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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0310 - Gerenciamento Interprofissional da Fissura Labiopalatina
Interprofessional Management of Cleft Lip and Palate

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Abordar o desenvolvimento de habilidades básicas para o acolhimento, a alimentação e o encaminhamento do bebê com fissura labiopalatina para serviços credenciados pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de anomalias craniofaciais. Esta disciplina será oferecida no âmbito do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, localizado no Campus USP em Bauru, contando com a colaboração de profissionais do hospital para academizar atividades clínicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3189323 - Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
51599 - Maria Ines Pegoraro Krook
 
Programa Resumido
Introdução à fissura labiopalatina (FLP) e às etapas e condutas terapêuticas para o tratamento interdisciplinar das anomalias craniofaciais.
 
 
 
Programa
Serão abordados os seguintes aspectos do gerenciamento da fissura labiopalatina: 1) Introdução à fissura labiopalatina (FLP); 2) Interface entre serviços de alta complexidade e atenção básica no gerenciamento da fissura labiopalatina; 3) Acolhimento e orientação de pais e cuidadores do bebê com fissura labiopalatina em maternidades e postos de saúde: primeiros cuidados; 4) Alimentação do bebê com fissura labiopalatina; 5) Protocolos de gerenciamento da FLP: encaminhamento para serviço de alta complexidade e o planejamento das primeiras cirurgias; 6) Teleparcerias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método de avaliação dos alunos pontuará o desempenho nas atividades oferecidas durante aulas expositivas, acesso a materiais, atividades no moodle e atividades no HRAC.
Critério
1) O desempenho técnico do aluno será avaliado durante observação ou simulação de atendimentos; 2) O desempenho ético do aluno será avaliado durante a atuação do aluno com docentes, supervisores e demais membros da equipe interdisciplinar; 3) O desempenho científico do aluno será avaliado por meio de atividades que poderão envolver participação em enquete, chat, fórum, glossário, questionários e/ou outra atividade viabilizada na plataforma moodle.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos na forma de orientação, e/ou de prova escrita, e/ou prova prática, e/ou de trabalho sobre tópico específico da disciplina, devendo ser estabelecido um acordo registrado em formato de termo de ciência entre os alunos e as professoras responsáveis pela disciplina de forma a registrar a abordagem da recuperação estabelecida para o aluno.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: Dutka, JCR; Pegoraro-Krook, MI. Gerenciamento das alterações da alimentação e comunicação nas fissuras labiopalatinas. In Tratado de Motricidade Orofacial. ORGANIZADORES: Hilton Justino da Silva et al., 2019. Jesus, MSV; Di Ninno, CQMS. Fissura labiopalatinas: fundamentos para a prática fonoaudiológica. São Paulo: Roca; 2009. WHO - Word Health Organization. Global strategies to reduce the health-care burden of craniofacial anomalies. Report of WHO meetings on International Collaborative Research on Craniofacial Anomalies. Geneva: WHO; 2002. Bibliografia Complementar: Barbosa DA, Pannunzio L. As Fissuradas: guia de informações sobre fissuras labiopalatinas. Ribeirão Preto: Book Toy; 2017.
 

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