Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0516 - Gestão em Saúde I
Healthcare Management I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
- Conhecer a organização e funcionamento do sistema de saúde e da gestão da rede assistencial, articulação entre os níveis de atenção, fluxos e trajetória do usuário nos serviços de saúde;
- Analisar o cenário de saúde e tomar decisões assertivas para garantir a qualidade e a sustentabilidade do serviço dos serviços de saúde dos diversos níveis de atenção, maximizando o valor ao paciente e organização;
- Relacionar e aplicar os princípios da gestão ao cotidiano profissional da saúde;
- Empregar as ferramentas e metodologias de gestão, tornando os processos e os recursos eficientes e eficazes;
- Desenvolver o pensamento crítico com base em informações e conhecimento do serviço de saúde, atuando de forma multifuncional, destacando a atuação do líder de equipe.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3371445 - Tales Rubens de Nadai
 
Programa Resumido
Novos modelos de gestão tornam-se necessários e imprescindíveis para as organizações alcançarem níveis de excelência na prestação de serviços. Não é mais possível conviver com modelos antigos de gestão baseados na hierarquia, na divisão do trabalho, no controle rígido, pois a atualidade exige arranjos organizacionais mais participativos, integrativos e focados nos objetivos, necessidades e expectativas sociais. São destacados apenas os modelos da Gestão da Qualidade, das Redes de Atenção à Saúde (RAS), da Gestão Estratégica e da Gestão Participativa - Cogestão, como algumas possibilidades para o enorme desafio nesta área.
 
 
 
Programa
Sistema Único de Saúde (SUS): desenho institucional, gestão, fóruns de pactuação e organização. Rede assistencial no SUS: atenção primária, média e alta complexidade. Setor suplementar da saúde (planos e seguros privados). Gestão do SUS. Legislação do SUS: NOBs; NOAs; Pacto pela saúde. Instrumentos de gestão no SUS: Planos de saúde, Plano Diretor Regional, Programação Pactuada Integrada. Fóruns de pactuação no SUS. Regulação no SUS. Sistema de informação gerencial (SIG), Operacionalização de Indicador na Gestão (PMAQ-AB) e avaliação no SUS Concepções, organização, funcionamento e financiamento do SUS. Regulamentação e instrumentos de gestão do SUS. Gestão dos serviços de saúde nos diversos níveis de atenção. Saúde Suplementar. Organização do Sistema de saúde no Brasil. Sistemas de Saúde e seguridade social: conceitos, componentes e dinâmicas; diretrizes organizativas. Financiamento da política e do sistema de saúde: responsabilidades por níveis de governo, fontes de receita, fundos de saúde, transferências intergovernamentais, custeio e gastos dos serviços de saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de testes de múltipla escolha Prova discursiva Avaliação docente Avaliação dos projetos - Critério: NOTA = Nota do estudantes nas atividades com uso de metodologias ativas (aprendizagem baseada em projetos e/ou Team Based Learning)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
DAGNINO, R. P. Planejamento estratégico governamental. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2014. 162 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/401258. Acesso em: 18 set. 2019. 
GADELHA, C. A. G. (Coord.). A dinâmica do sistema produtivo de saúde: inovação e complexo econômico-industrial. Rio de Janeiro: Fiocuz, 2012. 221 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6t3hs/pdf/gadelha-9788575415931.pdf. Acesso em: 18 set. 2019. 
SANTOS, N. R. dos; AMARANTE, P. D. de C. Gestão pública e relação público privado na saúde. Rio de Janeiro: Cebes, 2010. 324 p. Disponível em: http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2013/10/gestao-publica-e-relacao-publico-privado-na-saude.pdf. Acesso em: 18 set. 2019.
Bibliografia Complementar:
COELHO, R. C. O público e o privado na gestão pública. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2014. 76 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/401326. Acesso em: 18 set. 2019. 
DEJOURS, C. Fator humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017. 104 p. 
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Cengage, 2017. 383 p.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0516

Clique para consultar o oferecimento para BAO0516

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP