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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0514 - Laboratório de Habilidades e Simulação III
Laboratory of Skills and Simulation II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Capacitar o estudante a compreender os fenômenos biopsicossociais e as correlações clínicas envolvidas na concepção, gestação e na saúde reprodutiva do ser humano.
2) Identificar as importantes transformações orgânicas e suas correlações clínicas que ocorrem no indivíduo, reconhecendo as particularidades biopsicossociais e correlacionando-as ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, desde o nascimento até a adolescência.
3) Capacitar o estudante para compreender o conceito de envelhecimento populacional em conformidade com as diretrizes adotadas pela Organização Mundial da Saúde, o envelhecimento populacional no Brasil por meio das visões demográficas, os conceitos de envelhecimento normal, patológico e de envelhecimento ativo, com ênfase nos seus aspectos cognitivos e psicológicos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2535251 - Alessandra Mazzo
8115743 - Luiz Fernando Manzoni Lourençone
 
Programa Resumido
1) Políticas e estratégias para promoção de saúde na perspectiva de identidade de gênero: atendimento ambulatorial masculino, feminino e homossexuais. Saúde materna: exames obrigatórios do pré-natal, seguimento ao longo da gestação e mecanismos de parto. 
2) Saúde da criança na atenção básica (exame físico, verificação de dados antropométricos da criança e do recém-nascido, caderneta da criança, testes de triagem neonatal, imunização). Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), consulta inicial e de seguimento, desidratação e diarreia. Acidentes domésticos e maus tratos na infância.   Saúde do adolescente na atenção básica (atendimento ao adolescente com exame físico e orientações e preenchimento da caderneta do adolescente)
3) Desenvolvimento de habilidades para atenção à   saúde da pessoa  idosa (anamnese e semiologia do Idoso, avaliação cognitiva e de aspectos psicológicos do idoso, riscos de queda e avaliação Funcional, Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e a caderneta idoso.
 
 
 
Programa
1) A sexualidade, reprodução, fertilidade, hereditariedade, e as formas de concepção na
modernidade. O processo de fecundação, e as transformações por que passa o organismo da mulher para este fenômeno e a gestação. As formas de concepção, a dinâmica psicossocial da gravidez, as influências culturais, a formação do vínculo afetivo, o papel moral e social da família. Políticas Públicas relacionadas ao Planejamento Familiar e ao Programa de Pré-Natal. Aspectos éticos e legais da interrupção da gestação.
2) Padrões de crescimento normal, assim como suas alterações (desnutrição/obesidade) e as principais causas de mortalidade infantil em nosso meio. Importância e utilidade da monitorização do crescimento por meio de curvas pôndero-estaturais. Utilidade da aplicação dos programas de vigilância nutricional do Ministério da Saúde (SISVAN). Importância global do aleitamento materno para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, principalmente em relação à prevenção de doenças, ou seja, sua contribuição no desenvolvimento da imunidade. Principais carências nutricionais e suas manifestações na infância. Importância dos aspectos ambientais e do saneamento básico na gênese das doenças.
3) Causas de adoecimento mais comuns nos idosos. As doenças que ocorrem exclusivamente na população idosa. Doenças que acometem outras faixas etárias e que nos idosos apresentam manifestações não habituais. Importância da humanização do atendimento à população idosa e suas particularidades. Particularidades das necessidades nutricionais na população idosa. Importância da abordagem multiprofissional no paciente idoso. Políticas públicas que privilegiam a população idosa, bem como a legislação relacionada a esta população.
Observações do Programa:
- No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável;
- A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho);
- Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um "Termo de Estágio". O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina;
- A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (20 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e avaliações formativas representadas pelo conceito / avaliação do docente durante as aulas práticas. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,2) Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observações: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
HURT, K. J. et al. Manual de ginecologia e obstetrícia do Johns Hopkins. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 720 p.
REIS, R. M.; JUNQUEIRA, F. R. R.; SILVA, A. C. J. de S. R. e (Org.).Ginecologia da infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2012. 446 p. 
ZALLI, M. et al. Geriatria para clínicos: medicina aplicada à terceira idade. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. 763 p.
Bibliografia Complementar:
BARROS, S. P. de; ARENA, E. P.; PEREIRA, A. C. Guia prático: avaliação antropométrica em pediatria. São Paulo: Ponto Crítico, 2008. 176 p. 
CARVALHO, M. R. de; GOMES, C. F. (Org.). Amamentação: bases científicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 554 p. 
FREITAS, E. V. de; PY, L. (Ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1651 p. 
GUIMARÃES, R. M.; CUNHA, U. G. de V.; THOMAZ, D. P. Sinais e sintomas em geriatria. 3. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2017. 277 p.
 

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