Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0501 - Sistemas Orgânicos Integrados I
Integrated Organic Systems I

Créditos Aula: 9
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 195 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Conhecer as bases da formação e do funcionamento normal do organismo humano por meio da visão integrada do conhecimento médico e científico obtido pelos métodos de estudo das diversas ciências básicas.
2) Conhecer a organização, estrutura e função dos seres vivos com ênfase nos componentes celulares e moleculares que formam os tecidos e os diversos sistemas orgânicos, discutindo a dinâmica do estado atual do conhecimento nas diversas áreas básicas de modo integrado.
3) Conhecer os diversos processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada para permitir ao ser humano manter seu meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo, de modo integrado entre as diversas ciências básicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3149144 - Ana Carolina Magalhães
3474609 - Bella Luna Colombini Ishikiriama
2227344 - Rodrigo Cardoso de Oliveira
 
Programa Resumido
Introdução ao conhecimento médico com contextualização histórica da medicina, abordagem do estudo integrado do corpo humano explorando os seus métodos de estudo.  Situações básicas prática médica com estudo da anatomia, das células, da histologia explorando conhecimentos de bioquímica, fisiologia, biologia celular, histologia e genética. Estudo da célula com abordagem da estrutura, bioquímica, membrana, sítios de ligação e transporte, fisiologia, comunicações, enzimas, organelas, núcleo e divisão celular. Introdução ao metabolismo intracelular e transporte de soluto através das hemácias, contemplando ainda os fundamentos de histologia e análise histológicas. Introdução ao metabolismo e a homeostase do corpo humano, compreendendo noções de bioenergética e vias metabólicas (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória), de metabolismo integrado (carboidratos e lipídios; aminoácidos e proteínas; função hepática e pancreática). O sistema muscular e ósseo com abordagem de anatomia, histologia, fisiologia e bioquímica.
 
 
 
Programa
1) Introdução ao conhecimento médico com contextualização histórica da medicina, abordagem do estudo integrado do corpo humano explorando os seus métodos de estudo.  Situações básicas prática médica com estudo da anatomia, das células, da histologia explorando conhecimentos de bioquímica, fisiologia, biologia celular, histologia e genética.
2) Estudo da célula com abordagem da estrutura, bioquímica, membrana, sítios de ligação e transporte, fisiologia, comunicações, enzimas, organelas, núcleo e divisão celular. Introdução ao metabolismo intracelular e transporte de soluto através das hemácias, contemplando ainda os fundamentos de histologia e análise histológicas.
3) Introdução ao metabolismo e a homeostase do corpo humano, compreendendo noções de bioenergética e vias metabólicas (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória), de metabolismo integrado (carboidratos e lipídios; aminoácidos e proteínas; funções hepática e pancreática). O sistema muscular e ósseo com abordagem de anatomia, histologia, fisiologia e bioquímica.
Observações sobre o Programa:
- No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável;
- A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho).
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos. Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações somativas dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Nota Avaliação Somativa X (0,85) + Nota OSCE X (0,15).
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
DEVLIN, T. M. (Coord.). Manual de bioquímica com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Blucher, 2011. 1252 p.
DRAKE, R. L.; VOGL, W.; MITCHEL, A. W. M. Gray´s anatomia clínica para estudantes. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 1161 p. 
GARTNER, L. P. Tratado de histologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 646 p.
GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Atlas colorido de histologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 494 p. 
HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 1145 p.
HARVEY, R. A.; FERRIER, D. R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 520 p.
JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 554 p. 
MAGALHÃES, A. C.; OLIVEIRA, R. C. de; BUZALAF, M. A. R. Bioquímica básica e bucal.
São Paulo: Ed. Santos, 2017. 232 p.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1114 p.
MOTTA, V. T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. São Paulo: Medbook, 2009. 382 p.
NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 531 p. 
SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 930 p.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0501

Clique para consultar o oferecimento para BAO0501

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP