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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0536 - Semiologia Pediátrica II
Pediatric Semiology II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver habilidades para anamnese e exame físico do escolar e do adolescente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7925971 - Eliane Alves Motta Cabello dos Santos
6602958 - Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen
 
Programa Resumido
Principais passos e características da anamnese pediátrica do escolar e do adolescente.
Principais passos e as características do exame físico em pediatria do escolar e do adolescente.
Peculiaridades do exame físico pediátrico nas diferentes fases da infância, particularmente do escolar e do adolescente.
Principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos e sistemas na criança.
Registro e sistematização dos dados clínicos em pediatria.
Papel do relacionamento médico-criança-família no cuidado pediátrico.
Reconhecer a importância dos sinais de risco na abordagem das doenças de maior prevalência na infância.
Reconhecer a importância dos aspectos epidemiológicos e dos princípios fisiopatológicos na avaliação da condição de saúde/doença da criança.
 
 
 
Programa
Principais passos e características da anamnese pediátrica do l do escolar e do adolescente.
Principais passos e as características do exame físico em pediatria do escolar e do adolescente.
Peculiaridades do exame físico pediátrico nas diferentes fases da infância, particularmente do escolar e do adolescente.
Principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos e sistemas na criança
Registro e sistematização dos dados clínicos em pediatria.
Papel do relacionamento médico-criança-família no cuidado pediátrico.
Reconhecer a importância dos sinais de risco na abordagem das doenças de maior prevalência na infância.
Reconhecer a importância dos aspectos epidemiológicos e dos princípios fisiopatológicos na avaliação da condição de saúde/doença da criança.

Observações do Programa:
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – As Atividades são Desenvolvidas nas Unidades de Saúde do Município de Bauru conforme calendário prévio acordado com a Secretaria Municipal de Saúde. Atividades hospitalares, quando presentes, são realizadas no Hospital das Clínicas de Bauru, Hospital de Anomalias Craniofaciais – HRAC, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Instituto Lauro Souza Lima, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital da Unimed e demais equipamentos de saúde conveniados do município de Bauru, Boracéia, Duartina e de outros municípios conveniados em Bauru
3 – A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Ao fim da disciplina será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e componentes de projetos relacionados ao tema da disciplina.
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
BICKLEY, L. S. Propedêutica médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1032 p.
GOLDBLOOM, R. Pediatric clinical skills. 4. ed. Philadelphia: Saunders, 2010. 360 p.
MARCONDES, E. et al. Pediatria básica - tomo III - pediatria clínica especializada. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2004. 776 p.
PORTO, C. C. (Ed.). Exame clínico. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 560 p.
ZITELLI, B. J.; MCINTIRE, S.; NOWALK, A. J. Zitelli and Davis’ atlas of pediatric physical diagnosis. 7. ed. Amsterdan: Elsevier, 2017. 1032 p.
Bibliografia Complementar
FOCACCIA, R. (Ed.). Tratado de infectologia. 5. ed. rev. atual. São Paulo: Atheneu, 2015. 2 v.
GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I. Goldman-Cecil medicina. 25. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 2 v.
KASPER, D. L. et al. (Org.). Medicina interna de Harrison. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 2 v.
MARTINS, M. A. et al. Clínica médica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2016. 7 v.
RIVITTI, E. A. Dermatologia de Sampaio e Rivitti. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018. 1648 p.
 

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