Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0513 - Sistemas Orgânicos Integrados III
Integrated Organic Systems III

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Integrar os conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) para compreender o desenvolvimento humano desde a concepção, formação embrionário-fetal e nascimento. 
2) Reconhecer, interpretar as várias etapas de vida do ser humano desde o seu nascimento, desenvolvimento e crescimento.
3) Mostrar o processo de envelhecimento humano no contexto biológico, psicológico e social.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5355221 - Sergio Henrique Kiemle Trindade
 
Programa Resumido
1) Abordagem integrada dos conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) relativos à concepção, desenvolvimento e formação do ser humano até o parto e puerpério, envolvendo desde os orgãos reprodutores masculino e feminino, fases da gestação, desenvolvimento embrionário e fetal normais, assim como as intercorrências malformativas; a formação da placenta e do cordão umbilical e o surgimento da circulação útero-placentária-fetal.
2) Abordagem integrada dos conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) relativas ao nascimento, acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor, desde o recém nascido até o adolescente.  
3) Abordagem integrada dos conhecimentos das ciências básicas (anatomia, fisiologia, embriologia, genética e bioquímica) relativas ao envelhecimento dos órgãos e sistemas, tanto de forma natural quanto patológica.
 
 
 
Programa
1) Sistema Reprodutor Masculino e Feminino (anatomia, histologia, bioquímica e fisiologia). Noções de embriologia: gametogênese, fecundação, semanas do desenvolvimento embrionário, placenta e membranas fetais. Fisiologia da Reprodução e Lactação. Fundamentos de genética (DNA, RNA e cromossomos). 
2) Estudo do desenvolvimento fetal (fundamentos de genética e embriologia dos sistemas, anatomia neonatal, fisiologia fetal e neonatal). 
3) Estudo de patologia geral e envelhecimento (envelhecimento e morte celular - necrose e apoptose, senilidade; envelhecimento dos órgãos do sentido - hipoacusia, alterações do paladar, alterações visuais, alterações auditivas e olfativas; envelhecimento dos  sistemas  orgânicos - envelhecimento gastrointestinal, cardiovascular, pulmonar, endócrino, renal, ósseo, neurológico - atrofia cerebral, dilatação ventricular).
Observações do Programa:
- No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável;
- A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho);
- A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos. Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações somativas dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Nota Avaliação Somativa X (0,85) + Nota OSCE X (0,15).
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
MITCHELL, R. N. et al. Robbins & Cotran fundamentos de patologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 883 p. 
NUSSBAUM, R. L.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson &Thompson genética médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 546 p.
SADLER, T. W. Langman, embriologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 330 p. 
TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1201 p.
Bibliografia Complementar:
CHAIMOWICZ, F. Saúde do idoso. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2013. 167 p. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2019.
GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 950 p. 
MOORE, K. L. Embriologia clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 524 p.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0513

Clique para consultar o oferecimento para BAO0513

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP