1) Integrar os conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) para compreender o desenvolvimento humano desde a concepção, formação embrionário-fetal e nascimento. 2) Reconhecer, interpretar as várias etapas de vida do ser humano desde o seu nascimento, desenvolvimento e crescimento. 3) Mostrar o processo de envelhecimento humano no contexto biológico, psicológico e social.
1) Abordagem integrada dos conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) relativos à concepção, desenvolvimento e formação do ser humano até o parto e puerpério, envolvendo desde os orgãos reprodutores masculino e feminino, fases da gestação, desenvolvimento embrionário e fetal normais, assim como as intercorrências malformativas; a formação da placenta e do cordão umbilical e o surgimento da circulação útero-placentária-fetal. 2) Abordagem integrada dos conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) relativas ao nascimento, acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor, desde o recém nascido até o adolescente. 3) Abordagem integrada dos conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) relativas ao envelhecimento dos órgãos e sistemas, tanto de forma natural quanto patológica.
1) Sistema Reprodutor Masculino e Feminino (anatomia, histologia, bioquímica e fisiologia). Noções de embriologia: gametogênese, fecundação, semanas do desenvolvimento embrionário, placenta e membranas fetais. Fisiologia da Reprodução e Lactação. Fundamentos de genética (DNA, RNA e cromossomos). 2) Estudo do desenvolvimento fetal (fundamentos de genética e embriologia dos sistemas, anatomia neonatal, fisiologia fetal e neonatal). 3) Estudo de patologia geral e envelhecimento (envelhecimento e morte celular - necrose e apoptose, senilidade; envelhecimento dos órgãos do sentido - hipoacusia, alterações do paladar, alterações visuais, alterações auditivas e olfativas; envelhecimento dos sistemas orgânicos - envelhecimento gastrointestinal, cardiovascular, pulmonar, endócrino, renal, ósseo, neurológico - atrofia cerebral, dilatação ventricular). Observações do Programa: - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável; - A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho); - A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
Bibliografia Básica: MITCHELL, R. N. et al. Robbins & Cotran fundamentos de patologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 883 p. NUSSBAUM, R. L.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson &Thompson genética médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 546 p. SADLER, T. W. Langman, embriologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 330 p. TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1201 p. Bibliografia Complementar: CHAIMOWICZ, F. Saúde do idoso. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2013. 167 p. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2019. GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 950 p. MOORE, K. L. Embriologia clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 524 p.