Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0506 - Eixo Tutorial II
Tutorial Axis II

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1) Caracterizar a estrutura e funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório e urinário e analisar problemas ou situações clínicas que permitam integrar as ciências básica/básica e básica/clínica; 2) Caracterizar a estrutura e funcionamento dos sistemas endócrino, digestório e hematopoiético e analisar problemas ou situações clínicas que permitam integrar as ciências básica/básica e básica/clínica; 3) Caracterizar o funcionamento dos mecanismos de defesa do organismo e analisar problemas ou situações clínicas que permitam integrar as ciências básica/básica e básica/clínica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8430039 - Cristiano Tonello
8115743 - Luiz Fernando Manzoni Lourençone
 
Programa Resumido
Abordagem dos conceitos básicos sobre a estrutura e funcionamento normal do organismo humano com foco nos sistemas cardiovascular, respiratório e urinário e suas contribuições para a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos, que serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes. Abordagem dos conceitos básicos sobre a estrutura e o funcionamento normal do organismo humano com foco nos sistemas endócrino, digestório e hematopoiético e suas contribuições para a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos, que serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes. Abordagem dos conceitos básicos sobre o funcionamento normal dos mecanismos de defesa do organismo e suas contribuições para a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos, que serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes.
 
 
 
Programa
1) Abordagem dos conceitos básicos sobre a estrutura e o funcionamento normal do organismo humano com foco nos sistemas cardiovascular, respiratório e urinário e suas contribuições para a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos, que serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes. 2) Abordagem dos conceitos básicos sobre a estrutura e o funcionamento normal do organismo humano com foco nos sistemas endócrino, digestório e hematopoiético e suas contribuições para a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos, que serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes. 3) Abordagem dos conceitos básicos sobre o funcionamento normal dos mecanismos de defesa do organismo e suas contribuições para a manutenção da homeostase, fornecendo os fundamentos para a compreensão dos sistemas orgânicos, que serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes. Observações do Programa: - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável; - A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho); - A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e avaliações formativas pelo docente e interpares. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação Formativa Interpares X (0,1) Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: AIRES, M. de M. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1376 p. JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 554 p. MITCHELL, R. N. et al. Robbins & Cotran fundamentos de patologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 883 p. SADLER, T. W. Langman, embriologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 330 p. SOBOTTA: atlas de anatomia humana. 24. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 3 v. TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1201 p. Bibliografia Complementar: BRUNTON, L. L. et al. (Org.). As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2019. 1738 p. DEVLIN, T. M. (Coord.). Manual de bioquímica com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Blucher, 2011. 1252 p. GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 950 p. MAGALHÃES, A. C.; OLIVEIRA, R. C. de; BUZALAF, M. A. R. Bioquímica básica e bucal. São Paulo: Ed. Santos, 2017. 232 p.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0506

Clique para consultar o oferecimento para BAO0506

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP