Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0503 - Atenção Integral à Saúde I
Integral Healthcare I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1) Conhecer a legislação e atual estado de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como introduzir o estudante nas práticas de atenção à saúde no âmbito da comunidade, desenvolvendo as competências necessárias por meio de atividades em ambientes práticos na Estratégia de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Centros Comunitários de Saúde.
2) Conhecer as políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) elaboradas para os diversos ciclos de vida do ser humano (saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do adulto, saúde do homem; saúde da mulher e saúde do idoso), considerando a prevalência das doenças, e a epidemiologia nacional e local.
3) Conhecer os conceitos básicos de informação em saúde e os diversos sistemas de informação disponibilizados e utilizados pelo Ministério da Saúde como instrumentos de avaliação da saúde populacional que permitem um monitoramento da qualidade assistencial.
 
 
 
Programa Resumido
Contextualização da medicina e da atenção à saúde no Brasil. A abordagem histórica da medicina no Brasil e a evolução das políticas públicas de saúde perpassando pelo processo de reforma sanitária e implantação do SUS. Saúde, sociedade e meio ambiente (noções de epidemiologia e prevalência de doenças no Brasil, no estado e na região). Reconhecimento de questões relativas à Atenção Básica, aspectos físico e funcional da Unidade Básica Saúde, atribuições da Equipe de Saúde (conhecer e acompanhar o trabalho), diagnóstico situacional da área da Unidade Básica de Saúde. Conhecimentos de Antropologia e Sociologia: família, indivíduo, cultura, cuidados em saúde e práticas populares. A relação médico/paciente comunidade como transformadora da realidade social por meio das práticas educativas em saúde nos diversos ciclos do desenvolvimento humano, considerando as especificidades de gênero, as políticas de saúde no contexto nacional e a realidade epidemiológica local (saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do adulto, saúde do homem; saúde da mulher e saúde do idoso). Conceitos básicos de informação e sistemas de informação em saúde, no contexto do Sistema Único de Saúde.  O e-SUS como estratégia de qualificação da gestão da informação e para ampliação da qualidade no atendimento à população. Os indicadores de saúde como instrumento de avaliação da saúde populacional (mortalidade, natalidade, vigilância nutricional, notificação compulsória, Programa Nacional de Imunização).
 
 
 
Programa
1) Contextualização da medicina e da atenção à saúde no Brasil. A abordagem histórica da medicina no Brasil e a evolução das políticas públicas de saúde perpassando pelo processo de reforma sanitária e implantação do SUS. Saúde, sociedade e meio ambiente (noções de epidemiologia e prevalência de doenças no Brasil, no estado e na região). Reconhecimento de questões relativas à Atenção Básica, aspectos físico e funcional da Unidade Básica Saúde, atribuições da Equipe de Saúde (conhecer e acompanhar o trabalho), diagnóstico situacional da área da Unidade Básica de Saúde. Conhecimentos de Antropologia e Sociologia: família, indivíduo, cultura, cuidados em saúde e práticas populares.
2) A relação/médico paciente comunidade como transformadora da realidade social por meio das práticas educativas em saúde nos diversos ciclos do desenvolvimento humano, considerando as especificidades de gênero, as políticas de saúde no contexto nacional e a realidade epidemiológica local (saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do adulto, saúde do homem; saúde da mulher e saúde do idoso).
3) Conceitos básicos de informação e sistemas de informação em saúde, no contexto do Sistema Único de Saúde.  O e-SUS como estratégia de qualificação da gestão da informação e para ampliação da qualidade no atendimento à população. Os indicadores de saúde como instrumento de avaliação da saúde populacional (mortalidade, natalidade, vigilância nutricional, notificação compulsória, Programa Nacional de Imunização).

Observações do Programa
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho)
3 – Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
4 – Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um “Termo de Estágio”. O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina.
5 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (30 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
6 – As Atividades são Desenvolvidas nas Unidades de Saúde do Município de Bauru conforme calendário prévio acordado com a Secretaria Municipal de Saúde. Atividades hospitalares, quando presentes, são realizadas no Hospital das Clínicas de Bauru, Hospital de Anomalias Crânio-Faciais – HRAC, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Instituto Lauro Souza Lima, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital da Unimed e demais equipamentos de saúde conveniados do município de Bauru e de outros municípios
7 – A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e projeto de intervenção, além de avaliações formativas representadas pelo conceito / avaliação do docente durante as aulas práticas. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação do Portfolio Reflexivo X (0,1). Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination). A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente - como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA FILHO, N. de; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 699 p. 
FREEMAN, T. Manual de medicina de família e comunidade de McWhinney. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 520 p. 
GUIMARÃES, H. P. et al. (Ed.). Manual de medicina de emergência. Rio de Janeiro: Atheneu, 2016. 1128 p. 
GUSSO, G.; LOPES, J. M. C.; DIAS, L. C. (Org.) Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. 2 v. 
PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. de (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática: Rio de Janeiro, Medbook, 2014. 695 p. ROUQUAYROL, M. Z.; SILVA, M. G. C. da. (Org.). Rouquayrol: epidemiologia & saúde. 8. ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 719 p.
VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 2015. 334 p.
 

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