1) Compreender os conceitos básicos dos processos patológicos do organismo humano, habilitando-os a saber as etiologias das doenças, seus mecanismos formadores e as alterações anatômicas e funcionais que esses processos desencadeiam. 2) Compreender os mecanismos de desenvolvimento das principais doenças neurológicas, dos órgãos dos sentidos, motoras, nutricionais e metabólicas 3) Desenvolver o raciocínio clínico sindrômico e fisiopatológico para as principais afecções estudadas e planejar as estratégias diagnósticas envolvidas.
1) Estudo integrado do Sistema Nervoso Central e Periférico e do Aparelho Locomotor revendo conceitos de anatomia e avaliação clínica e cirúrgica das alterações globais da motricidade incluindo as síndromes motoras, doenças da coluna e traumas raquimedulares. Estudo integrado das doenças degenerativas (incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e ataxias espinocerebelares), cefaléias e epilepsias, acidente vascular isquêmico e hemorrágico; 2) Estudo das doenças que envolvem os órgãos dos sentidos e pele, incluindo a abordagem de infecções, alergias, urgências e traumas otorrinolaringológicos, os distúrbios visuais, as doenças perioculares, as doenças sistêmicas da visão, as urgências e traumas oculares, as afecções dermatológicas e as neoplasias benignas e malignas da pele, com atenção também para as táticas e técnicas cirúrgicas em cirurgia plástica, incluindo enxertos e retalhos; 3) Estudo integrado dos distúrbios nutricionais e metabólicos, incluindo a obesidade, diabetes mellitus, as doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as Síndromes Nefríticas, as Síndromes Nefróticas, a insuficiência renal aguda e crônica, a terapia renal substitutiva e o transplante renal.
1) Estudo integrado do Sistema Nervoso Central e Periférico e do Aparelho Locomotor revendo conceitos de anatomia e avaliação clínica e cirúrgica das alterações globais da motricidade incluindo as síndromes motoras, doenças da coluna e traumas raquimedulares. Estudo integrado das doenças degenerativas (incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e ataxias espinocerebelares), cefaléias e epilepsias, acidente vascular isquêmico e hemorrágico; 2) Estudo das doenças que envolvem os órgãos dos sentidos e pele, incluindo a abordagem de infecções, alergias, urgências e traumas otorrinolaringológicos, os distúrbios visuais, as doenças perioculares, as doenças sistêmicas da visão, as urgências e traumas oculares, as afecções dermatológicas e as neoplasias benignas e malignas da pele, com atenção também para as táticas e técnicas cirúrgicas em cirurgia plástica, incluindo enxertos e retalhos. 3) Estudo integrado dos distúrbios nutricionais e metabólicos, incluindo a obesidade, diabetes mellitus, as doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as Síndromes Nefríticas, as Síndromes Nefróticas, a insuficiência renal aguda e crônica, a terapia renal substitutiva e o transplante renal. Observações do Programa: 1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável. 2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho) 3 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina 4 - A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
Bibliografia Básica FESTA NETO, C.; CUCÉ, L. C.; REIS, V. M. S. dos. Manual de dermatologia. 5. ed. Barueri: Manole, 2019. 704 p. GIROY, J. Neurologia básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. 1 v. KASPER, D. L. et al. (Org.). Medicina interna de Harrison. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 2 v. KRONENBERG, H. M. et al. Williams tratado de endocrinologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 1560 p. LOUIS, E. D.; MAYER, S. A.; ROWLAND, L. P. Merritt tratado de neurologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1428 p. MONTEIRO, M. L. R. Neuroftalmologia. 3. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2013. 320 p. MUTARELLI, E. G. (Ed.). Manual de exames complementares em neurologia. São Paulo: Sarvier, 2006. 590 p. PILTCHER, O. et al. (Org.). Rotinas em otorrinaloraingologia. Porto Alegre: Artmed, 2014. 476 p. RIBAS FILHO, D.; SUEN, V. M. M. (Coord.). Tratado de nutrologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2018. 672 p. Bibliografia Complementar CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Neurologia. 11. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 340 p. DOUGLAS, C. R. Tratado de fisiologia aplicada à nutrição. São Paulo: Robe, 2019. 1046 p. MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 344 p. MEYER, F. B. Atlas de neurocirurgia: abordagem básica para procedimentos cranial e vascular. Rio de Janeiro: DiLivros, 2000. 388 p. NITRINI, R. et al. A neurologia que todo médico deve saber. 3. ed. São Paulo: Maltese, 2015. 598 p. SALES, P.; HALPERN, A.; CERCATO, C. O essencial em endocrinologia. São Paulo: Roca, 2016. 816 p. STANDARDS of medical care in diabetes - 2017: summary of revisions. Diabetes Care, Alexandria, v. 40, p. S4-S5, Jan. 2017. Supplement 1. VILAR, L. (Ed.). Endocrinologia clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1092 p. WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. 2 v.