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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0515 - Atenção Integral à Saúde III
Integral Healthcare III

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1) Conhecer os aspectos relativos à gestão da unidade de saúde e estratégia de saúde da família e ao controle social da saúde do território (Conselho Gestor local), bem como do município (Conselho Municipal de Saúde). Dar continuidade às ações de educação em saúde de forma integrada à rede pública de educação e às ações de assistência social no território de saúde. Reconhecer os fenômenos biopsicossociais envolvidos na concepção, gestação e nascimento do ser humano nas unidades de saúde e em visitas/atividades na Maternidade Santa Izabel.
2) Identificar as importantes transformações orgânicas que ocorrem no indivíduo, reconhecendo as particularidades biopsicossociais e as políticas públicas relacionadas ao nascimento, crescimento e desenvolvimento do ser humano até à adolescência.
3) Estreitar e aperfeiçoar a articulação entre as equipes da atenção básica e as equipes dos demais componentes da Rede de Atenção à Saúde, para garantir maior resolutividade dos cuidados prestados à população idosa nos territórios e acompanhamento sistemáticos dos casos mais complexos.
 
 
 
Programa Resumido
1) Abordagem dos pilares básicos da assistência ginecológica, obstétrica, conhecimento preventivo, promotor e reabilitação das doenças femininas. Propedêutica, semiologia ginecológica e obstétrica. Principais sinais e sintomas de alerta. Atenção integrada às principais doenças prevalentes; trabalho interdisciplinar, relação médico paciente com foco na saúde da mulher.
2) Abordagem dos pilares básicos da assistência à criança e ao adolescente. Introdução das noções básicas de ecopediatria; com ênfase na atenção à saúde nas diversas faixas etárias. Propedêutica pediátrica, semiologia do recém-nascido, criança e adolescente normais. Principais sinais e sintomas de alerta. Valorização da atenção integrada às principais doenças prevalentes na infância e adolescência;
 3) Atenção e cuidado à saúde da pessoa idosa, com estudo dos fundamentos para a anamnese e semiologia do Idoso. Abordagem das principais síndromes geriátricas e estudo das diversas modalidades de atendimento à pessoa idosa e cuidados com registro das informações durante a consulta ao idoso (caderneta do idoso).
 
 
 
Programa
1) A atenção básica e as condutas para promoção da saúde materno-infantil (Rede Cegonha, aleitamento materno, prevenção do câncer de colo uterino e do câncer de mama). Direitos sexuais e reprodutivos (infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e métodos contraceptivos e saúde sob uma perspectiva de identidade de gênero). As formas de concepção, a dinâmica psicossocial da gravidez, as influências culturais, a formação do vínculo afetivo, o papel moral e social da família. Políticas Públicas relacionadas ao Planejamento Familiar e ao Programa de Pré-Natal. Aspectos éticos e legais da interrupção da gestação. 
2) Ações desenvolvidas na Puericultura (exame físico, dados antropométricos e triagem neonatal) nas creches e escolas do território de saúde. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), consultas iniciais e de seguimento. Atenção à saúde do adolescente em escolas e atenção básica.
3) Envelhecimento, velhice, sociedade e políticas: Percepções sobre a velhice; A pessoa idosa como sujeito de direitos, cidadania e proteção social. Demografia e epidemiologia do envelhecimento: Informação epidemiológica e populacional: disponibilidade, qualidade; A demografia e o envelhecimento populacional. Atenção à saúde da pessoa idosa: Processo de envelhecimento e bases da avaliação multidimensional do idoso; Promoção e prevenção; Grandes síndromes geriátricas; Estrutura e dinâmica da rede de atenção à saúde da pessoa idosa. Participação social e envelhecimento: Determinantes do envelhecimento ativo; Violência contra a pessoa idosa; Participação social e cidadania.
Observações do Programa
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho)
3 – Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
4 – Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um “Termo de Estágio”. O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina estão contidos no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina.
5 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais  e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (30 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
6 – As Atividades são Desenvolvidas nas Unidades de Saúde do Município de Bauru conforme calendário prévio acordado com a Secretaria Municipal de Saúde. Atividades hospitalares, quando presentes, são realizadas no Hospital das Clínicas de Bauru, Hospital de Anomalias Crânio-Faciais – HRAC, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Instituto Lauro Souza Lima, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital da Unimed e demais equipamentos de saúde conveniados do município de Bauru e de outros municípios
7 – A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e projeto de intervenção, além de avaliações formativas representadas pelo conceito / avaliação do docente durante as aulas práticas. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MODULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação do Portfolio Reflexivo X (0,1). Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INICIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
CHAIMOWICZ, F. Saúde do idoso. 2. ed. Belo Horizonte: NESCON UFMG, 2013. 167 p. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3836.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
GUSSO, G.; LOPES, J.M. C.; DIAS, L. C. (Org.). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. 2 v.
MARTINS-COSTA, S. H. et al. (Org.). Rotinas em obstetrícia. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 894 p.
MONTENEGRO, C. A. B.; REZENDE FILHO, J. de. Rezende, obstetrícia fundamental. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1002 p. 
Bibliografia Complementar:
MARCONDES, E. et al. (Coord.). Pediatria básica. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2002-2010. 3 v.
 

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