Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0367 - Estatística
Statistics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno de Fonoaudiologia aos conceitos básicos da Estatística aplicada ao Método Científico. Capacitar o aluno a executar os procedimentos estatísticos básicos para organização e análise de dados coletados. Conscientiza-lo da importância do método científico nas ciências biológicas e suas limitações, com uma correta valorização dos conceitos de inferência baseada na indução, do erro amostral e da concepção de fenômenos probabilísticos. Com isto pretende-se desenvolver seu senso crítico para avaliar pesquisas e a sua compreensão dos modelos onde interfere o acaso, como é comum nas ciências experimentais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2227222 - Heitor Marques Honório
2431492 - José Roberto Pereira Lauris
 
Programa Resumido
O papel da Estatística nas Ciências Biológicas; Variáveis e níveis de mensuração; Apresentação tabular e gráfica; Medidas de posição e tendência central; Medida de associação e correlação; Distribuição de probabilidade (binomial e normal); Alguns testes de hipótese.
 
 
 
Programa
- O papel da Estatística nas Ciências Biológicas - Variáveis e níveis de mensuração - Apresentação tabular e gráfica - Medidas de posição e tendência central - Medida de associação e correlação. - Distribuição de probabilidade (binomial e normal) - Alguns testes de hipótese
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, resolução de exercícios práticos em classe e fora da classe.
Critério
Provas teóricas. Trabalhos práticos.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: BERQUÓ, E. et al. Bioestatística. São Paulo, EPU, 1981. COSTA NETO, P.L.O. Estatística. São Paulo, Edgard Blücher, 2002. VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Rio de janeiro, Elsevier, 2016. Bibliografia Complementar: DANTAS, C.A.B. Probabilidade: um curso introdutório. São Paulo: EDUSP, 2004. MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de probabilidade e estatística. São Paulo: EDUSP, 2004. MORAES, N.; LOPES, E.S. Manual de Estatística. Bauru, FOB-USP. 1982.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0367

Clique para consultar o oferecimento para BAO0367

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP