Desenvolver habilidades para anamnese e exame físico do escolar e do adolescente.
Principais passos e características da anamnese pediátrica do escolar e do adolescente. Principais passos e as características do exame físico em pediatria do escolar e do adolescente. Peculiaridades do exame físico pediátrico nas diferentes fases da infância, particularmente do escolar e do adolescente. Principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos e sistemas na criança. Registro e sistematização dos dados clínicos em pediatria. Papel do relacionamento médico-criança-família no cuidado pediátrico. Reconhecer a importância dos sinais de risco na abordagem das doenças de maior prevalência na infância. Reconhecer a importância dos aspectos epidemiológicos e dos princípios fisiopatológicos na avaliação da condição de saúde/doença da criança.
Principais passos e características da anamnese pediátrica do l do escolar e do adolescente. Principais passos e as características do exame físico em pediatria do escolar e do adolescente. Peculiaridades do exame físico pediátrico nas diferentes fases da infância, particularmente do escolar e do adolescente. Principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos e sistemas na criança Registro e sistematização dos dados clínicos em pediatria. Papel do relacionamento médico-criança-família no cuidado pediátrico. Reconhecer a importância dos sinais de risco na abordagem das doenças de maior prevalência na infância. Reconhecer a importância dos aspectos epidemiológicos e dos princípios fisiopatológicos na avaliação da condição de saúde/doença da criança. Observações do Programa: 1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável. 2 – As Atividades são Desenvolvidas nas Unidades de Saúde do Município de Bauru conforme calendário prévio acordado com a Secretaria Municipal de Saúde. Atividades hospitalares, quando presentes, são realizadas no Hospital das Clínicas de Bauru, Hospital de Anomalias Craniofaciais – HRAC, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Instituto Lauro Souza Lima, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital da Unimed e demais equipamentos de saúde conveniados do município de Bauru, Boracéia, Duartina e de outros municípios conveniados em Bauru 3 – A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
Bibliografia Básica BICKLEY, L. S. Propedêutica médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1032 p. GOLDBLOOM, R. Pediatric clinical skills. 4. ed. Philadelphia: Saunders, 2010. 360 p. MARCONDES, E. et al. Pediatria básica - tomo III - pediatria clínica especializada. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2004. 776 p. PORTO, C. C. (Ed.). Exame clínico. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 560 p. ZITELLI, B. J.; MCINTIRE, S.; NOWALK, A. J. Zitelli and Davis’ atlas of pediatric physical diagnosis. 7. ed. Amsterdan: Elsevier, 2017. 1032 p. Bibliografia Complementar FOCACCIA, R. (Ed.). Tratado de infectologia. 5. ed. rev. atual. São Paulo: Atheneu, 2015. 2 v. GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I. Goldman-Cecil medicina. 25. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 2 v. KASPER, D. L. et al. (Org.). Medicina interna de Harrison. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 2 v. MARTINS, M. A. et al. Clínica médica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2016. 7 v. RIVITTI, E. A. Dermatologia de Sampaio e Rivitti. 4. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2018. 1648 p.