Fornecer subsídios teóricos e práticos para o exercício da fonoaudiologia, mediado pelas modernas tecnologias de informação e de comunicação (TICs), para fins de promoção de saúde, aprimoramento da comunicação, assim como para prevenção, identificação, avaliação, diagnóstico e intervenção dos distúrbios da comunicação humana, equilíbrio e das funções orofaciais. Facilitar a compreensão da interface entre diferentes áreas de conhecimento necessárias para o estabelecimento de serviços e programas em Telefonoaudiologia. Promover a aquisição de habilidades necessárias para a atuação do profissional de saúde no século XXI.
- Telefonoaudiologia: definição e contexto histórico - Modelos de fornecimento de serviço e principais atividades da telefonoaudiologia. - Aspectos legais, éticos e regulatórios em telefonoaudiologia. - Requisitos de infra-estrutura para o fornecimento de serviços a distância. - Telepresença e comunicação centrada no paciente.
Telefonoaudiologia: definição e conceitos fundamentais Aspectos éticos, legais e regulatórios Privacidade e segurança das informações de saúde Teleconsulta: infraestrutura tecnológica, padrões de segurança e privacidade Tecnologias móveis e dispositivos de monitoramento: aplicação em saúde Telepresença: boas práticas e etiqueta na web Telefonoaudiologia e a comunicação centrada no paciente Desafios da telefonoaudiologia
Bibliografia Básica: Campos PD. Teleaudiologia: análise da comunicação profissional/paciente no processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individuais via teleconsulta [tese]. Bauru: , Faculdade de Odontologia de Bauru; 2016. doi:10.11606/T.25.2016.tde-16082016-102746. Haddad AE. Experiência Brasileira do Programa Nacional Telessaúde Brasil. In: Mathias I, Monteiro A. Gold Book [on-line]: inovação tecnológica em educação e saúde. Rio de Janeiro: Ed. UERJ; 2012. Resolução CFFa nº 427, de 1º de março de 2013. "Dispõe sobre a regulamentação da Telessaúde em Fonoaudiologia e dá outras providências." Spinardi ACP, Blasca WQ, Wen CL, Maximino LP. Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde. PróFono Revista de Atualização Científica. 2009 julset; 21(3):24954. Wen, C. L. Telemedicina e Telessaúde: uma abordagem sob a visão de estratégia de saúde apoiada por tecnologia. Atualidades Brasileiras em Telemedicina e Telessaúde, v. 2, n. 1, p. 35, abr./maio 2006. Bibliografia Complementar: Chouvarda IG, Goulis D, Lambrinoudaki I, Maglaveras N. Connected health and integrated care: Toward new models for chronic disease management, Maturitas, Volume 82, Issue 1,2015, Pages 22-27. Ferrari DV. Comparação de procedimentos audiológicos realizados face a face e via teleconsulta síncrona: revisão sistemática da literatura– Bauru, 2014.157 p. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Odontologia de Bauru. Universidade de São Paulo. Ferrari DV, Lopez EA. A review of hearing aid teleconsultation in Brazil. Journal of Hearing Science, v. 7, p. 9-24, 2017. Gutenberg J, Katrakazas P, Trenkova L, Murdin L, Brdarić D, Koloutsou N et al. Big Data for Sound Policies: Toward Evidence-Informed Hearing Health Policies. American Journal of Audiology, November 2018, Vol. 27, 493-502. Krupinski EA. Innovations and possibilities in connected health. Journal of the American Academy of Audiology, Volume 26, Number 9, October 2015, pp. 761-767(7). Vitti SV, Blasca WQ, Sigulem D, Pisa I. Web based auditory self training system for adult and elderly users of hearing aids. Studies in Health Technology and Informatics, v. 216, p. 168172, 2015.