Desenvolver a capacidade de atender a crianças e adolescentes em condições ambulatoriais e em regime de internação em enfermarias, além de atendimento de neonatos em ambiente de maternidade, com enfoque no raciocínio clínico, desenvolvimento de hipóteses diagnósticas, aplicação de escalas de classificação e evolução e identificação de sinais de gravidade, seleção e definição da sequência de investigação e indicação de exames complementares e formulação do plano terapêutico. Desenvolver senso de responsabilidade na relação estudante-paciente e estudante-responsável e treinar os preceitos de ética médica, profissionalismo e trabalho em equipe multidisciplinar no dia-a-dia.
Ao final do programa, o estudante deverá estar capacitado a: Domínio Cognitivo: a) Conhecer os problemas de saúde mais frequentes nas crianças, adolescentes e neonatos incluindo seus diagnósticos diferenciais e estratégias de investigação e tratamento; b) Identificar problemas relacionados com o crescimento, o estado nutricional, o desenvolvimento neuropsicomotor, a alimentação e a condição vacinal das crianças atendidas; c) Fazer uma reflexão crítica sobre o atendimento realizado no ambulatório; d) Entender as particularidades do atendimento hospitalar em pediatria; e) Conhecer os passos e escalas para avaliação dos pacientes da faixa etária pediátrica; Domínio Psicomotor: a) Realizar anamnese pediátrica e exame físico pediátrico de forma correta e completa; b) Anotar corretamente e de forma fidedigna os dados de evolução do paciente e conduta; c) Realizar de forma correta e adequada a prescrição médica; d) Atender em Ambulatório e Enfermaria as situações mais comuns da prática pediátrica; e) Aplicar corretamente escalas de classificação e seguimento do neonato e da criança f) Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar; g) Conhecer uma técnica de consulta adaptada ao atendimento ambulatorial e ao atendimento hospitalar; h) Executar, sob supervisão, as manobras de reanimação de RN na sala de parto; i) Examinar o RN de forma adequada, reconhecendo os sinais físicos que indicam alterações; j) Realizar exame físico e avaliação do RN, como critérios para avaliação da idade gestacional, teste do olhinho e da orelhinha; Domínio Afetivo: a) Reconhecer a importância do relacionamento médico/criança; b) Valorizar a presença dos responsáveis acompanhantes durante a consulta; c) Reconhecer a importância de orientar a mãe acerca dos cuidados com RN; d) Valorizar o contato médico-família para o adequado desenvolvimento do processo diagnóstico e terapêutico; e) Reconhecer a sua contribuição ao desenvolvimento do RN normal; f) Desenvolver técnicas de contato com a criança, procurando ganhar sua confiança; g) Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
Temas teóricos: Os temas teóricos serão abordados com aulas assíncronas e discussões de casos / situações a) Diarreia Aguda e Terapia de reidratação oral b) Antibióticos em Pediatria c) Asma d) Infecções de Vias Aéreas Superiores e) Desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos f) Doenças Exantemáticas g) Febre sem Sinais Localizatórios h) Infecções de Partes Moles i) Infecção do Trato Urinário j) Dengue k) Meningites Bacterianas l) Pneumonias Agudas e Derrames Pleurais m) Procedimentos em Parada Cárdio-Respiratória n) Bronquiolite e Bebê chiador o) Epilepsia na infância p) Dermatologia em pediatria q) Traumatismo crânio encefálico (TCE) r) Radiologia em pediatria s) Puericultura t) Síndrome nefrítica e nefrótica u) Maus tratos na infância v) Classificação do recém-nascido de acordo com o peso e a idade gestacional. Realização do primeiro exame físico. w) Cuidados com o RN de termo e com o prematuro. x) Asfixia perinatal, reanimação na sala de parto. y) Icterícia neonatal z) Isoimunização ABO e Rh. aa) Distúrbios respiratórios do RN. bb) Distúrbios metabólicos do RN. cc) Infecções congênitas. dd) Alojamento conjunto. ee) Transição da circulação fetal à neonatal ff) Transmissão vertical de Hepatite B e HIV, formas de prevenção. gg) Doença Hemorrágica hh) Sepse Neonatal ii) Testes de Triagem Neonatal Estratégias e Cenários de Prática: A principal ferramenta envolvida no aprendizado do internato em saúde da criança e do adolescente é o contato direto com o paciente e seus familiares nos diferentes níveis de atendimento. Neste estágio específico considerando o ambiente de maternidade e alojamento conjunto, enfermaria e ambulatório. É nesta interação médico-criança que se desenvolvem as diferentes habilidades afetivas e psicomotoras que, complementada com os estudos e discussões, possibilitará o desenvolvimento das competências cognitivas correlatas. Para tanto cada grupo de 12 estudantes desenvolverá atividades durante 8 semanas com a seguinte estratégia - Manhã - Parte do grupo estará em ambiente de Maternidade para assistência ao recém-nascido, particularmente na Maternidade Santa Isabel - 4 a 6 estudantes 4 semanas em ciclos - Na maternidade o estudante desenvolverá as seguintes atividades: a) Recepção ao recém-nascido e avaliação inicial; b) Avaliação detalhada do recém-nascido incluindo a aplicação de escalas padronizadas e acompanhamento dos testes iniciais no RN, vacinação entre outros; c) Discussão dos casos em visita com discussão dos casos e condutas; d) Atuação conjunta com a obstetrícia para avaliação integral do binômio mãe-bebê; - Manhã - Outra parte do grupo estará em ambiente Hospitalar para assistência a crianças internadas para acompanhamento, diagnóstico e tratamento das mais diferentes entidades patológicas. Os cenários serão o Hospital Estadual e Hospital das Clínicas de Bauru / Hospital de Anomalias Craniofaciais - 4 a 6 estudantes 4 semanas em ciclos com a Maternidade. Na enfermaria o estudante desenvolverá as seguintes atividades: a) Evolução dos pacientes com avaliação clínica, avaliação da evolução pós-operatória ou cuidados pré-operatórios e preenchimento do prontuário b) Discussão dos casos internados em visita com discussão dos casos e condutas c) Discussão dos exames e fluxos de investigação e conduta - Tarde - Atividades ambulatoriais incluindo: - Ambulatório do HRAC/HC - 1 período por semana - Em ambulatórios de pediatria. - Unidade Básica de Saúde - 1 período por semana - para atuação em casos de puericultura - Maternidade - 2 períodos por semana (durante o ciclo de maternidade) para acompanhamento e seguimento dos Neonatos - Tarde - Atividades de Simulação no CECS para desenvolvimento dos principais procedimentos e cenários de simulação em procedimentos pediátricos Observações do Programa: 1 – No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas do estágio, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável. 2 – O estágio funciona em formato de rodízio, os grupos são definidos por critérios mistos de afinidade e integração realizados através de um sistema computacional. O estágio poderá ocorrer no 1º ou 2º semestre dependendo do grupo. 3 - As Atividades Práticas são Desenvolvidas nas Unidades de Saúde do Município de Bauru conforme calendário prévio acordado com a Secretaria Municipal de Saúde. Atividades hospitalares, quando presentes, são realizadas no Hospital das Clínicas de Bauru, Hospital de Anomalias Crânio-Faciais – HRAC, Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Maternidade Santa Isabel, Instituto Lauro Souza Lima, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital da Unimed e demais equipamentos de saúde conveniados do município de Bauru, Boracéia, Duartina e de outros municípios.
Bibliografia Básica: CAMPOS JÚNIOR, D.; BURNS, D. A. R.; LOPEZ, F. A. Tratado de pediatria. 4. ed. Barueri: Manole, 2017. 2 v. FORINASH, A. B. et al. Drugs in pregnancy and lactation: a reference guide to fetal and neonatal risk. 11. ed. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins, 2017. 1648 p. GILIO, A. E.; ESCOBAR, A. M. de U.; GRISI, S. Pediatria geral: Hospital Universitário da Universidade de São Paulo - neonatologia, pediatria clínica, terapia intensiva. São Paulo: Atheneu, 2011. 760 p. KLIEGMAN, R. M. et al. Nelson textbook of pediatrics. 20. ed. Amsterdam: Elsevier, 2015. 2 v. MARCONDES, E. et al. Pediatria básica - tomo III - pediatria clínica especializada. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2004. 776 p. MARTIN, R. J.; FANAROFF, A. A.; WALSH, M. C. Fanaroff and Martin’s neonatal: perinatal medicine. 11. ed. Amsterdam: Elsevier, 2019. 1856 p. NEONATOLOGY: questions and contorversies series 7. 3.ed. Amsterdam: Elsevier, 2018. 7 v. PERLMAN, J. M.; CILIO, M. R. Neurology: neonatology questions and controversies. 3. ed. Amsterdam: Elsevier, 2018. 320 p.