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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva
 
Disciplina: BAO0550 - Estágio Integrado em Saúde da Criança e do Adolescente
Integrated Clerckship in Child Health

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 330 h ( Estágio: 300 h )
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Desenvolver a capacidade de atender a crianças e adolescentes em condições ambulatoriais e em regime de internação em enfermarias, além de atendimento de neonatos em ambiente de maternidade, com enfoque no raciocínio clínico, desenvolvimento de hipóteses diagnósticas, aplicação de escalas de classificação e evolução e identificação de sinais de gravidade, seleção e definição da sequência de investigação e indicação de exames complementares e formulação do plano terapêutico. 
Desenvolver senso de responsabilidade na relação estudante-paciente e estudante-responsável e treinar os preceitos de ética médica, profissionalismo e trabalho em equipe multidisciplinar no dia-a-dia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7925971 - Eliane Alves Motta Cabello dos Santos
6602958 - Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen
3653025 - Soraia Maria Feres Maeda
 
Programa Resumido
Ao final do programa, o estudante deverá estar capacitado a:
Domínio Cognitivo:
a) Conhecer os problemas de saúde mais frequentes nas crianças, adolescentes e neonatos incluindo seus diagnósticos diferenciais e estratégias de investigação e tratamento;
b) Identificar problemas relacionados com o crescimento, o estado nutricional, o desenvolvimento neuropsicomotor, a alimentação e a condição vacinal das crianças atendidas;
c) Fazer uma reflexão crítica sobre o atendimento realizado no ambulatório;
d) Entender as particularidades do atendimento hospitalar em pediatria;
e) Conhecer os passos e escalas para avaliação dos pacientes da faixa etária pediátrica;
Domínio Psicomotor:
a) Realizar anamnese pediátrica e exame físico pediátrico de forma correta e completa;
b) Anotar corretamente e de forma fidedigna os dados de evolução do paciente e conduta;
c) Realizar de forma correta e adequada a prescrição médica;
d) Atender em Ambulatório e Enfermaria as situações mais comuns da prática pediátrica;
e) Aplicar corretamente escalas de classificação e seguimento do neonato e da criança
f) Entender os problemas de saúde a partir das características individuais da criança e do contexto social e familiar;
g) Conhecer uma técnica de consulta adaptada ao atendimento ambulatorial e ao atendimento hospitalar;
h) Executar, sob supervisão, as manobras de reanimação de RN na sala de parto;
i) Examinar o RN de forma adequada, reconhecendo os sinais físicos que indicam alterações;
j) Realizar exame físico e avaliação do RN, como critérios para avaliação da idade gestacional, teste do olhinho e da orelhinha;
Domínio Afetivo:
a) Reconhecer a importância do relacionamento médico/criança;
b) Valorizar a presença dos responsáveis acompanhantes durante a consulta;
c) Reconhecer a importância de orientar a mãe acerca dos cuidados com RN;
d) Valorizar o contato médico-família para o adequado desenvolvimento do processo diagnóstico e terapêutico;
e) Reconhecer a sua contribuição ao desenvolvimento do RN normal;
f) Desenvolver técnicas de contato com a criança, procurando ganhar sua confiança;
g) Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
 
 
 
Programa
Temas teóricos:
Os temas teóricos serão abordados com aulas assíncronas e discussões de casos / situações 
a) Diarreia Aguda e Terapia de reidratação oral
b) Antibióticos em Pediatria
c) Asma
d) Infecções de Vias Aéreas Superiores
e) Desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos
f) Doenças Exantemáticas
g) Febre sem Sinais Localizatórios
h) Infecções de Partes Moles
i) Infecção do Trato Urinário
j) Dengue
k) Meningites Bacterianas
l) Pneumonias Agudas e Derrames Pleurais
m) Procedimentos em Parada Cárdio-Respiratória
n) Bronquiolite e Bebê chiador
o) Epilepsia na infância
p) Dermatologia em pediatria
q) Traumatismo crânio encefálico (TCE)
r) Radiologia em pediatria
s) Puericultura
t) Síndrome nefrítica e nefrótica
u) Maus tratos na infância
v) Classificação do recém-nascido de acordo com o peso e a idade gestacional. Realização do primeiro exame físico.
w) Cuidados com o RN de termo e com o prematuro.
x) Asfixia perinatal, reanimação na sala de parto.
y) Icterícia neonatal
z) Isoimunização ABO e Rh.
aa) Distúrbios respiratórios do RN.
bb) Distúrbios metabólicos do RN.
cc) Infecções congênitas.
dd) Alojamento conjunto.
ee) Transição da circulação fetal à neonatal
ff) Transmissão vertical de Hepatite B e HIV, formas de prevenção.
gg) Doença Hemorrágica
hh) Sepse Neonatal
ii) Testes de Triagem Neonatal
Estratégias e Cenários de Prática:
A principal ferramenta envolvida no aprendizado do internato em saúde da criança e do adolescente é o contato direto com o paciente e seus familiares nos diferentes níveis de atendimento. Neste estágio específico considerando o ambiente de maternidade e alojamento conjunto, enfermaria e ambulatório. É nesta interação médico-criança que se desenvolvem as diferentes habilidades afetivas e psicomotoras que, complementada com os estudos e discussões, possibilitará o desenvolvimento das competências cognitivas correlatas. 
Para tanto cada grupo de 12 estudantes desenvolverá atividades durante 8 semanas com a seguinte estratégia
- Manhã - Parte do grupo estará em ambiente de Maternidade para assistência ao recém-nascido, particularmente na Maternidade Santa Isabel - 4 a 6 estudantes 4 semanas em ciclos - Na maternidade o estudante desenvolverá as seguintes atividades:
a) Recepção ao recém-nascido e avaliação inicial;
b) Avaliação detalhada do recém-nascido incluindo a aplicação de escalas padronizadas e acompanhamento dos testes iniciais no RN, vacinação entre outros;
c) Discussão dos casos em visita com discussão dos casos e condutas;
d) Atuação conjunta com a obstetrícia para avaliação integral do binômio mãe-bebê;
- Manhã - Outra parte do grupo estará em ambiente Hospitalar para assistência a crianças internadas para acompanhamento, diagnóstico e tratamento das mais diferentes entidades patológicas. Os cenários serão o Hospital Estadual e Hospital das Clínicas de Bauru / Hospital de Anomalias Craniofaciais - 4 a 6 estudantes 4 semanas em ciclos com a Maternidade.  Na enfermaria o estudante desenvolverá as seguintes atividades:
a) Evolução dos pacientes com avaliação clínica, avaliação da evolução pós-operatória ou cuidados pré-operatórios e preenchimento do prontuário
b) Discussão dos casos internados em visita com discussão dos casos e condutas
c) Discussão dos exames e fluxos de investigação e conduta
- Tarde - Atividades ambulatoriais incluindo:
- Ambulatório do HRAC/HC - 1 período por semana - Em ambulatórios de pediatria.
- Unidade Básica de Saúde - 1 período por semana - para atuação em casos de puericultura
- Maternidade - 2 períodos por semana (durante o ciclo de maternidade) para acompanhamento e seguimento dos Neonatos
- Tarde - Atividades de Simulação no CECS para desenvolvimento dos principais procedimentos e cenários de simulação em procedimentos pediátricos

Observações do Programa:
1 - No início do semestre letivo será disponibilizado para todos os estudantes, um manual com as regras específicas do estágio, incluindo potenciais adaptações e ajustes imediatos em elementos da presente ementa, bem como detalhamento das estratégias de avaliação quando aplicável.
2 - O estágio funciona em formato de rodízio, os grupos são definidos por critérios mistos de afinidade e integração realizados através de um sistema computacional. O estágio poderá ocorrer no 1º ou 2º semestre dependendo do grupo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão incluídas na avaliação - Prova Teórica (15%) - Avaliação conceitual pelos preceptores e docentes (30%) - OSCE (15%) - Porfolio de procedimentos (20%) - Atividades adicionais como trabalhos, discussões entre outros (20%). Na ausência destas atividades este percentual será distribuído entre a prova teórica e a avaliação conceitual em 10% cada.
Critério
Serão aprovados os estudantes que obtenham nota final igual ou superior a 5,0 sendo e que tenham frequência de ao menos 90% nas atividades práticas do estágio e 100% de frequência em plantões. Os plantões podem ser trocados em casos de necessidade, mas não podem haver faltas.
Norma de Recuperação
Terão direito à segunda avaliação (recuperação) os estudantes que obtiverem nota entre 3,0 e 4,9 e que tiverem obtido frequência mínima de 90% às atividades do estágio e 100% de frequência aos plantões. A definição da reposição de atividades práticas será definida conforme a avaliação do estudantes neste componente Observação: Em caso de aplicação de Avaliação Independente - como teste do progresso ou outras estratégias interinstitucionais ou supra-disciplinares, a nota obtida (em escala ajustada) comporá a NOTA FINAL da disciplina com peso de 10%. Neste caso esta informação deverá estar presente no manual da disciplina no INÍCIO do semestre letivo.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
CAMPOS JÚNIOR, D.; BURNS, D. A. R.; LOPEZ, F. A. Tratado de pediatria. 4. ed. Barueri: Manole, 2017. 2 v.
FORINASH, A. B. et al. Drugs in pregnancy and lactation: a reference guide to fetal and neonatal risk. 11. ed. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins, 2017. 1648 p.
GILIO, A. E.; ESCOBAR, A. M. de U.; GRISI, S. Pediatria geral: Hospital Universitário da Universidade de São Paulo - neonatologia, pediatria clínica, terapia intensiva. São Paulo: Atheneu, 2011. 760 p.
KLIEGMAN, R. M. et al. Nelson textbook of pediatrics. 20. ed. Amsterdam: Elsevier, 2015. 2 v.
MARCONDES, E. et al. Pediatria básica - tomo III - pediatria clínica especializada. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2004. 776 p.
MARTIN, R. J.; FANAROFF, A. A.; WALSH, M. C. Fanaroff and Martin’s neonatal: perinatal medicine. 11. ed. Amsterdam: Elsevier, 2019. 1856 p.
NEONATOLOGY: questions and contorversies series 7. 3.ed. Amsterdam: Elsevier, 2018. 7 v.
PERLMAN, J. M.; CILIO, M. R. Neurology: neonatology questions and controversies. 3. ed. Amsterdam: Elsevier, 2018. 320 p.
 

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