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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0312 - Avaliação Instrumental da Função Velofaríngea para Fala
Instrumental Assessment of Velopharyngeal Function for Speech

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina será oferecida no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP incluindo o Laboratório de Fonética e de Prótese de Palato. 
Ao cursar esta disciplina o aluno poderá adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre a avaliação nasofaringoscópica e videofluoroscópica da função velofaríngea para fala. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3189323 - Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
51599 - Maria Ines Pegoraro Krook
 
Programa Resumido
Nesta disciplina serão realizadas atividades visando o desenvolvimento de habilidades básicas para atuação do fonoaudiólogo durante a avaliação nasofaringoscópica e videofluoroscópica da função velofaríngea para fala.
 
 
 
Programa
Serão abordados os seguintes aspectos:
- Procedimentos para avaliação do funcionamento velofaríngeo para fala por meio da nasofaringoscopia e interpretação dos resultados; 
- Procedimentos para avaliação do funcionamento velofaríngeo para fala por meio da videofluoroscopia e interpretação dos resultados; 
- Biofeedback do funcionamento velofaríngeo para fala.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O método de avaliação dos alunos pontuará o desempenho em atividades oferecidas durante aulas expositivas, acesso à materiais, desempenho em atividades e testes no eDisciplinas e desempenho em atividades de observação e/ou simulação no HRAC.
Critério
Desempenho em testes - Desempenho nas atividades no eDisciplinas - Desempenho em discussão / preparo de apresentação de caso ou portfólio.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos na forma de orientação, e/ou de prova escrita, e/ou prova prática, e/ou de trabalho sobre tópico específico da disciplina, devendo ser estabelecido um acordo registrado em formato de termo de ciência entre os alunos e as professoras responsáveis pela disciplina de forma a registrar a abordagem da recuperação estabelecida para o aluno.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
Pegoraro-Krook MI, Marino VCC, Dutka JCR. Avaliação das alterações de fala na fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea.  In: Silva HJ et al. (org). Tratado de motricidade orofacial. 2019. Editora Pulso.
Dutka JCR, Pegoraro-Krook MI. Avaliação e Tratamento das Disfunções Velofaríngeas. In: Marchesan IQ, Silva HJ; Tomé MC, organizadores. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. 3. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014. p. 363-68
Bibliografia Complementar: 
Vale F, Paula AB, Travassos R, Nunes C, Ribeiro MP, Marque F, Pereira F, Carrilho E, Marto CM, Francisco I. Velopharyngeal insufficiency treatment in cleft palate patients: Umbrella review. Biomimetics. 2022;7(3):118.
Pegoraro-Krook MI, Dutka-Souza JCR, Marino VCC. Nasoendoscopy of velopharynx before and during diagnostic therapy. J Appl Oral Sci. 2008;16:181-8.
Golding-Kushner KJ, et al. Standartization for the reporting of nasopharyngoscopy and multiview videofluoroscopy: a report from an international working group. Cleft Palate J. 1990; 27:337-48. 
Ysunza A, Pamplona M, Femat T, Mayer I, García-Velasco M. Videonasopharyngoscopy as an instrument for visual biofeedback during speech in cleft palate patients. Int J Pediatr Otorhinolaryngol.1997;41(3):291-8.
 

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