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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0508 - Laboratório de Habilidades e Simulação II
Laboratory of Skills and Simulation II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
1) Capacitar o estudante a enfrentar situações da relação médico paciente, introduzindo recursos para avaliação do estado geral do paciente.
2) Capacitar o estudante para anamnese e exame físico do paciente, realização de diagnósticos elementares e compreensão de sinais e sintomas frequentes à prática clínica;
3) Capacitar o estudante para compreender medidas diagnósticas e terapêuticas básicas, como administração de medicamentos e alguns exames diagnósticos para suporte ao manejo clínico de pacientes na atenção básica à saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2535251 - Alessandra Mazzo
3694251 - Mariane Nunes de Nadai
 
Programa Resumido
Introdução da relação médico paciente, com estudo das técnicas semiológicas básicas e de técnicas de entrevista. Os sinais vitais como indicadores de vitalidade humana. Antropometria e verificação de sinais e sintomas para acompanhamento do estado geral do paciente. Discussão dos sinais e sintomas mais frequentes dos sistemas cardiovascular e respiratório. Introdução à ectoscopia, e técnicas básicas de exame físico (inspeção, palpação, percussão e ausculta). Discussão dos sinais e sintomas mais frequentes dos sistemas endócrino, digestório e hematopoiético. Uso racional de exames diagnósticos elementares (laboratoriais hepatológicos, hematológicos e parasitológico). Atendimento ao paciente envolvendo medidas diagnósticas e terapêuticas básicas. As principais vias para administração de medicamentos, com e técnicas seguras e adequadas (Tópica, enteral e parenteral).  Suporte ao manejo clínico por meio de exames laboratoriais, bioquímicos, e testes de sensibilidade e sorológicos.
 
 
 
Programa
1) Noções de técnicas de entrevista; Conhecimento de técnicas semiológicas básicas; Exame físico vascular, torácico, com avaliação de sinais e sintomas de cada segmento; Sinais vitais e medidas antropométricas; Introdução à anamnese (Identificação - Queixa duração e história da moléstia atual, interrogatório dos diferentes aparelhos); Ciclo cardíaco e eletrocardiograma (ECG); Volumes pulmonares (Espirometria) e abordagem prática das vias aéreas e ventilação.
2) Anamnese (antecedentes pessoais e familiares); Exame físico geral: Fácies, mucosas, pele e fâneros; Exame físico específico dos sistemas e segmentos (endocrinológico e abdominal); Definições, significados e manifestações da alguns sinais e sintomas (em cabeça e pescoço, abdome, endócrinos e vascular); Introdução aos exames laboratoriais (hepatológicos, hematológicos e parasitológico); Abordagem do paciente com suspeita de sangramento externo ou interno.
3) Exames laboratoriais (hemograma); Exames bioquímicos “point of care”; Testes de sensibilidade; Testes sorológicos rápidos; Técnicas seguras de administração de medicamentos (tópicos, enterais e parenterais); Glicosimetria-verificação da glicemia digital.
Observações do Programa:
- No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável;
- A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho);
- Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um “Termo de Estágio”. O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina;
- A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (20 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e avaliações formativas representadas pelo conceito / avaliação do docente durante as aulas práticas. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,2) Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination). A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
PORTO, C.C. Exame Clínico: Porto & Porto. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
RAMOS, J.R. Semiotécnica da observação clínica. Sarvier, 2009.
BENSEÑOR, I. M.; ATTA, J. A.; MARTINS, M. A. Semiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2002.
BRAUNWAL, D. et al. Harrison Medicina Interna. 18 ed. Artmed, 2017. GUIMARÃES, R.X.; GUERRA, C.C.C. Clínica e laboratório: interpretação clínica das provas laboratoriais. 5 ed. São Paulo: Sarvier, 2009.
SILVA, A. A. Prática Clínica Baseada em Evidências na área da Saúde. 1 ed. Santos, 2009.
NICOLL, D. et al. Manual de exames diagnósticos. Lange. 6 ed. Artmed, 2014.
BENSEÑOR, I. M.; ATTA, J. A.; MARTINS, M. A. Semiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2002.
 

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