1) Compreender os conceitos básicos dos processos patológicos do organismo humano particularmente dos órgãos dos sentido e pele, habilitando-os a saber as etiologias das doenças, seus mecanismos formadores e as alterações anatômicas e funcionais que esses processos desencadeiam. 2) Compreender os mecanismos de desenvolvimento das principais doenças dos órgãos dos sentidos e da pele. 3) Desenvolver o raciocínio clínico sindrômico e fisiopatológico para as principais afecções estudadas e planejar as estratégias diagnósticas envolvidas. Compreender as principais alterações do paciente crítico, sua fisiopatologia, manejo e complicações.
1) Estudo das doenças que envolvem os órgãos dos sentidos e pele, incluindo a abordagem de infecções, alergias, urgências e traumas otorrinolaringológicos, os distúrbios visuais, as doenças perioculares, as doenças sistêmicas da visão, as urgências e traumas oculares, as afecções dermatológicas e as neoplasias benignas e malignas da pele, com atenção também para as táticas e técnicas cirúrgicas em cirurgia plástica, incluindo enxertos e retalhos. 2) Abordagem PRÉ-HOSPITALAR dos pacientes nas linhas de cuidados com uso de protocolos clínicos: Abordagem pré-hospitalar dos pacientes considerando as linhas de cuidados em saúde: cardiovascular, cerebrovascular, respiratório, de sepse, de trauma, de abdome agudo, ginecológico, obstétrico, de cuidado infantil, de saúde mental e a utilização de protocolos clínicos com critérios técnicos e científicos de eficácia e efetividade, para garantia de tratamento seguro e adequado. 3) Abordagem HOSPITALAR dos pacientes nas linhas de cuidados com uso de protocolos clínicos: Abordagem hospitalar de pacientes com agravos de urgências, considerando as seguintes linhas de cuidados em saúde: cardiovascular, cerebrovascular, respiratório, sepse, trauma, abdome agudo, ginecológico, obstétrico, cuidado infantil e saúde mental com base na utilização de protocolos clínicos e critérios técnicos e científicos de eficácia e efetividade, para garantia de tratamento seguro e adequado.
1) Estudo integrado do Sistema Nervoso Central e Periférico e do Aparelho Locomotor revendo conceitos de anatomia e avaliação clínica e cirúrgica das alterações globais da motricidade incluindo as síndromes motoras, doenças da coluna e traumas raquimedulares. Estudo integrado das doenças degenerativas (incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e ataxias espinocerebelares), cefaléias e epilepsias, acidente vascular isquêmico e hemorrágico; 2) Estudo integrado do diagnóstico psiquiátrico com abordagem dos transtornos por uso e abuso de substâncias psicoativas, dos distúrbios ideativos, dos transtornos de ansiedade e do humor dos transtornos do estresse e ajustamento agudos e crônicos, dos transtornos de personalidade, somatoformes e alimentares. Estudo das transformações no campo da atenção Psicossocial e o movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Bases para o tratamento em psiquiatria, com estudo de psicofarmacologia e outras opções terapêuticas como eletroconvulsoterapia, projeto terapêutico singular e psicoterapia. 3) Estudo integrado dos distúrbios nutricionais e metabólicos, incluindo a obesidade, diabetes mellitus, as doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as Síndromes Nefríticas, as Síndromes Nefróticas, a insuficiência renal aguda e crônica, a terapia renal substitutiva e o transplante renal. Observações do Programa: 1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável. 2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho). 3 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
Bibliografia Básica AEHLERT, B. PALS suporte da vida avançado em pediatria. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 528 p. AZEVEDO, L. C. P. de; LADEIRA, J. P.; PINHEIRO, B. B. A. M. Medicina intensiva: abordagem prática. 4. ed. Barueri: Manole, 2019. 1216 p. CATALDO NETO, A. et al. (Org.). Psiquiatria para estudantes de medicina. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. 718 p. GUIMARÃES, H. P. et al. Manual de medicina intensiva. São Paulo: Atheneu, 2014. 1238 p. HALES, R. E.; YUDOFSKY, S. C.; GABBARD, G. O. Tratado de psiquiatria clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 1820 p. MOOCK, M.; BASILE FILHO, A.; ALHEIRA, R. G. (Ed.). Casos clínicos em terapia intensiva: treinamento para a prova de título de especialista da AMIB. 2. ed. Barueri: Manole, 2014. 1328 p. NAEMT. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: PHTLS - prehospital trauma life support. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. 786 p. SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 1490 p. SANTOS, J. S. dos. et al. Protocolos clínicos e de regulação: acesso à rede de saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 1311 p. Bibliografia Complementar BIROLINI, D.; STEINMAN, El.; UTIYAMA, E. M. Cirurgia de emergência. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011. 832 p. CLASSIFICAÇÃO de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993. 352 p. CORDIOLI, A. V.; GALLOIS, C. B.; ISOLAN, L. (Org.). Psicofármacos: consulta rápida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 1024 p. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 520 p. FERRADA, R.; RODRIGUEZ, A. Trauma: Sociedade Panamericana de Trauma. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. 900 p. GABBARD, G. O. Psiquiatria psicodinâmica na prática clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 652 p. LEWIS, M. Tratado de psiquiatria da infância e adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 1292 p. MARTINS, H. S.; DAMASCENO, M. C. de T.; AWADA, S. B. (Ed.). Pronto-socorro: medicina de emergência. ed. rev. ampl. Barueri: Manole, 2012. 2320 p. MIRVIS, S. S. E. et al. Solução de problemas em radiologia de emergência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 592 p. PIRES, M. T. B.; STARLING, S. V. Manual de urgências em pronto-socorro. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1200 p. SAVASSI-ROCHA, P. R.; SANCHES, S. R. de A.; SAVASSI-ROCHA, A. L. Cirurgia de ambulatório. Rio de Janeiro: MedBook, 2013. 960 p.