Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0500 - Eixo Tutorial I
Tutorial Axis I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Caracterizar a visão médica do ser humano em suas diferentes dimensões histórica, biológica e psicossocial, com discussão dos problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e psicológicos que influenciam diretamente sua formação e atuação em sociedade e as relações socioambientais.
2) Reconhecer o ciclo vital humano; Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas); Relacionar as mudanças que ocorrem com o ser humano à cultura em que se insere e valorizar a interação e cooperação no convívio com pessoas de diferentes idades.
3) Conhecer o funcionamento normal do organismo humano e a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos de forma integrada, que serão aprofundados nos módulos subsequentes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3149144 - Ana Carolina Magalhães
3474609 - Bella Luna Colombini Ishikiriama
2227344 - Rodrigo Cardoso de Oliveira
 
Programa Resumido
Introdução ao conhecimento médico com contextualização histórica da medicina, evolução das fases históricas do conhecimento médico e sua relação com a arte e outros saberes, evolução do ensino médico e o uso de metodologias ativas no currículo integrado e processo saúde-doença na esfera social, considerando os direitos constitucionais. Introdução às bases orgânicas dos ciclos vitais, evolução do ser humano desde sua concepção até a morte, processo saúde-doença, interferência do meio ambiente na saúde, saúde e sociedade. Introdução ao funcionamento celular, dos tecidos e dos sistemas orgânicos; Conhecimento das vias metabólicas que garantem a produção de energia para o organismo, Mecanismos de homeostase para garantir o equilíbrio do organismo.
 
 
 
Programa
1) Introdução ao conhecimento médico com contextualização histórica da medicina, evolução das fases históricas do conhecimento médico e sua relação com a arte e outros saberes, evolução do ensino médico e o uso de metodologias ativas no currículo integrado e processo saúde-doença na esfera social, considerando os direitos constitucionais.
2) Introdução às bases orgânicas dos ciclos vitais, evolução do ser humano desde sua concepção até a morte, processo saúde-doença, interferência do meio ambiente na saúde, saúde e sociedade.
3) Introdução ao funcionamento celular, dos tecidos e dos sistemas orgânicos; Conhecimento das vias metabólicas que garantem a produção de energia para o organismo, Mecanismos de homeostase para garantir o equilíbrio do organismo.
Observações sobre o programa:
- No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável;
- A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho);
- A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e avaliações formativas pelo docente e interpares. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação Formativa Interpares X (0,1) Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ALMEIDA FILHO, N. de; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 699 p.
BARRETT, K. E. et al. Fisiologia médica de Ganong. 24. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 752 p.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. 239 p. COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 502 p.
EIZIRIK, C. L.; BASSOLS, A. M. S. (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 255 p. HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 1145 p. MAGALHÃES, A. C.; OLIVEIRA, R. C. de; BUZALAF, M. A. R. Bioquímica básica e bucal. São Paulo: Ed. Santos, 2017. 232 p.
NUTTON, V. A medicina antiga. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. 625 p.
PORTER, R. Cambridge história da medicina. Rio de Janeiro: Revinter, 2008. 407 p.
SCLIAR, M. A paixão transformada: história da medicina na literatura. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 307 p.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação estruturante do SUS. Brasília, 2011. 534 p.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0500

Clique para consultar o oferecimento para BAO0500

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP