Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0538 - Sistemas Orgânicos Integrados VII
Integrated Organic Systems VII

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
1 - Conhecer os principais distúrbios que envolvem o sistema nervoso central (cefaléias, epilepsias, AVEs, doenças neurodegenerativas); Distúrbios musculoesqueléticos (membros superiores, inferiores, doenças da coluna e traumas raquimedulares)
2 – Conhecer os principais distúrbios nutricionais e metabólicos incluindo a obesidade, diabetes mellitus, doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as síndromes nefríticas, síndromes nefróticas, insuficiências renais, terapia renal substitutiva e o transplantes renais
3 – Compreender os conceitos básicos dos processos patológicos do organismo humano particularmente dos órgãos dos sentidos e pele, habilitando-os a saber as etiologias das doenças, seus mecanismos formadores e as alterações anatômicas e funcionais que esses processos desencadeiam.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
380502 - Adriano Yacubian Fernandes
2358497 - Luiz Fernando Ferraz da Silva
8115743 - Luiz Fernando Manzoni Lourençone
5355221 - Sergio Henrique Kiemle Trindade
 
Programa Resumido
1) Estudo integrado do Sistema Nervoso Central e Periférico e do Aparelho Locomotor revendo conceitos de anatomia e avaliação clínica e cirúrgica das alterações globais da motricidade incluindo as síndromes motoras, doenças da coluna e traumas raquimedulares. Estudo integrado das doenças degenerativas (incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e ataxias espinocerebelares), cefaléias e epilepsias, acidente vascular isquêmico e hemorrágico;
2) Estudo das doenças que envolvem os órgãos dos sentidos e pele, incluindo a abordagem de infecções, alergias, urgências e traumas otorrinolaringológicos, os distúrbios visuais, as doenças perioculares, as doenças sistêmicas da visão, as urgências e traumas oculares, as afecções dermatológicas e as neoplasias benignas e malignas da pele, com atenção também para as táticas e técnicas cirúrgicas      em      cirurgia      plástica,      incluindo      enxertos      e      retalhos.
3) Estudo integrado dos distúrbios nutricionais e metabólicos, incluindo a obesidade, diabetes mellitus, as doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as Síndromes Nefríticas, as Síndromes Nefróticas, a insuficiência renal aguda e crônica, a terapia renal substitutiva e o transplante renal.
 
 
 
Programa
1) Estudo integrado do Sistema Nervoso Central e Periférico e do Aparelho Locomotor revendo conceitos de anatomia e avaliação clínica e cirúrgica das alterações globais da motricidade incluindo as síndromes motoras, doenças da coluna e traumas raquimedulares. Estudo integrado das doenças degenerativas (incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e ataxias espinocerebelares), cefaléias e epilepsias, acidente vascular isquêmico e hemorrágico;
2) Estudo integrado do diagnóstico psiquiátrico com abordagem dos transtornos por uso e abuso de substâncias psicoativas, dos distúrbios ideativos, dos transtornos de ansiedade e do humor dos transtornos do estresse e ajustamento agudos e crônicos, dos transtornos de personalidade, somatoformes e alimentares. Estudo das transformações no campo da atenção Psicossocial e o movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Bases para o tratamento em psiquiatria, com estudo de psicofarmacologia e outras opções terapêuticas como eletroconvulsoterapia, projeto terapêutico singular e psicoterapia.
3) Estudo integrado dos distúrbios nutricionais e metabólicos, incluindo a obesidade, diabetes mellitus, as doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as Síndromes Nefríticas, as Síndromes Nefróticas, a insuficiência renal aguda e crônica, a terapia renal substitutiva e o transplante renal.
Observações do Programa:
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho).
3 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
4 - A programação detalhada será também disponibilizada na Google Agenda e os materiais bem como atividades complementares podem ser realizadas em formato remoto utilizando a plataforma e-disciplinas ou outras ferramentas de conexão e interação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos. Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination). A nota final levará em conta a média das avaliações somativas dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Nota Avaliação Somativa X (0,85) + Nota OSCE X (0,15).
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
FESTA NETO, C.; CUCÉ, L. C.; REIS, V. M. S. dos. Manual de dermatologia. 5. ed. Barueri: Manole, 2019. 704 p.
GIROY, J. Neurologia básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. 1 v.
KASPER, D. L. et al. (Org.). Medicina interna de Harrison. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 2 v.
KRONENBERG, H. M. et al. Williams tratado de endocrinologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 1560 p.
LOUIS, E. D.; MAYER, S. A.; ROWLAND, L. P. Merritt tratado de neurologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1428 p.
MONTEIRO, M. L. R. Neuroftalmologia. 3. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2013. 320 p.
MUTARELLI, E. G. (Ed.). Manual de exames complementares em neurologia. São Paulo: Sarvier, 2006. 590 p.
PILTCHER, O. et al. (Org.). Rotinas em otorrinaloraingologia. Porto Alegre: Artmed, 2014. 476 p.
RIBAS FILHO, D.; SUEN, V. M. M. (Coord.). Tratado de nutrologia. 2. ed. Barueri: Manole, 2018. 672 p.
Bibliografia Complementar
BOWLING, B. Kanski oftalmologia clínica: uma abordagem sistêmica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 928 p.
CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Neurologia. 11. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 340 p.
DOUGLAS, C. R. Tratado de fisiologia aplicada à nutrição. São Paulo: Robe, 2019. 1046 p.
FRIEDMAN, N. J.; KAISER, P. K. Manual ilustrado de oftalmologia. 3. ed. Madrid: Elsevier España, 2011. 664 p.
MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 344 p.
MEYER, F. B. Atlas de neurocirurgia: abordagem básica para procedimentos cranial e vascular. Rio de Janeiro: DiLivros, 2000. 388 p.
NITRINI, R. et al. A neurologia que todo médico deve saber. 3. ed. São Paulo: Maltese, 2015. 598 p.
SALES, P.; HALPERN, A.; CERCATO, C. O essencial em endocrinologia. São Paulo: Roca, 2016. 816 p.
STANDARDS of medical care in diabetes - 2017: summary of revisions. Diabetes Care, Alexandria, v. 40, p. S4-S5, Jan. 2017. Supplement 1.
VILAR, L. (Ed.). Endocrinologia clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1092 p.
WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. 2 v.
WOLFF, K. et al. Dermatologia de Fitzpatrick: atlas e texto. 8. ed. Rio de Janeiro: AMGH, 2019. 968 p.
 

Clique para consultar os requisitos para BAO0538

Clique para consultar o oferecimento para BAO0538

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP