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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0543 - Sistemas Orgânicos Integrados VIII
Integrated Organic Systems VIII

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
1) Compreender os conceitos básicos dos processos patológicos do organismo humano particularmente dos órgãos dos sentido e pele, habilitando-os a saber as etiologias das doenças, seus mecanismos formadores e as alterações anatômicas e funcionais que esses processos desencadeiam.
2) Compreender os mecanismos de desenvolvimento das principais doenças dos órgãos dos sentidos e da pele.
3) Desenvolver o raciocínio clínico sindrômico e fisiopatológico para as principais afecções estudadas e planejar as estratégias diagnósticas envolvidas.
Compreender as principais alterações do paciente crítico, sua fisiopatologia, manejo e complicações. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8430039 - Cristiano Tonello
8115743 - Luiz Fernando Manzoni Lourençone
12490000 - Marcos Antonio Marton Filho
 
Programa Resumido
1) Estudo das doenças que envolvem os órgãos dos sentidos e pele, incluindo a abordagem de infecções, alergias, urgências e traumas otorrinolaringológicos, os distúrbios visuais, as doenças perioculares, as doenças sistêmicas da visão, as urgências e traumas oculares, as afecções dermatológicas e as neoplasias benignas e malignas da pele, com atenção também para as táticas e técnicas cirúrgicas      em cirurgia plástica, incluindo enxertos e retalhos.
2) Abordagem PRÉ-HOSPITALAR dos pacientes nas linhas de cuidados com uso de protocolos clínicos: Abordagem pré-hospitalar dos pacientes considerando as linhas de cuidados em saúde: cardiovascular, cerebrovascular, respiratório, de sepse, de trauma, de abdome agudo, ginecológico, obstétrico, de cuidado infantil, de saúde mental e a utilização de protocolos clínicos com critérios técnicos e científicos de eficácia e efetividade, para garantia de tratamento seguro e adequado.
3) Abordagem HOSPITALAR  dos pacientes nas linhas de cuidados com uso de protocolos clínicos: Abordagem hospitalar de pacientes com agravos de urgências, considerando as seguintes linhas de cuidados em saúde: cardiovascular, cerebrovascular, respiratório, sepse, trauma, abdome agudo, ginecológico, obstétrico, cuidado infantil e saúde mental com base na utilização de protocolos clínicos e critérios técnicos e científicos de eficácia e efetividade, para garantia de tratamento seguro e adequado.
 
 
 
Programa
1) Estudo integrado do Sistema Nervoso Central e Periférico e do Aparelho Locomotor revendo conceitos de anatomia e avaliação clínica e cirúrgica das alterações globais da motricidade incluindo as síndromes motoras, doenças da coluna e traumas raquimedulares. Estudo integrado das doenças degenerativas (incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e ataxias espinocerebelares), cefaléias e epilepsias, acidente vascular isquêmico e hemorrágico;
2) Estudo integrado do diagnóstico psiquiátrico com abordagem dos transtornos por uso e abuso de substâncias psicoativas, dos distúrbios ideativos, dos transtornos de ansiedade e do humor dos transtornos do estresse e ajustamento agudos e crônicos, dos transtornos de personalidade, somatoformes e alimentares. Estudo das transformações no campo da atenção Psicossocial e o movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Bases para o tratamento em psiquiatria, com estudo de psicofarmacologia e outras opções terapêuticas como eletroconvulsoterapia, projeto terapêutico singular e psicoterapia.
3) Estudo integrado dos distúrbios nutricionais e metabólicos, incluindo a obesidade, diabetes mellitus, as doenças tireoidianas e as dislipidemias. Estudo das doenças renais, abordando as Síndromes Nefríticas, as Síndromes Nefróticas, a insuficiência renal aguda e crônica, a terapia renal substitutiva e o transplante renal.
Observações do Programa:
1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas da disciplina, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 – A carga horária trabalho está vinculada às atividades de preparação do aluno para as estratégias e metodologias ativas, a serem desenvolvidas com flexibilidade nas áreas apropriadas da grade horária (janelas / períodos de estudo/trabalho).
3 – A carga horária efetiva compreende as atividades presenciais e tempo protegido para a preparação de atividades extra-classe e pode variar discretamente em função de feriados e outros eventos. As datas das provas contam como carga horária da disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina é composta por três módulos sequenciais. Ao fim de cada módulo será realizada uma avaliação somativa com componentes teóricos e/ou práticos. Ao fim do semestre será realizada uma avaliação de habilidades no modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) A nota final levará em conta a média das avaliações somativas dos módulos e o OSCE na seguinte proporção NOTA FINAL = Nota Avaliação Somativa X (0,85) + Nota OSCE X (0,15).
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 5,0 E no mínimo 70% de frequência nas atividades da disciplina. Estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 deverão fazer a segunda avaliação (recuperação). Os estudantes com nota inferior a 3,0 serão considerados reprovados, sem direito a nova avaliação.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 70% às atividades da disciplina. Observação: – Em caso de aplicação de Avaliação Independente – como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso 0,1, passando a Média dos Módulos a ter peso 0,75. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica
AEHLERT, B. PALS suporte da vida avançado em pediatria. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 528 p.
AZEVEDO, L. C. P. de; LADEIRA, J. P.; PINHEIRO, B. B. A. M. Medicina intensiva: abordagem prática. 4. ed. Barueri: Manole, 2019. 1216 p.
CATALDO NETO, A. et al. (Org.). Psiquiatria para estudantes de medicina. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. 718 p.
GUIMARÃES, H. P. et al. Manual de medicina intensiva. São Paulo: Atheneu, 2014. 1238 p.
HALES, R. E.; YUDOFSKY, S. C.; GABBARD, G. O. Tratado de psiquiatria clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 1820 p.
MOOCK, M.; BASILE FILHO, A.; ALHEIRA, R. G. (Ed.). Casos clínicos em terapia intensiva: treinamento para a prova de título de especialista da AMIB. 2. ed. Barueri: Manole, 2014. 1328 p.
NAEMT. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado: PHTLS - prehospital trauma life support. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. 786 p.
SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. 1490 p.
SANTOS, J. S. dos. et al. Protocolos clínicos e de regulação: acesso à rede de saúde. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 1311 p.
Bibliografia Complementar
BIROLINI, D.; STEINMAN, El.; UTIYAMA, E. M. Cirurgia de emergência. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Atheneu, 2011. 832 p.
CLASSIFICAÇÃO de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993. 352 p.
CORDIOLI, A. V.; GALLOIS, C. B.; ISOLAN, L. (Org.). Psicofármacos: consulta rápida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 1024 p.
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 520 p.
FERRADA, R.; RODRIGUEZ, A. Trauma: Sociedade Panamericana de Trauma. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. 900 p.
GABBARD, G. O. Psiquiatria psicodinâmica na prática clínica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 652 p.
LEWIS, M. Tratado de psiquiatria da infância e adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 1292 p.
MARTINS, H. S.; DAMASCENO, M. C. de T.; AWADA, S. B. (Ed.). Pronto-socorro: medicina de emergência. ed. rev. ampl. Barueri: Manole, 2012. 2320 p.
MIRVIS, S. S. E. et al. Solução de problemas em radiologia de emergência. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. 592 p.
PIRES, M. T. B.; STARLING, S. V. Manual de urgências em pronto-socorro. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1200 p.
SAVASSI-ROCHA, P. R.; SANCHES, S. R. de A.; SAVASSI-ROCHA, A. L. Cirurgia de ambulatório. Rio de Janeiro: MedBook, 2013. 960 p.
 

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