1) Caracterizar a visão médica do ser humano em suas diferentes dimensões histórica, biológica e psicossocial, com discussão dos problemas sociais, econômicos, políticos, culturais e psicológicos que influenciam diretamente sua formação e atuação em sociedade e as relações socioambientais. 2) Reconhecer o ciclo vital humano; Identificar as mudanças que ocorrem no ser humano durante seu ciclo vital (biológicas, sociais, psicológicas); Relacionar as mudanças que ocorrem com o ser humano à cultura em que se insere e valorizar a interação e cooperação no convívio com pessoas de diferentes idades. 3) Conhecer o funcionamento normal do organismo humano e a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos de forma integrada, que serão aprofundados nos módulos subsequentes.
Introdução ao conhecimento médico com contextualização histórica da medicina, evolução das fases históricas do conhecimento médico e sua relação com a arte e outros saberes, evolução do ensino médico e o uso de metodologias ativas no currículo integrado e processo saúde-doença na esfera social, considerando os direitos constitucionais. Introdução às bases orgânicas dos ciclos vitais, evolução do ser humano desde sua concepção até a morte, processo saúde-doença, interferência do meio ambiente na saúde, saúde e sociedade. Introdução ao funcionamento celular, dos tecidos e dos sistemas orgânicos; Conhecimento das vias metabólicas que garantem a produção de energia para o organismo, Mecanismos de homeostase para garantir o equilíbrio do organismo.
1) Introdução ao conhecimento médico com contextualização histórica da medicina, evolução das fases históricas do conhecimento médico e sua relação com a arte e outros saberes, evolução do ensino médico e o uso de metodologias ativas no currículo integrado e processo saúde-doença na esfera social, considerando os direitos constitucionais. 2) Introdução às bases orgânicas dos ciclos vitais, evolução do ser humano desde sua concepção até a morte, processo saúde-doença, interferência do meio ambiente na saúde, saúde e sociedade. 3) Introdução ao funcionamento celular, dos tecidos e dos sistemas orgânicos; Conhecimento das vias metabólicas que garantem a produção de energia para o organismo, Mecanismos de homeostase para garantir o equilíbrio do organismo. Observações sobre o programa: - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável; - A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho); - A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
Bibliografia Básica: ALMEIDA FILHO, N. de; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 699 p. BARRETT, K. E. et al. Fisiologia médica de Ganong. 24. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 752 p. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. 239 p. COSTANZO, L. S. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 502 p. EIZIRIK, C. L.; BASSOLS, A. M. S. (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 255 p. HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 1145 p. MAGALHÃES, A. C.; OLIVEIRA, R. C. de; BUZALAF, M. A. R. Bioquímica básica e bucal. São Paulo: Ed. Santos, 2017. 232 p. NUTTON, V. A medicina antiga. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. 625 p. PORTER, R. Cambridge história da medicina. Rio de Janeiro: Revinter, 2008. 407 p. SCLIAR, M. A paixão transformada: história da medicina na literatura. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 307 p. Bibliografia Complementar BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação estruturante do SUS. Brasília, 2011. 534 p.