Ao final da disciplina o aluno estará apto a: (1) Desenvolver raciocínio teóricoprático para a obtenção das medidas da imitância acústica; (2) realizar a simulação de casos clínicos com a utilização do mascaramento auditivo; (3) Desenvolver raciocínio teóricoprático para a realização dos testes supraliminares para a avaliação da perda auditiva sensorioneural.
Processo do diagnóstico audiológico: medidas da imitância acústica, casos clínicos envolvendo mascaramento audiológico. Testes Supraliminares na avaliação da perda auditiva sensorioneural. Discussão dos achados da avaliação audiológica básica envolvendo diferentes procedimentos.
1 - Casos clínicos envolvendo o uso do mascaramento audiológico. 2 - Distorções das sensações do estímulo acústico. 3 - Medidas da imitância acústica: objetivos e aplicabilidades clínicas, equipamentos, execução dos procedimentos, registro e interpretação dos resultados: curvas timpanométricas, prova da função tubária e reflexo acústico. 4 - Testes Supraliminares na avaliação de patologia coclear e retrococlear: conceito, execução dos procedimentos, registro e interpretação dos resultados. 5 - Casos clínicos envolvendo a interpretação dos achados audiologicos em diferentes patologias do sistema auditivo. 6 - Atividades práticas envolvendo equipamentos virtuais ou físicos.
Bibliografia Básica: ALVARENGA,K.F., JACOB, Lilian Cássia Bornia. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos : Pulso Editorial, 2006 p.114. BOECHAT EM e col. tratado de audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia Complementar: CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003. MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005.