1) Capacitar o estudante a compreender os fenômenos biopsicossociais e as correlações clínicas envolvidas na concepção, gestação e na saúde reprodutiva do ser humano. 2) Identificar as importantes transformações orgânicas e suas correlações clínicas que ocorrem no indivíduo, reconhecendo as particularidades biopsicossociais e correlacionando-as ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, desde o nascimento até a adolescência. 3) Capacitar o estudante para compreender o conceito de envelhecimento populacional em conformidade com as diretrizes adotadas pela Organização Mundial da Saúde, o envelhecimento populacional no Brasil por meio das visões demográficas, os conceitos de envelhecimento normal, patológico e de envelhecimento ativo, com ênfase nos seus aspectos cognitivos e psicológicos.
1) Políticas e estratégias para promoção de saúde na perspectiva de identidade de gênero: atendimento ambulatorial masculino, feminino e homossexuais. Saúde materna: exames obrigatórios do pré-natal, seguimento ao longo da gestação e mecanismos de parto. 2) Saúde da criança na atenção básica (exame físico, verificação de dados antropométricos da criança e do recém-nascido, caderneta da criança, testes de triagem neonatal, imunização). Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), consulta inicial e de seguimento, desidratação e diarreia. Acidentes domésticos e maus tratos na infância. Saúde do adolescente na atenção básica (atendimento ao adolescente com exame físico e orientações e preenchimento da caderneta do adolescente) 3) Desenvolvimento de habilidades para atenção à saúde da pessoa idosa (anamnese e semiologia do Idoso, avaliação cognitiva e de aspectos psicológicos do idoso, riscos de queda e avaliação Funcional, Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e a caderneta idoso.
1) A sexualidade, reprodução, fertilidade, hereditariedade, e as formas de concepção na modernidade. O processo de fecundação, e as transformações por que passa o organismo da mulher para este fenômeno e a gestação. As formas de concepção, a dinâmica psicossocial da gravidez, as influências culturais, a formação do vínculo afetivo, o papel moral e social da família. Políticas Públicas relacionadas ao Planejamento Familiar e ao Programa de Pré-Natal. Aspectos éticos e legais da interrupção da gestação. 2) Padrões de crescimento normal, assim como suas alterações (desnutrição/obesidade) e as principais causas de mortalidade infantil em nosso meio. Importância e utilidade da monitorização do crescimento por meio de curvas pôndero-estaturais. Utilidade da aplicação dos programas de vigilância nutricional do Ministério da Saúde (SISVAN). Importância global do aleitamento materno para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, principalmente em relação à prevenção de doenças, ou seja, sua contribuição no desenvolvimento da imunidade. Principais carências nutricionais e suas manifestações na infância. Importância dos aspectos ambientais e do saneamento básico na gênese das doenças. 3) Causas de adoecimento mais comuns nos idosos. As doenças que ocorrem exclusivamente na população idosa. Doenças que acometem outras faixas etárias e que nos idosos apresentam manifestações não habituais. Importância da humanização do atendimento à população idosa e suas particularidades. Particularidades das necessidades nutricionais na população idosa. Importância da abordagem multiprofissional no paciente idoso. Políticas públicas que privilegiam a população idosa, bem como a legislação relacionada a esta população. Observações do Programa: - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável; - A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho); - Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um "Termo de Estágio". O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina; - A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (20 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
Bibliografia Básica: HURT, K. J. et al. Manual de ginecologia e obstetrícia do Johns Hopkins. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 720 p. REIS, R. M.; JUNQUEIRA, F. R. R.; SILVA, A. C. J. de S. R. e (Org.).Ginecologia da infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2012. 446 p. ZALLI, M. et al. Geriatria para clínicos: medicina aplicada à terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. 763 p. Bibliografia Complementar: BARROS, S. P. de; ARENA, E. P.; PEREIRA, A. C. Guia prático: avaliação antropométrica em pediatria. São Paulo: Ponto Crítico, 2008. 176 p. CARVALHO, M. R. de; GOMES, C. F. (Org.). Amamentação: bases científicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 554 p. FREITAS, E. V. de; PY, L. (Ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1651 p. GUIMARÃES, R. M.; CUNHA, U. G. de V.; THOMAZ, D. P. Sinais e sintomas em geriatria. 3. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2017. 277 p.