Introduzir o aluno de Fonoaudiologia aos conceitos básicos da Pesquisa Científica e das etapas do Método Científico. Capacitar o aluno a coletar, organizar dados para processamento, fazer observações, definir problemas, formar hipóteses e aplicar metodologia estatística elementar.Com isto pretende-se desenvolver seu senso crítico para avaliar pesquisas e a sua compreensão dos modelos onde interfere o acaso, como é comum nas ciências experimentais.
Ciência e Método Científico; Pesquisa e suas etapas; Amostragem; Bioéticos; Tipos de pesquisa; Problemas em pesquisa; Instrumentos de pesquisa; Ante-projeto, projeto e relatório de pesquisa.
- Ciência e Método Científico- Pesquisa e suas etapas- Amostragem- Bioéticos- Tipos de pesquisa- Problemas em pesquisa- Instrumentos de pesquisa- Ante-projeto, projeto e relatório de pesquisa
Bibliografia Básica: CERVO, A.L. & BERVIAN P.A. Metodologia científica. São Paulo, Pearson Education, 2007. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo, Atlas, 2011. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo, Atlas, 2007. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Odontologia de Bauru. Serviço de Biblioteca e Documentação. Diretrizes básicas para elaboração de dissertações e Teses. Serviço de Biblioteca e Documentação. FOB-USP – Bauru, 2011. Bibliografia Complementar: ANDRADE C.R.F. TCC em Fonoaudiologia – Tenha sucesso nesse grande desafio. Barueri, Pró-Fono, 2012. ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo, Perspectiva, 2010. GALLIANO, A.G. O Método Científico. São Paulo, Harbra, 1986. OLIVEIRA, S.L. Tratado de metodologia científica. São Paulo, Pioneira, 1999.