seus distúrbios da fluência em seus aspectos linguísticos, de produção e processamento de fala e linguagem, (b) conceituar e analisar criticamente as principais linhas teóricas de base, que subsidiam a compreensão dos distúrbios da fluência quanto à definições e causas e também quanto a procedimentos avaliativos e interventivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1968349 - Simone Aparecida Lopes Herrera
 
Programa Resumido
Definição de fluência e disfluência; teorias que embasam a compreensão e estudo dos distúrbios da fluência; caracterização e sintomatologia dos distúrbios da fluência; princípios iniciais da avaliação e intervenção fonoaudiológica com as alterações da fluência.
 
 
 
Programa
- Definição de fluência e disfluência: noções básicas sobre a gagueira (definição, etiologia, incidência, sintomas); diferença entre gagueira e disfluência normal de fala; tipologia das disfluências (gagas e não-gagas). - Teorias sobre a gagueira: aspectos orgânicos da gagueira; neurolinguísticos, psicolinguísticos da gagueira e de outros distúrbios da fluência. - Abordagem multidimensional das alterações da fluência. - Definição e caracterização dos disturbios da fluência: gagueira do desenvolvimento, taquifemia, gagueira adquirida (neurológica e psicogênica). - Fatores no desenvolvimento da gagueira (predisponentes, precipitadores e de perpetuação). - Principios iniciais de Avaliação fonoaudiologica da Fluência: parâmetros de fluência, anamnese fonoaudiológica e Avaliação fonoaudiológica nos distúrbios da fluência. - Principios iniciais de Intervenção fonoaudiológica nos distúrbios da fluência: individual, em grupo e atuação com pais, familiares, cuidadores e educadores/escola.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas dialogadas. - Estudo dos textos e artigos relacionados ao tema, com discussão. - Metodologias ativas em grupo.
Critério
- Prova teórica. - Apresentação de trabalho/seminário com tema a ser definido pelo docente. - Participação nas atividades propostas - Pontualidade - Assiduidade / frequencia - Capacidade analítica e crítica dos textos e artigos, com arguição nas dinâmicas em grupo.
Norma de Recuperação
Prova teórica e/ou oral e/ou apresentação de trabalho/seminário com tema a ser definido pelo docente.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. ANDRADE, C. R. F.; et. al. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuiba (SP): Pró–Fono, 2000. 90 p. 2. ANDRADE, C.R.F. Gagueira Infantil: risco, diagnóstico e programas terapêuticos. Carapicuíba (SP): Pró-Fono, 2006. 184 p. 3. ANDRADE, C.R.F. (ORG) Adolescentes e Adultos com Gagueira: fundamentos e aplicações clínicas. Carapicuíba (SP): Pro-fono, 2017. 4. RIBEIRO, I.M. (Org.) Conhecimentos essenciais para atender bem a pessoa com queixa de gagueira. São José dos Campos: Pulso, 2003. 5. MARCHESAN, I.Q. et al Tratado Das Especialidades Em Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0299

Clique para consultar o oferecimento para BAF0299

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP