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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0509 - Atenção Integral á Saúde II
Integral Healthcare II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Desenvolver uma reflexão interdisciplinar e crítica sobre o processo saúde/doença em suas a múltiplas dimensões e sobre as políticas de saúde, com ênfase na determinação social em saúde, histórico do cuidado com a saúde, bem como uma visão das transformações ocorridas nas organizações e o papel do gestor ao longo do tempo, promovendo uma análise crítica a respeito dos modelos gerenciais no contexto da saúde, com destaque para o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
2) Iniciar o aprendizado das competências necessárias à prática da medicina no contato  com pacientes, propiciando o aprimoramento prático no oficio de reconhecer e tratar doentes e doenças, considerando as características e necessidades da população e a inserção profissional nos sistema público de saúde (SUS).
3) Permitir o desenvolvimento das competências necessárias à boa prática da medicina por meio de atividades tendo como cenário prático as unidades básicas de saúde. O intuito é propiciar o aprimoramento da relação médico-paciente, conhecimento das técnicas de medidas básicas invasivas e não invasivas e a aquisição das bases da propedêutica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2535251 - Alessandra Mazzo
3067417 - Carlos Antonio Negrato
9166850 - Cassia Senger
 
Programa Resumido
Organização do território e população adstrita. Reconhecimento de questões relativas à Atenção Básica, aspectos físico e funcional da Unidade Básica Saúde (UBS). Trabalhar com os indicadores sociais e de saúde. Diagnóstico situacional da área da Unidade Básica de Saúde. Princípios de gestão da UBS - Conselho Gestor local e Organização da agenda e indicadores de produção assistencial. Permitir o início da realização da estruturação da anamnese e exame clínico dos diversos aparelhos e sistemas. Para tal serão utilizados as principais queixas na assistência primária ao adulto, à criança e à mulher com integração entre os ambientes de simulação realísticas e cenários práticos em equipamentos de saúde da comunidade. Aproximação médico paciente - princípios da Comunicação Médica como recurso essencial na abordagem do paciente, reconhecimento e avaliação dos Sinais Vitais (temperatura, pressão arterial sistêmica, respiração, pulso e dor) com indicadores do seu estado geral. Introdução à discussão sobre o uso racional de exames laboratoriais e a interpretação de seus resultados, bem como o conhecimento a respeito das técnicas parenterais e acessos periféricos.
 
 
 
Programa
1) Organização do território e população adstrita. Reconhecimento de questões relativas à Atenção Básica, aspectos físico e funcional da Unidade Básica Saúde. Trabalhar com os indicadores sociais e de saúde. Diagnóstico situacional da área da Unidade Básica de Saúde. Princípios de gestão da UBS - Conselho Gestor local e Organização da agenda e indicadores de produção assistencial. 
2) Permitir o início da realização da estruturação da anamnese e exame clínico dos diversos aparelhos e sistemas. Para tal serão utilizados as principais queixas na assistência primária ao adulto, à criança e à mulher com integração entre os ambientes de simulação realísticas e cenários práticos em equipamentos de saúde da comunidade. Aproximação médico paciente - princípios da Comunicação Médica como recurso essencial na abordagem do paciente, reconhecimento e avaliação dos Sinais Vitais (temperatura, pressão arterial sistêmica, respiração, pulso e dor) com indicadores do seu estado geral.
 3) Introdução à discussão sobre o uso racional de exames laboratoriais e a interpretação de seus resultados, bem como o conhecimento a respeito das técnicas parenterais e acessos periféricos
Observações do Programa:
1 - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 - A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho)
3 - Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um "Termo de Estágio". O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina.
4 - A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais  e tempo protegido para a preparação de atividades extraclasse (30 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
5 - As Atividades são Desenvolvidas nas Unidades de Saúde do Município de Bauru a saber: USF IX DE JULHO; USF NOVA BAURU; USF POUSADA; USF STA. EDWIRGES; UBS BELA VISTA; UBS CENTRO; CONSULTÓRIO NA RUA, entre outros de acordo com a definição do município.
6 - O HRAC/HC correspondem a cenário de atuação prática para as disciplinas de AIS.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e projeto de intervenção, além de avaliações formativas representadas pelo conceito / avaliação do docente durante as aulas práticas. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação do Portfolio Reflexivo X (0,1). Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination). A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15). Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
BORREL CARRIÓ, F. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012. 345 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília, 2007. 160 p. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2022.
FALKENBERG, M. B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 847-852, mar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2022.
PORTO, C. C. Semiologia médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1413 p.
ROCCO, J. R. Semiologia médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 276 p.
Bibliografia Complementar
BRASIL, M. A. A. et al. (Ed.). Psicologia médica: a dimensão psicossocial da prática médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 283 p.
DRUMMOND, J. P. Dor - o que todo médico deve saber. São Paulo: Atheneu, 2006. 120 p.
KAUFMAN, A. (Org.). De estudante a médico: a psicologia médica e a construção de relações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. 220 p.
LÓPEZ, M.; LAURENTYS-MEDEIROS, J. de. Semiologia médica: as bases do diagnóstico clínico. 5. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 1233 p.
TATE, P. Comunicação médico-doente: guia prático. Portugal: Climepsi, 2004. 192 p.
e estudante a médico: A psicologia médica e a construção das relações. 1 ed. Casa do Psicólogo, 2011.
 

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