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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0315 - Teoria e Diagnóstico Audiológico III
Theory and Diagnostic Audiology III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno estará apto a: (1) Desenvolver raciocínio teórico­prático para a obtenção das medidas da imitância acústica; (2) realizar a simulação de casos clínicos com a utilização do mascaramento auditivo; (3) Desenvolver raciocínio teórico­prático para a realização dos testes supraliminares para a avaliação da perda auditiva sensorioneural.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501295 - Andréa Cintra Lopes
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob
 
Programa Resumido
Processo do diagnóstico audiológico: medidas da imitância acústica, casos clínicos envolvendo mascaramento audiológico. Testes Supraliminares na avaliação da perda auditiva sensorioneural. Discussão dos achados da avaliação audiológica básica envolvendo diferentes procedimentos. 
 
 
 
Programa
1 - Casos clínicos envolvendo o uso do mascaramento audiológico.
2 - Distorções das sensações do estímulo acústico.
3 - Medidas da imitância acústica: objetivos e aplicabilidades clínicas, equipamentos, execução dos procedimentos, registro e interpretação dos resultados: curvas timpanométricas, prova da função tubária e reflexo acústico.
4 - Testes Supraliminares na avaliação de patologia coclear e retrococlear: conceito, execução dos procedimentos, registro e interpretação dos resultados. 
5 - Casos clínicos envolvendo a interpretação dos achados audiologicos em diferentes patologias do sistema auditivo.
6 - Atividades práticas envolvendo equipamentos virtuais ou físicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por meio de diferentes abordagens: prova escrita, discussões em grupos e trabalhos conduzidos em forma de tutoria aos alunos, roteiro de atividades utilizando material bibliográfico, no formato digital ou vídeos, atividade com simulação por meio de um software com equipamentos virtuais.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados. Avaliação de desempenho na participação, na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos e provas escritas que privilegiam o raciocínio téorico-prático.
Norma de Recuperação
Para os alunos que atingirem média final entre 3,0 e 4,9. A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita ou atividade monitorada.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
ALVARENGA,K.F., JACOB, Lilian Cássia Bornia. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos : Pulso Editorial, 2006 p.114. 
BOECHAT EM e col. tratado de audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. 
Bibliografia Complementar: 
CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003.
MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. 
Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005.
 

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