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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0313 - Telefonoaudiologia
Tele-Speech Language Pathology and Tele-Audiology

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios teóricos e práticos para o exercício da fonoaudiologia, mediado pelas modernas tecnologias de informação e de comunicação (TICs), para fins de promoção de saúde, aprimoramento da comunicação, assim como para prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação humana, equilíbrio e das funções orofaciais.
Facilitar a compreensão da interface entre diferentes áreas de conhecimento necessárias para o estabelecimento de serviços e programas em Telefonoaudiologia.
Promover a aquisição de habilidades necessárias para a atuação do profissional de saúde no século XXI.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
494263 - Deborah Viviane Ferrari
1040546 - Giédre Berretin
2471560 - Wanderléia Quinhoneiro Blasca
 
Programa Resumido
- Telefonoaudiologia: definição e contexto histórico
- Modelos de fornecimento de serviço e principais atividades da telefonoaudiologia.
- Aspectos legais, éticos e regulatórios em telefonoaudiologia.
- Requisitos de infra-estrutura para o fornecimento de serviços a distância. 
- Telepresença e comunicação centrada no paciente.
 
 
 
Programa
Telefonoaudiologia: definição e conceitos fundamentais
Aspectos éticos, legais e regulatórios
Privacidade e segurança das informações de saúde 
Teleconsulta: infraestrutura tecnológica, padrões de segurança e privacidade
Tecnologias móveis e dispositivos de monitoramento: aplicação em saúde
Telepresença: boas práticas e etiqueta na web 
Telefonoaudiologia e a comunicação centrada no paciente
Desafios da telefonoaudiologia
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação levará em consideração: - Participação nas atividades programadas da disciplina. - Realização de trabalhos e seminários solicitados pelos ministrantes no prazo estabelecido. - Redação, no ambiente virtual de aprendizagem, de sínteses individuais e grupais contendo reelaborações acerca das temáticas discutidas na disciplina (síntese inicial individual, sínteses dos grupos e síntese geral da turma em cada encontro)
Critério
- Participação nas atividades programadas da disciplina (peso 3,0) - Realização de trabalhos e seminários solicitados pelos ministrantes no prazo estabelecido (peso 4,0). - Redação, no ambiente virtual de aprendizagem, de sínteses individuais e grupais (peso 3,0)
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
Campos PD. Teleaudiologia: análise da comunicação profissional/paciente no processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta [tese]. Bauru: , Faculdade de Odontologia de Bauru; 2016. doi:10.11606/T.25.2016.tde-16082016-102746.
Haddad AE. Experiência Brasileira do Programa Nacional Telessaúde Brasil. In: Mathias I, Monteiro A. Gold Book [on-line]: inovação tecnológica em educação e saúde. Rio de Janeiro: Ed. UERJ; 2012.
Resolução CFFa nº 427, de 1º de março de 2013. "Dispõe sobre a regulamentação da Telessaúde em Fonoaudiologia e dá outras providências."
Spinardi ACP, Blasca WQ, Wen CL, Maximino LP. Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde. PróFono Revista de Atualização Científica. 2009 julset; 21(3):24954.
Wen, C. L. Telemedicina e Telessaúde: uma abordagem sob a visão de estratégia de saúde apoiada por tecnologia. Atualidades Brasileiras em Telemedicina e Telessaúde, v. 2, n. 1, p. 35, abr./maio 2006.
Bibliografia Complementar: 
Chouvarda IG, Goulis D, Lambrinoudaki I, Maglaveras N. Connected health and integrated care: Toward new models for chronic disease management, Maturitas, Volume 82, Issue 1,2015, Pages 22-27.
Ferrari DV. Comparação de procedimentos audiológicos realizados face a face e via teleconsulta síncrona: revisão sistemática da literatura– Bauru, 2014.157 p. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Odontologia de Bauru. Universidade de São Paulo.
Ferrari DV, Lopez EA. A review of hearing aid teleconsultation in Brazil. Journal of Hearing Science, v. 7, p. 9-24, 2017.
Gutenberg J, Katrakazas P, Trenkova L, Murdin L, Brdarić D, Koloutsou N et al. Big Data for Sound Policies: Toward Evidence-Informed Hearing Health Policies. American Journal of Audiology, November 2018, Vol. 27, 493-502.
Krupinski EA. Innovations and possibilities in connected health. Journal of the American Academy of Audiology, Volume 26, Number 9, October 2015, pp. 761-767(7). 
Vitti SV, Blasca WQ, Sigulem D, Pisa I. Web based auditory self training system for adult and elderly users of hearing aids. Studies in Health Technology and Informatics, v. 216, p. 168172, 2015.
 

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