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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0512 - Eixo Tutorial III
Tutorial Axis III

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1) Conhecer o desenvolvimento humano desde a concepção, formação embrionário-fetal e nascimento, assim como adquirir os conceitos ginecológicos e obstétricos necessários para os cuidados na atenção à saúde integral da mulher. 
2) Reconhecer, interpretar as várias etapas de vida do ser humano desde o seu nascimento, desenvolvimento e crescimento.
3) Mostrar o processo de envelhecimento humano no contexto biológico, psicológico e social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8430039 - Cristiano Tonello
 
Programa Resumido
1) Abordagem dos conceitos e situações relativas à concepção, desenvolvimento e formação do ser humano até o parto e puerpério, envolvendo desde os orgãos reprodutores masculino e feminino, a questão dos direitos sexuais e reprodutivos (com suas manifestações e reações), fases da gestação, o desenvolvimento embrionário e fetal normais, assim como as intercorrências malformativas; a formação da placenta e do cordão umbilical, e o surgimento da circulação útero-placentária-fetal; o acompanhamento pré-natal, o aborto, e os mecanismos dos diferentes tipos de parto.
2) Abordagem dos conceitos e situações relativas ao nascimento, desde a recepção e primeiro exame físico do recem nascido, passando pela técnicas de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor, retornos de puericultura (aleitamento materno, curvas de crescimento, vacinação, dentre outros), atividadades de promoção de saúde e prevenção de doenças nas várias fases da vida infantil desde o recem nascido, lactente até a adolescência com foco na Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI).  
3) Abordagem dos conceitos e situações relativas ao envelhecimento dos órgãos e sistemas, tanto de forma natural quanto patológica, conhecendo as políticas públicas e estratégias de proteção. Os fundamentos adquiridos durante a aplicação destes três módulos serão aperfeiçoados em módulos específicos em semestres subsequentes.
 
 
 
Programa
1) Compreender a embriologia, morfologia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino; Compreender o ciclo menstrual; Compreender a gametogênese feminina e masculina; Compreender a fecundação; Conhecer as alterações físicas e funcionais relacionadas à concepção, à gravidez, e o preparo do corpo feminino para o parto; Compreender o que são anomalias congênitas e o modelo de prevenção; Conhecer os métodos contraceptivos e de planejamento familiar; Compreender a importância da gravidez indesejada e do abortamento provocado no contexto da saúde pública e individual; Conhecer as doenças sexualmente transmissíveis e seus modos de prevenção; Compreender a importância dos cuidados com a saúde reprodutiva; Compreender a importância da assistência pré-natal, incluindo o modelo do Sistema Único de Saúde, Compreender os aspectos biológicos, socioculturais, religiosos e psicológicos da sexualidade humana. 
2) Importância do pré-natal, prevenção de malformações fetais e infecções congênitas: toxoplasmose e rubéola congênita. Puericultura. Riscos de gestações gemelares, incluindo o parto prematuro. Aspectos legais, burocráticos e bioéticos envolvidos no processo de adoção e os principais órgãos envolvidos. Cuidados gerais com o bebê quanto à higiene, carinho, vestuário, dentre outros. Aleitamento materno e alimentação artificial. Calendário de vacinação oficial. Variações do crescimento das crianças normais (canais de crescimento). Aspectos genéticos e psicossociais que influenciam no crescimento. Critérios clínicos e antropométricos de avaliação de obesidade na infância. Papel dos pais, familiares, sociedade e médicos no desenvolvimento da obesidade na infância. Desenvolvimento puberal. Desenvolvimento puberal masculino e feminino: normal e patológico. Aspectos sociais envolvidos nas modificações individuais do adolescente
3) Envelhecimento celular. Abordar aspectos psicossociais do idoso. Alterações cardiovasculares e cerebrovasculares em idosos. Climatério. Sexualidade do idosos. Dor em membros inferiores do idoso. Alterações vasculares periféricas em idosos. Diabetes mellitus. Queda e fraturas. Adaptação no habitar do idoso. Estatuto do idoso. Sinais e sintomas de depressão no idoso. Alterações hormonais (hipotiroidismo). Importância da atividade física no idoso. Alterações metabólicas do idoso. Artrose. Osteoporose, fratura espontânea.

Observações do Programa
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho)
3 – Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supradisciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo
4 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais  e tempo protegido para a preparação de atividades extraclasse e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
5 - A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e avaliações formativas pelo docente e interpares. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação Formativa Interpares X (0,1) Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINALigual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
DECHERNEY, A. H. Current ginecologia e obstetrícia: diagnóstico e tratamento. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1024 p.
MITCHELL, R. N. et al. Robbins & Cotran fundamentos de patologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 883 p. 
NUSSBAUM, R. L.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson &Thompson genética médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 546 p.
SADLER, T. W. Langman, embriologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 330 p.
Bibliografia Complementar:
CHAIMOWICZ, F. Saúde do idoso. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2013. 167 p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3836.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 950 p.
MOORE, K. L. Embriologia clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 524 p.
 

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