Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0540 - Atenção Integral à Saúde VII
Integral Health Care VII

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Desenvolver temáticas e práticas em nível ambulatorial nas diferentes especialidades, particularmente na avaliação e seguimento das doenças neurológicas, motoras, metabólicas, nutricionais e de saúde mental. 
2) Aquisição de habilidades para manejo prático nas situações clínicas ambulatoriais, emergenciais e hospitalares.
3) Desenvolver habilidades no diagnóstico sindrômico e etiológico na unidade básica de saúde, formulando hipóteses diagnósticas para síndromes do sistema digestório e urinário. 
4) Desenvolver a avaliação do paciente em ambiente hospitalar por meio da anamnese e exame físico para identificação de sinais e sintomas e formulação de diagnóstico sindrômico e etiológico das afecções clínicas e cirúrgicas mais prevalentes.
5) Noções para atendimento e acompanhamento de pacientes com doenças imunológicas e auto-imunes. Conhecimento das doenças específicas, fundamentos para diagnóstico clínico e laboratorial e estudo do tratamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917851 - Amaury Lelis Dal Fabbro
8430039 - Cristiano Tonello
11378490 - Deborah Maciel Cavalcanti Rosa
2359971 - Marcel Koenigkam Santos
3371445 - Tales Rubens de Nadai
 
Programa Resumido
1) Desenvolver habilidades para anamnese e exame físico do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos. Exame psiquiátrico e do estado mental, avaliação da dor e do estresse e aplicação de escalas neurológicas e comportamentais.
2) Desenvolver habilidades no diagnóstico sindrômico e etiológico na unidade básica de saúde, formulando hipóteses diagnósticas para síndromes do sistema digestório e urinário. 
3) Desenvolver a avaliação do paciente em ambiente hospitalar por meio da anamnese e exame físico para identificação de sinais e sintomas e formulação de diagnóstico sindrômico e etiológico das afecções clínicas e cirúrgicas mais prevalentes.
4) Noções para atendimento e acompanhamento de pacientes com doenças imunológicas e auto-imunes. Conhecimento das doenças específicas, fundamentos para diagnóstico clínico e laboratorial e estudo do tratamento.
 
 
 
Programa
1) Desenvolver habilidades para anamnese e exame físico do sistema nervoso e dos órgãos dos sentidos. Exame psiquiátrico e do estado mental, avaliação da dor e do estresse e aplicação de escalas neurológicas e comportamentais.
2) Desenvolver habilidades no diagnóstico sindrômico e etiológico na unidade básica de saúde, formulando hipóteses diagnósticas para síndromes do sistema digestório e urinário. 
3) Desenvolver a avaliação do paciente em ambiente hospitalar por meio da anamnese e exame físico para identificação de sinais e sintomas e formulação de diagnóstico sindrômico e etiológico das afecções clínicas e cirúrgicas mais prevalentes.
4) Noções para atendimento e acompanhamento de pacientes com doenças imunológicas e auto-imunes. Conhecimento das doenças específicas, fundamentos para diagnóstico clínico e laboratorial e estudo do tratamento.
Observações do Programa:
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades externas ao campus e atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho)
3 – Atividades práticas da disciplina desenvolvidas em ambientes externos ao campus, especialmente nos equipamentos de saúde da rede municipal e estadual podem requerer a assinatura de um “Termo de Estágio”. O termo em questão é um requisito da gestão pública para o recebimento de alunos. O programa das atividades desenvolvidas sob a égide deste termo para esta disciplina está contido no programa da disciplina e são consideradas, para efeitos acadêmicos, atividades práticas / aulas práticas da disciplina.
4 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe (30 horas) e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
5 – As Atividades são Desenvolvidas em Hospitais e Ambulatórios  (AME entre outros) de Bauru e também nas Unidades de Saúde do Município de Bauru a saber: Santa Edwiges, Octávio Rasi, Geisel, Nova esperança, 9 de Julho, Redentor, Central, Bela Vista. Atividades hospitalares, quando presentes, são realizadas nos Hospital de Anomalias Crânio-Faciais – HRAC, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Hospital das Clínicas de Bauru, Instituto Lauro Souza Lima e demais equipamentos de saúde do município de Bauru.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos e projeto de intervenção, além de avaliações formativas representadas pelo conceito / avaliação do docente durante as aulas práticas. A nota de cada módulo será composta da seguinte forma: NOTA MÓDULO: Nota Avaliação Somativa X (0,8) + Nota Avaliação Formativa pelo Docente X (0,1) + Nota Avaliação do Portfólio Reflexivo X (0,1). Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Média da Avaliação Módulos X (0,85) + Nota OSCE X (0,15)
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
DUNCAN, B. B.; SCHMIDT, M. I.; GIUGLIANI, E. R. J. (Org.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 1952 p.
GOLDMAN, L.; SCHAFER, A. I. Goldman-Cecil medicina. 25. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 2 v.
GUSSO, G.;LOPES, J. M. C.; DIAS, L. C. (Org.). Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. 2 v.
HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 1145 p.
KASPER, D. L. et al. (Org.). Medicina interna de Harrison. 19. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017. 2 v.
KRONENBERG, H. M. et al. Williams tratado de endocrinologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 1560 p.
VILAR, L. Endocrinologia clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1176 p.
Bibliografia Complementar
BORREL CARRIÓ, F. Entrevista clínica: habilidades de comunicação para profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2012. 345 p.
BUZAID, A. C.; MALUF, F. C. MOC: manual de oncologia clínica do Brasil. São Paulo: Dendrix, 2013. 685 p.
CATALDO NETO, A. et al. (Org.). Psiquiatria para estudantes de medicina. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. 718 p.
CORDIOLI, A. V.; GALLOIS, C. B.; ISOLAN, L. (Org.). Psicofármacos: consulta rápida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 1024 p.
COSTA, S. S. da et al. Otorrinolaringologia: princípios e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 1216 p.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 520 p.
DOUGLAS, C. R. Tratado de fisiologia aplicada à nutrição. São Paulo: Robe, 2019. 1046 p.
LOUIS, E. D.; MAYER, S. A.; ROWLAND, L. P. Merritt tratado de neurologia. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1428 p.
MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 344 p.
MOREIRA FILHO, A. A. Relação médico-paciente: teoria e prática. Belo Horizonte: Coopmed, 2005. 188 p.
SALES, P.; HALPERN, A.; CERCATO, C. O essencial em endocrinologia. São Paulo: Roca, 2016. 816 p.
STANDARDS of medical care in diabetes - 2017: summary of revisions. Diabetes Care, Alexandria,v. 40, p. S4-S5, Jan. 2017. Supplement 1.
VILAR, L. (Ed.). Endocrinologia clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 1092 p.
WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 5. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. 2 v.
 

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