1) Capacitar o estudante a enfrentar situações da relação médico paciente, introduzindo recursos para avaliação do estado geral do paciente. 2) Capacitar o estudante para anamnese e exame físico do paciente, realização de diagnósticos elementares e compreensão de sinais e sintomas frequentes à prática clínica; 3) Capacitar o estudante para compreender medidas diagnósticas e terapêuticas básicas, como administração de medicamentos e alguns exames diagnósticos para suporte ao manejo clínico de pacientes na atenção básica à saúde.
Introdução da relação médico paciente, com estudo das técnicas semiológicas básicas e de técnicas de entrevista. Os sinais vitais como indicadores de vitalidade humana. Antropometria e verificação de sinais e sintomas para acompanhamento do estado geral do paciente. Discussão dos sinais e sintomas mais frequentes dos sistemas cardiovascular e respiratório. Introdução à ectoscopia, e técnicas básicas de exame físico (inspeção, palpação, percussão e ausculta). Discussão dos sinais e sintomas mais frequentes dos sistemas endócrino, digestório e hematopoiético. Uso racional de exames diagnósticos elementares (laboratoriais hepatológicos, hematológicos e parasitológico). Atendimento ao paciente envolvendo medidas diagnósticas e terapêuticas básicas. As principais vias para administração de medicamentos, com e técnicas seguras e adequadas (Tópica, enteral e parenteral). Suporte ao manejo clínico por meio de exames laboratoriais, bioquímicos, e testes de sensibilidade e sorológicos.
1) Noções de técnicas de entrevista; Conhecimento de técnicas semiológicas básicas; Exame físico vascular, torácico, com avaliação de sinais e sintomas de cada segmento; Sinais vitais e medidas antropométricas; Introdução à anamnese (Identificação - Queixa duração e história da moléstia atual, interrogatório dos diferentes aparelhos); Ciclo cardíaco e eletrocardiograma (ECG); Volumes pulmonares (Espirometria) e abordagem prática das vias aéreas e ventilação. 2) Anamnese (antecedentes pessoais e familiares); Exame físico geral: Fácies, mucosas, pele e fâneros; Exame físico específico dos sistemas e segmentos (endocrinológico e abdominal); Definições, significados e manifestações da alguns sinais e sintomas (em cabeça e pescoço, abdome, endócrinos e vascular); Introdução aos exames laboratoriais (hepatológicos, hematológicos e parasitológico); Abordagem do paciente com suspeita de sangramento externo ou interno. 3) Exames laboratoriais (hemograma); Exames bioquímicos “point of care”; Testes de sensibilidade; Testes sorológicos rápidos; Técnicas seguras de administração de medicamentos (tópicos, enterais e parenterais); Glicosimetria-verificação da glicemia digital. Observações do Programa: - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável; - A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho); - Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um “Termo de Estágio”. O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina; - A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (20 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
PORTO, C.C. Exame Clínico: Porto & Porto. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. RAMOS, J.R. Semiotécnica da observação clínica. Sarvier, 2009. BENSEÑOR, I. M.; ATTA, J. A.; MARTINS, M. A. Semiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2002. BRAUNWAL, D. et al. Harrison Medicina Interna. 18 ed. Artmed, 2017. GUIMARÃES, R.X.; GUERRA, C.C.C. Clínica e laboratório: interpretação clínica das provas laboratoriais. 5 ed. São Paulo: Sarvier, 2009. SILVA, A. A. Prática Clínica Baseada em Evidências na área da Saúde. 1 ed. Santos, 2009. NICOLL, D. et al. Manual de exames diagnósticos. Lange. 6 ed. Artmed, 2014. BENSEÑOR, I. M.; ATTA, J. A.; MARTINS, M. A. Semiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2002.