1) Compreender a estrutura do sistema nervoso central e periférico e dos órgãos dos sentidos. Avaliação das alterações do pensamento, percepção, consciência, atenção e emoção. Estudo da dor; 2) Conhecer os aspectos morfofuncionais e patológicos do trato gastrointestinal e as principais síndromes abdominais incluindo diarréias, doenças pépticas, litiásicas, síndromes consumptivas, ictéricas, obstrutivas, hemorrágicas, entre outras Neoplasias urológicas e alterações congênitas do trato urinário; 3) Conhecer o funcionamento do sistema imune com abordagem das imunodeficiências primárias. Noções de transplantes e legislação que ampara a prática em território nacional. Classificação de hipersensibilidade. Semiologia reumatológica. Artrites e Colagenoses, diagnóstico e tratamento. Doenças auto-imunes.
Estudo do Sistema Nervoso Central e Periférico (Anatomia, Histologia e Fisiologia) e dos órgãos dos sentidos (Anatomia, Fisiologia, Histologia e Farmacologia); Avaliação das alterações do pensamento, percepção, consciência, atenção e emoção (afeto, humor e outras emoções. Estudo da dor (anatomia e fisiologia da dor, manifestações dolorosas e farmacologia); Conhecer os aspectos morfofuncionais e patológicos do trato gastrointestinal (diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento e medidas de controle). Estudo das manifestações abdominais e pélvicas (diarreias, doenças pépticas, litiásicas, síndromes consumptivas, ictéricas, obstrutivas, hemorrágicas, doenças colônicas, doenças urológicas, incluindo a litíase urinária, as infecções urinárias e ISTs doenças da próstata e bexiga. Neoplasias urológicas e alterações congênitas do trato urinário; Conhecer o funcionamento do sistema imune com abordagem das imunodeficiências primárias. Noções de transplantes e legislação que ampara a prática em território nacional. Classificação de hipersensibilidade. Semiologia reumatológica. Artrites e Colagenoses, diagnóstico e tratamento. Doenças auto-imunes.
1) Estudo do Sistema Nervoso Central e Periférico (Anatomia, Histologia e Fisiologia) e dos órgãos dos sentidos (Anatomia, Fisiologia, Histologia e Farmacologia); Avaliação das alterações do pensamento, percepção, consciência, atenção e emoção (afeto, humor e outras emoções. Estudo da dor (anatomia e fisiologia da dor, manifestações dolorosas e farmacologia). 2) Conhecer os aspectos morfofuncionais e patológicos do trato gastrointestinal (diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento e medidas de controle). Estudo das manifestações abdominais e pélvicas (diarreias, doenças pépticas, litiásicas, síndromes consumptivas, ictéricas, obstrutivas, hemorrágicas, doenças colônicas, doenças urológicas, incluindo a litíase urinária, as infecções urinárias e ISTs doenças da próstata e bexiga. Neoplasias urológicas e alterações congênitas do trato urinário. 3) Conhecer o funcionamento do sistema imune com abordagem das imunodeficiências primárias. Noções de transplantes e legislação que ampara a prática em território nacional. Classificação de hipersensibilidade. Semiologia reumatológica. Artrites e Colagenoses, diagnóstico e tratamento. Doenças autoimunes. Observações do Programa 1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável. 2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho). 3 – Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo. 4 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina. 5 - A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
BRUNTON, L. L. et al. (Org.). As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2019. 1738 p. HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 1145 p. KUMAR, V.; ABBAS, A. K.; ASTER, J. C. Robbins e Cotran patologia: bases patológicas das doenças. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 1421 p. MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 344 p. MARINHO, J. R. et al. (Ed.). Tratado de gastroenterologia: da graduação à pós-graduação. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2016. 1560 p. MARTINS, M. A. et al. Clínica médica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2016. 7 v. Bibliografia Complementar: CAMPOS, F. G. C. M. de; REGADAS, F. S. P.; PINHO, M. de S. L. (Ed.). Tratado de coloproctologia. São Paulo: Atheneu, 2012. 1269 p. COSENZA, R. M. Fundamentos de neuroanatomia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 156 p. GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I. Goldman-Cecil medicina. 25. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 2 v. JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 554 p. KASPER, D. L. et al. (Org.). Medicina interna de Harrison. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 2 v. REED, U. C.; MARQUES-DIAS, M. J. Neurologia.São Paulo: Manole, 2012. 372 p. REY, L. Bases da parasitologia médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 391 p. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 930 p.